O globo, n. 31755, 16/07/2020. País, p. 6

 

Autoridades “recuperam” Lei de Segurança Nacional

Carolina Brígido

Gustavo Maia

16/07/2020

 

 

Herança da ditadura, texto foi usado em casos recentes por ministros da Justiça e do STF para coibir manifestações ofensivas

 Edi­ta­da du­ran­te a di­ta­du­ra mi­li­tar, em 1983, a Lei de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal (LSN) vem sen­do usa­da até ho­je por au­to­ri­da­des pa­ra en­qua­drar cri­mi­no­sos e, mui­tas ve­zes, ini­mi­gos po­lí­ti­cos. O al­vo mais re­cen­te foi o mi­nis­tro Gil­mar Men­des, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), que as­so­ci­ou a ima­gem de mi­li­ta­res a um genocídio na pan­de­mia. O Mi­nis­té­rio da De­fe­sa pro­to­co­lou re­pre­sen­ta­ção con­tra ele na Pro­cu­ra­do­ri­aGe­ral da Re­pú­bli­ca (PGR) re­cor­ren­do à LSN. Du­ran­te os gover­nos mi­li­ta­res, a lei foi mui­tas ve­zes usa­das pa­ra coi­bir ma­ni­fes­ta­ções da es­quer­da con­trá­ri­as à di­ta­du­ra.

A nor­ma se­gue em vi­gor e não há ir­re­gu­la­ri­da­de em usá-la — ain­da que ela gu­ar­de a sim­bo­lo­gia de uma épo­ca de vi­o­la­ção de di­rei­tos in­di­vi­du­ais.

O pro­fes­sor de Di­rei­to Mi­cha­el Mohal­lem, da FGV do Rio, lem­bra que a lei pro­te­ge va­lo­res im­por­tan­tes, co­mo a pró­pria de­mo­cra­cia. No en­tan­to, co­mo ela tem trechos va­gos, dá mar­gem pa­ra que au­to­ri­da­des usem a nor­ma de for­ma equi­vo­ca­da. En­tre os ar­ti­gos pou­co pre­ci­sos está o 18, que con­si­de­ra cri­me “ten­tar impedir, com em­pre­go de vi­o­lên­cia ou gra­ve ame­a­ça, o li­vre exer­cí­cio de qual­quer dos Po­de­res da União ou dos Es­ta­dos”. Ou o 23, que coí­be a in­ci­ta­ção “à sub­ver­são da or­dem po­lí­ti­ca ou so­ci­al”.

—É uma lei que tem sua im­por­tân­cia. Mas, pe­lo fa­to de ter si­do cri­a­da no fim do pe­río­do mi­li­tar, ela cos­tu­ma ser lem­bra­da co­mo uma lei pa­ra ser re­fei­ta. A discussão não é abo­lir a lei, mas mo­der­ni­zar. Al­guns ar­ti­gos são sub­je­ti­vos e per­mi­tem apli­ca­ção abu­si­va. Ao mes­mo tempo, é uma lei vá­li­da, que pro­te­ge va­lo­res que ne­nhu­ma ou­tra lei pro­te­ge —diz o pro­fes­sor.

Na ava­li­a­ção de um mi­nis­tro do STF, que fa­lou ao GLO­BO re­ser­va­da­men­te, a ma­ni­fes­ta­ção de Gil­mar Men­des não de­ve­ria ser en­qua­dra­da na Lei de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal. Ele con­si­de­ra que a fa­la foi ofen­si­va, mas a União de­ve­ria ter en­tra­do com uma ação ci­vil pe­din­do in­de­ni­za­ção por danos mo­rais.

O ca­so de Gil­mar não é o úni­co. Re­cen­te­men­te, o mi­nis­tro da Jus­ti­ça, An­dré Men­don­ça, re­qui­si­tou a aber­tu­ra de dois inqué­ri­tos con­tra jor­na­lis­tas com ba­se na lei de 1983. O úl­ti­mo pe­di­do, da se­ma­na pas­sa­da, te­ve co­mo ba­se o ar­ti­go “Por que tor­ço pa­ra que Bol­so­na­ro mor­ra”, de Hé­lio Schwarts­man, pu­bli­ca­do no jor­nal “Folha de S.Pau­lo”. Men­don­ça jus­ti­fi­cou o re­que­ri­men­to ci­tan­do o ar­ti­go 26 da lei, que pre­vê pe­na de um a qua­tro anos de re­clu­são pa­ra quem “ca­lu­ni­ar ou di­fa­mar o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, o do Se­na­do, o da Câ­ma­ra ou o do STF, im­pu­tan­do-lhes fa­to de­fi­ni­do co­mo cri­me ou fa­to ofen­si­vo à re­pu­ta­ção”. Em 15 de ju­nho, ele havia so­li­ci­ta­do à PF e à PGR a aber­tu­ra de in­ves­ti­ga­ção so­bre a pu­bli­ca­ção de uma char­ge do car­tu­nis­ta Aro­ei­ra, que li­ga a suás­ti­ca na­zis­ta a Bol­so­na­ro.

O an­te­ces­sor de Me­don­ça, Ser­gio Mo­ro, pe­diu em fe­ve­rei­ro à PF a aber­tu­ra de um inqué­ri­to com ba­se na LSN, mas pa­ra in­ves­ti­gar o ex­pre­si­den­te Lu­la. A acusação ocor­reu a par­tir de de­cla­ra­ção do pe­tis­ta su­ge­rin­do que

Bol­so­na­ro é um “mi­li­ci­a­no”. Lu­la che­gou a pres­tar de­poi­men­to a um de­le­ga­do da PF, que ates­tou em re­la­tó­rio à Jus­ti­ça “a ine­xis­tên­cia de qual­quer con­du­ta que con­fi­gu­re cri­me pre­vis­to na LSN”.

Não vi­e­ram só do go­ver­no ini­ci­a­ti­vas re­cen­tes de lan­çar mão da LSN. Em abril do ano pas­sa­do, o mi­nis­tro Ale­xan­dre de Mo­ra­es, re­la­tor do inqué­ri­to das fa­ke news no STF, de­ter­mi­nou bus­cas e apre­en­sões con­tra vá­ri­as pes­so­as por ata­ques à Cor­te na in­ter­net. No des­pa­cho, ele sus­ten­tou que ha­via in­dí­ci­os do co­me­ti­men­to de cri­mes pre­vis­tos na LSN.