O globo, n. 31756, 17/07/2020. País, p. 7

 

Fabrício Queiroz depõe ao MP após 19 meses da primeira convocação

Bela Megale

Chico Otavio

Juliana Dal Piva

17/07/2020

 

 

Ex-assessor de Flávio Bolsonaro na Alerj permaneceu em silêncio: sua mulher, Márcia. também preferiu não falar

 De­pois de 19 me­ses da pri­mei­ra con­vo­ca­ção pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Rio (MP-RJ), o sub­te­nen­te da PM do Rio Fabrício Queiroz, ex-as­ses­sor do se­na­dor Flá­vio (Re pu­bli­ca­nos-RJ ), pres­tou na quar­ta-fei­ra seu pri­mei­ro de­poi­men­to na in­ves­ti­ga­ção que apu­ra o es­que­ma de “rachadinha” no an­ti­go ga­bi­ne­te de Flá­vi­o­na Assem­bleia Rio( Alerj ). Queiroz, em pri­são do­mi­ci­li­ar, foi ou­vi­do por vi­de­o­con­fe­rên­cia pe­los pro­mo­to­res do Gru­po de Atu­a­ção Es­pe­ci­a­li­za­da no Com­ba­te à Corrupção (Ga­ecc). No en­tan­to, pre­fe­riu fi­car em si­lên­cio. O ex-as­ses­sor é sus­pei­to de ser o ope­ra­dor do es­que­ma de re­co­lhi­men­to de par­te dos sa­lá­ri­os dos funci­o­ná­ri­os do ga­bi­ne­te em fa­vor de Flá­vio.

A mu­lher de Queiroz, Már­cia Agui­ar, tam­bém foi con­vo­ca­da pa­ra de­por e per­ma­ne­ceu ca­la­da. A pri­mei­ra vez que Már­cia foi con­vo­ca­da pe­lo MP pa­ra pres­tar escla­re­ci­men­tos no ca­so da “rachadinha” foi há 19 me­ses, como o ma­ri­do.

Pro­cu­ra­do, o ad­vo­ga­do Pau­lo Emí­lio Cat­ta Pre­ta, que de­fen­de Queiroz, dis­se por no­ta que “não po­de co­men­tar na­da so­bre de­poi­men­to si­gi­lo­so”. O MP in­for­mou que “as in­ves­ti­ga­ções con­ti­nu­am sob si­gi­lo, ra­zão pe­la qual não é pos­sí­vel for­ne­cer in­for­ma­ções”.

Foi o pri­mei­ro de­poi­men­to de Queiroz no­cas o des­de oi­ní­cio das in­ves­ti­ga­ções, em ju­lho de 2018. O MP no­ti­fi­cou o PM apres­tar es­cla­re­ci­men­tos, pe­la pri­mei­ra vez, em 29 de no­vem­bro de 2018. Ada ta­pa­ra com­pa­re­ci­men­to se­ria 4 de de­zem­bro de 2018. Des­de en­tão, ele co­me­çou a pe­dir o adi­a­men­to do de­poi­men­to por meio de ad­vo­ga­dos. Nes­se es­tá­gio da in­ves­ti­ga­ção, ele não é obri­ga­do a com­pa­re­cer.

Ain­da sem ter pres­ta­do um de­poi­men­to, Queiroz se ma­ni­fes­tou por es­cri­to na in­ves­ti­ga­ção. Em fe­ve­rei­ro do ano pas­sa­do, su ad efes a à épo­ca en­tre­gou uma petição na qual o PM ad­mi­tia fi­car com par­te dos sa­lá­ri­os de al­guns as­ses­so­res, co­ma jus­ti­fi­ca­ti­va de que is­so ser­vi apa ra­que ou­tros fun­ci­o­ná­ri­os fos­sem contrata­dos fo­ra do ga­bi­ne­te, sem re­gis­tro na Alerj, o que é con­si­de­ra­do ile­gal pe­la Ca­sa. Na oca­sião, Queiroz dis­se que for­ne­ce­ria uma lis­ta com os no­mes dos as­ses­so­res con­tra­ta­dos des­sa ma­nei­ra, o que não ocor­reu.

De­pois, não aten­deu mais às con­vo­ca­ções do MP pa­ra de­poi­men­to. Em 2019, Queiroz in­ter­nou-se no Hos­pi­tal Al­bert Eins­tein, em São Pau­lo, pa­ra se tra­tar de um cân­cer. Ele não foi mais vis­to pu­bli­ca­men­te no Rio até o úl­ti­mo dia 18 de ju­nho, qu­an­do a po­lí­cia cum­priu or­dem de pri­são pre­ven­ti­va ex­pe­di­da pe­la Jus­ti­ça do Rio. Queiroz es­ta­va na ca­sa do ad­vo­ga­do Fre­de­rick Was­sef, em Ati­baia, in­te­ri­or pau­lis­ta. Was­sef atu­a­va até o mês pas­sa­do na de­fe­sa de Flá­vio.

A in­ves­ti­ga­ção te­ve ori­gem em um re­la­tó­rio do Conselho de Con­tro­le de Ati­vi­da­des Fi­nan­cei­ras (Co­af) que apon­tou mo­vi­men­ta­ções atí­pi­cas de as­ses­so­res de vári­os par­la­men­ta­res da Alerj, en­tre eles Queiroz. Nas in­ves­ti­ga­ções, o MP-RJ con­se­guiu iden­ti­fi­car que Queiroz re­ce­beu R$ 2 mi­lhões em 483 depósitos de assesso­res de Flá­vio. Ain­da en­con­trou ima­gens de Queiroz pa­gan­do, em di­nhei­ro vi­vo, des­pe­sas pes­so­ais do se­na­dor, como amen­sa­li­da­de das es­co­las das filhas.

No úl­ti­mo dia 7, o se­na­dor pres­tou seu pri­mei­ro de­poi­men­to­na in­ves­ti­ga­ção, de Bra­sí­lia, tam­bém por vi­de­o­con­fe­rên­cia. No mês pas­sa­do, o Tri­bu­nal de Jus­ti­ça­do Rio con­ce­deu fo­ro pri­vi­le­gi­a­do a Flá­vio, ti­ran­do o ca­so da 1ª ins­tân­cia da Jus­ti­ça do Rio. A in­ves­ti­ga­ção do MP do Rio cor­re ago­ra sob su­per­vi­são do Ór­gão Especi­al do TJ, com re­la­to­ria do de­sem­bar­ga­dor Mil­ton Fer­nan­des de Sou­za.

AGEN­DA COM ‘EN­SAIO’

Du­ran­te bus­ca e apre­en­são em de­zem­bro 2019, o MP-RJ apre­en­deu uma agen­da em que Már­cia fez uma es­pé­cie de en­saio do de­poi­men­to que pres­ta­ria aos pro­mo­to­res que in­ves­ti­gam o ca­so da “rachadinha”. Ela lis­tou as fun­ções de um as­ses­sor par­la­men­tar.

Már­cia enu­me­rou pon­tos, como se fos­se uma or­dem de ar­gu­men­tos. Ano­ta­do como nú­me­ro “1” es­tá “fa­zer pon­te en­tre a po­pu­la­ção e o po­lí­ti­co” e, em se­gui­da, es­cre­veu: “Nos­so de­pu­ta­do nem sem­pre po­dia es­tar com seus elei­to­res por di­ver­sos com­pro­mis­sos. E aí que nós aces­so­res (sic) fa­ze­mos es­sa par­te en­tre elei­tor e de­pu­ta­do”. Já no “2”, es­cre­veu que “éra­mos escolhidos pa­ra re­pre­sen­tar o de­pu­ta­do em even­tos im­por­tan­tes as quais (sic) ele não po­dia com­pa­re­cer, ano­tan­do as de­man­das da po­pu­la­ção e dan­do fe­ed­back aos ci­da­dãos (por exem­plo)”. De­pois, no “3”, es­cre­veu: “Eu re­a­li­za­va pes­qui­sas di­ver­sas que te­nham( sic) como obje­ti­vo i­den­ti­fi­ca­r as de­man­das dos ci­da­dãos e cons­ta­tar quais ações o po­lí­ti­co de­ve tomar­ pa­ra tra­zer be­ne­fí­cio a( sic) po­pu­la­ção ”. A mu­lher de Queiroz, no entan­to, fi­cou em si­lên­cio no de­poi­men­to.