O globo, n. 31755, 16/07/2020. Economia, p. 15

 

Caminho aberto para investimento

Manoel Ventura

16/07/2020

 

 

Mar­co re­gu­la­tó­rio é san­ci­o­na­do, abrin­do ca­mi­nho a in­ves­ti­men­tos
O p­re­si­den­te Jair Bol­so­na­ro san­ci­o­nou on­tem, com 11 ve­tos, o no­vo mar­co le­gal do sa­ne­a­men­to bá­si­co no país. Úl­ti­mo gran­de se­tor da in­fra­es­tru­tu­ra a ser aber­to ao se­tor pri­va­do, o sa­ne­a­men­to é con­si­de­ra­do pe­ça-cha­ve pa­ra o pro­ces­so de re­to­ma­da da ati­vi­da­de econô­mi­ca após a cri­se do no­vo co­ro­na­ví­rus. Além dis­so, a apro­va­ção da no­va lei abre es­pa­ço pa­ra que o país avan­ce em ter­mos so­ci­ais e sa­ni­tá­ri­os com a uni­ver­sa­li­za­ção dos ser­vi­ços: a ga­ran­tia de água po­tá­vel pa­ra 99% da po­pu­la­ção e de co­le­ta de es­go­to pa­ra 90% até 2033.

Par­te dos ve­tos do pre­si­den­te foi acor­da­da com lí­de­res pa­ra agi­li­zar a en­tra­da em vi­gor da no­va lei. A pres­sa não é a toa: ho­je 35 mi­lhões de bra­si­lei­ros vi­vem sem água tra­ta­da e cer­ca de 104 mi­lhões, sem es­go­to. A fal­ta do ser­vi­ço bá­si­co é apon­ta­da co­mo um dos fa­to­res que con­tri­buí­ram, por exem­plo, pa­ra a di­fi­cul­da­de de com­ba­te ao co­ro­na­ví­rus. A es­ti­ma­ti­va do go­ver­no é que, pa­ra uni­ver­sa­li­zar os ser­vi­ços, se­rão ne­ces­sá­ri­os in­ves­ti­men­tos da or­dem de até R$ 700 bi­lhões.

Mas en­tre os ve­tos, um de­sa­gra­dou­ ao Con­gres­so e po­de ge­rar no­vo atri­to en­tre par­la­men­ta­res e Exe­cu­ti­vo. O pro­je­to apro­va­do per­mi­tia que as ci­da­des que con­tam com ser­vi­ços de água e es­go­to pres­ta­dos por em­pre­sas pú­bli­cas pu­des­sem re­no­var es­ses con­tra­tos por mais 30 anos, nas mes­mas con­di­ções an­te­ri­o­res à lei. A me­di­da, na prá­ti­ca, adi­a­ria o au­men­to da com­pe­ti­ção em boa par te­das lo­ca­li­da­des do país ao ga­ran­ti­ra pror­ro­ga­ção dos ser­vi­ços atu­ais. Uma car­ta en­vi­a­da por 16 go­ver­na­do­res pe­dia que o pon­to não fos­se ve­ta­do pe­lo pre­si­den­te. O pre­si­den­te do Se­na­do, Da­vi Al­co­lum­bre (DEM-AP), che­gou a fa­lar em der­ru­bar o ve­to. Es­pe­ci­a­lis­tas, po­rém, elo­gi­a­ram a de­ci­são em um mo­men­to que o país ne­ces­si­ta atrair ra­pi­da­men­te in­ves­ti­men­tos pa­ra ala­van­car a ati­vi­da­de econô­mi­ca. A me­di­da tam­bém agra­da ao mer­ca­do e a em­pre­sas.

Ho­je, os con­tra­tos são es­ta­be­le­ci­dos di­re­ta­men­te com as pre­fei­tu­ras, sem con­cor­rên­cia. Por is­so, ape­nas 3% das ci­da­des bra­si­lei­ras são aten­di­das pe­la in­ci­a­ti­va pri­va­da. Co­ma no­va lei, fi­ca obri­ga­tó­rio re­a­li­zar li­ci­ta­ções pa­ra con­tra­tar es­ses ser­vi­ços.

O go­ver­no ar­gu­men­ta que o ar­ti­go ve­ta­do pro­lon­ga­va "de­ma­si­a­da­men­te a si­tu­a­ção atu­al, de for­ma a pos­ter­gar so­lu­ções pa­ra os impactos am­bi­en­tais e de saú­de pú­bli­ca". "Ade­mais, os dis­po­si­ti­vos fo­ram ve­ta­dos por es­ta­rem em des­com­pas­so com os ob­je­ti­vos do no­vo mar­co le­gal do sa­ne­a­men­to bá­si­co, que ori­en­tam a ce­le­bra­ção de con­tra­tos de con­ces­são", diz tex­to do Exe­cu­ti­vo.

As no­vas re­gras já es­tão va­len­do. To­dos os con­tra­tos exis­ten­tes ho­je se­guem sua vi­gên­cia, des­de que de­fi­nam, até mar­ço de 2022, me­tas de in­ves­ti­men­to, e com­pro­vem ca­pa­ci­da­de fi­nan­cei­ra pa­ra re­a­li­zar as obras ne­ces­sá­ri­as. Se a em­pre­sa que ven­cer uma con­cor­rên­cia não cum­prir as me­tas, ela per­de­rá a con­ces­são, que vol­ta­rá pa­ra a pre­fei­tu­ra.

O go­ver­no ve­tou ain­da um tre­cho que li­mi­ta­va a no­va lei aos ser­vi­ços de água e es­go­to. Com is­so, re­sí­du­os só­li­dos en­tram nas no­vas re­gras. Ou­tro ve­to im­pe­de a sub­de­le­ga­ção de ser­vi­ços pre­vis­ta no pro­je­to ori­gi­nal.