O globo, n. 31755, 16/07/2020. País, p. 6

 

Bolsonaro age contra crise entre Gilmar e militares

Natália Portinari

Vinicius Sassine

16/07/2020

 

 

Depois de críticas sobre a atuação do governo na pandemia de Covid-19, ministro do STF conversa com titular da Saúde e diz que tom foi 'cordial'. Em meio às pressões para a troca, presidente elogia Pazuello: 'E um predestinado'

 Em cri­se com os mi­li­ta­res do go­ver­no, o mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) Gil­mar Men­des con­ver­sou on­tem por te­le­fo­ne com o mi­nis­tro in­te­ri­no da Saú­de, Edu­ar­do Pa­zu­el­lo. A li­ga­ção foi “cor­di­al”, se­gun­do re­su­miu Gil­mar ao GLO­BO.

De acor­do com in­ter­lo­cu­to­res do mi­nis­tro da Cor­te, o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro re­co­men­dou que Pa­zu­el­lo fa­las­se com Gil­mar, no in­tui­to de acal­mar os âni­mos em meio a uma tur­bu­lên­cia que começou no fim da se­ma­na pas­sa­da. Du­ran­te a con­ver­sa, não hou­ve um pe­di­do de des­cul­pas de ne­nhu­ma das du­as par­tes, mas o tom foi ami­gá­vel.

No sá­ba­do, o mi­nis­tro do STF dis­se que o Exér­ci­to se as­so­ci­ou a um “ge­no­cí­dio”, em alu­são à con­du­ção do go­ver­no Bol­so­na­ro fren­te à epi­de­mia da Co­vid-19. O Mi­nis­té­rio da De­fe­sa di­vul­gou uma no­ta de re­pú­dio em se­gui­da e en­vi­ou re­pre­sen­ta­ção con­tra Gil­mar à Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca (PGR).

Ape­sar da re­pre­sen­ta­ção, a ins­tru­ção no go­ver­no é de bo­tar pa­nos quen­tes so­bre o epi­só­dio. O epi­só­dio com Gil­mar re­for­çou a opi­nião da ala mi­li­tar do Pla­nal­to de que Pa­zu­el­lo de­ve ser subs­ti­tuí­do pa­ra que não ha­ja as­so­ci­a­ção en­tre a ges­tão na Saú­de e o Exér­ci­to.

Em meio à fer­vu­ra, Bol­so­na­ro fez on­tem uma sé­rie de elo­gi­os a Pa­zu­el­lo em re­de so­ci­al. Dis­se que ele é “um pre­des­ti­na­do”, que “nos mo­men­tos di­fí­ceis sem­pre está no lugar cer­to pa­ra me­lhor ser­vir a sua Pá­tria”. Pa­ra ele, o Exér­ci­to “se or­gu­lha des­se no­bre sol­da­do”. Com­ple­tou que o in­te­ri­no le­vou “ape­nas 15 mi­li­ta­res” pa­ra a pas­ta, que con­ta com 5,5 mil ser­vi­do­res.

Em en­tre­vis­ta ao UOL, o vi­ce-pre­si­den­te Ha­mil­ton Mou­rão tam­bém de­fen­deu mi­li­ta­res no go­ver­no. Dis­se que “a so­ci­e­da­de tem que pa­rar de dis­cu­tir os as­sun­tos de for­ma pre­con­cei­tu­o­sa”. “O mi­li­tar é um ci­da­dão co­mo ou­tro qual­quer, ape­nas usa far­da. Nós já ti­ve­mos na Saú­de pes­so­as que não eram mé­di­cas”, dis­se.

PA­ZU­EL­LO VOL­TA ATRÁS

A pre­sen­ça de mi­li­ta­res no go­ver­no mo­ti­vou uma re­pre­sen­ta­ção on­tem do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co jun­to ao Tri­bu­nal de Con­tas da União. O ór­gão pe­de que se­ja apu­ra­da a par­ti­ci­pa­ção de mi­li­ta­res da ati­va em fun­ções pú­bli­cas ci­vis e que se­ja de­ter­mi­na­da a trans­fe­rên­cia de­les pa­ra a re­ser­va. No do­cu­men­to, o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co junto ao TCU ci­ta as crí­ti­cas de Gil­mar.

No cen­tro de po­lê­mi­cas, Pa­zu­el­lo re­cu­ou de uma de­ci­são po­lê­mi­ca on­tem. Ele re­vo­gou ato que ex­tin­guia o ser­vi­ço do Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS) que acompa­nha pre­sos com trans­tor­nos men­tais, boa par­te de­les de­ti­da ile­gal­men­te em pre­sí­di­os e hos­pi­tais de cus­tó­dia. O mi­nis­tro le­vou em con­ta, co­mo cons­ta na por­ta­ria pu­bli­ca­da on­tem, a “per­ti­nên­cia da ma­nu­ten­ção de ações pa­ra po­pu­la­ções vul­ne­rá­veis” e uma re­co­men­da­ção do Con­se­lho Na­ci­o­nal dos Di­rei­tos Humanos. A de­ci­são an­te­ri­or ha­via si­do al­vo de crí­ti­cas de es­pe­ci­a­lis­tas e de ór­gãos, co­mo o Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça.