O globo, n. 31755, 16/07/2020. País, p. 7

 

Aliança entre Bolsonaro e Edir Macedo rende frutos, mas há limites

Thiago Prado

16/07/2020

 

 

O na­mo­ro en­tre Jair Bol­so­na­ro e a igre­ja Uni­ver­sal começou às vés­pe­ras do pri­mei­ro tur­no da elei­ção pre­si­den­ci­al de 2018 com o apoio de­cla­ra­do do bis­po Edir Ma­ce­do ao en­tão can­di­da­to do PSL. Ca­sa­men­to mes­mo en­tre as par­tes só veio em mar­ço des­te ano, quan­do o se­na­dor Flá­vio e o ve­re­a­dor Car­los Bol­so­na­ro se fi­li­a­ram ao Re­pu­bli­ca­nos, par­ti­do li­ga­do à mais re­le­van­te de­no­mi­na­ção ne­o­pen­te­cos­tal do país.

Os fru­tos da ali­an­ça já co­me­ça­ram a ser co­lhi­dos pe­la Uni­ver­sal. Na se­gun­da-fei­ra, Bol­so­na­ro se mo­bi­li­zou pa­ra aju­dar a igre­ja em uma cri­se in­ter­na­ci­o­nal — ele en­vi­ou uma car­ta ao pre­si­den­te de An­go­la, João Manuel Lou­ren­ço, de­mons­tran­do pre­o­cu­pa­ção e so­li­ci­tan­do au­men­to da pro­te­ção a mem­bros da Uni­ver­sal no país. Três di­as an­tes, a po­lí­cia an­go­la­na ha­via re­a­li­za­do ações de bus­ca e apre­en­são con­tra pas­to­res li­ga­dos a Ma­ce­do em in­ves­ti­ga­ção que apura la­va­gem de di­nhei­ro.

Na se­ma­na pas­sa­da, mais si­nais da pros­pe­ri­da­de da par­ce­ria en­tre Pla­nal­to e Ma­ce­do. Con­for­me in­for­mou o co­lu­nis­ta An­cel­mo G ois, o go­ver­no fe­de­ral au­to­ri­zou o bis­po e sua es­po­sa, Es­ter Be­zer­ra, a as­su­mir 100% do Ban­co Ren­ner atra­vés de uma offsho­re  no ex­te­ri­or. Nas eras Dil­ma e Te­mer, a União só au­to­ri­za­va Ma­ce­do ater 49% da ins­ti­tui­ção fi­nan­cei­ra.

Há, con­tu­do, en­tre­gas que Bol­so­na­ro não con­se­gui­rá fa­zer do jei­to que a Uni­ver­sal de­se­ja. A co­me­çar pe­lo Rio, ter­ra na­tal da fa­mí­lia pre­si­den­ci­al e do bis­po. Mar­ce­lo Cri­vel­la está co­ma ca­dei­ra de vi­ce aber­ta pa­ra a in­di­ca­ção de qual­quer no­me bol­so­na­ris­ta, mas o pre­si­den­te já dis­se que não par­ti­ci­pa­rá de sua cam­pa­nha pa­ra pre­fei­to. Pre­vi­ne-se, as­sim, do des­gas­te que Cri­vel­la acu­mu­la des­de que as­su­miu o man­da­to em 2017.

Além dis­so, um dia de­pois da ação do Fa­ce­bo­ok con­tra pá­gi­nas e per­fis bol­so­na­ris­tas nas re­des, sur­giu um Car­los Bol­so­na­ro enig­má­ti­co nas re­des dan­do a entender que não se­ria mais can­di­da­to a ve­re­a­dor. Mo­rar em Bra­sí­lia pa­ra aju­dar ain­da mais o pai na sua po­lí­ti­ca de co­mu­ni­ca­ção se­ria um dos ob­je­ti­vos. A de­sis­tên­cia, ca­so con­fir­ma­da, é um du­ro gol­pe nos pla­nos do Re­pu­bli­ca­nos de ter um for­te pu­xa­dor de vo­tos pa­ra ele­var a ban­ca­da na Câ­ma­ra ca­ri­o­ca.

Ou­tra me­di­da ain­da mais di­fí­cil de ser vi­a­bi­li­za­da por Bol­so­na­ro pa­ra a Uni­ver­sal tem a ver com a su­ces­são de Ro­dri­go Maia em Bra­sí­lia. O pre­si­den­te do Re­pu­bli­ca­nos, de­pu­ta­do Mar­cos Pe­rei­ra, mi­ra o car­go. A ques­tão é que o pre­si­den­te vem si­na­li­zan­do o em­bar­que na can­di­da­tu­ra do de­pu­ta­do Arthur Li­ra (PP-AL) —em abril, um ví­deo dos dois re­ple­tos de sor­ri­sos sim­bo­li­zou a in­ten­ção. Co­mo pre­ci­sa do cen­trão pa­ra sobreviver no Con­gres­so e Li­ra é ho­je um par­la­men­tar de li­de­ran­ça as­cen­den­te no blo­co, a si­gla da Uni­ver­sal não se apre­sen­ta co­mo uma op­ção pa­ra o Pla­nal­to no mo­men­to.