O globo, n. 31756, 17/07/2020. Mundo, p. 22

 

Bolsonaro diz que torce por Trump, mas que procurará o “outro lado"

17/07/2020

 

 

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro dis­se on­tem que tor­ce pe­la re­e­lei­ção de Do­nald Trump nas elei­ções de no­vem­bro nos EUA. Du­ran­te trans­mis­são ao vi­vo pe­lo Fa­ce­bo­ok, ele afir­mou que, mes­mo em ca­so de der­ro­ta do re­pu­bli­ca­no pa­ra o democra ta Jo­e Bi­den, atu­al­men­te­ lí­der nas pes­qui­sas, ten­ta­rá apro­fun­da­r as re­la­ções co­mer­ci­ais com os ame­ri­ca­nos.

—Es­pe­ro,é a­ mi­nha torci­da aqui, eu não vou in­ter­fe­rir em na­da, nem pos­so, nem te­nho como, que o Trump se­ja re­e­lei­to. Eu acom­pa­nho a po­lí­ti­ca ame­ri­ca­na —de­cla­rou.

Bol­so­na­ro dis­se ter cer­te­za que vai po­ten­ci­a­li­zar o re­la­ci­o­na­men­to com Trump se ele ven­cer, mas que, “se der o ou­tro la­do”, vai pro­cu­rar “ob­vi­a­men­te fa­zer al­go se­me­lhan­te”.

—Se eles não qui­se­rem, pa­ci­ên­cia, né? O Bra­sil vai ter que se vi­rar por aqui. Mas eu acho que nes­sa área co­mer­ci­al tem mui­ta coi­sa en­tre o Bra­sil e os EUA, in­de­pen­den­te­men­te de qual par­ti­do, re­pu­bli­ca­no ou de­mo­cra­ta, es­te­ja no po­der. Eu tor­ço pe­lo re­pu­bli­ca no­da­daa li­ber­da­de que te­nho, que o

Trump me deu, de li­gar pra ele em qual­quer mo­men­to.

Ele dis­se ain­da que acom­pa­nha a Ar­gen­ti­na, go­ver­na­da por Al­ber­to Fer­nán­dez, e lem­brou que tor­ceu pe­la re­e­lei­ção de Mau­ri­cio Ma­cri em 2019:

— Olha como es­tá a Ar­gen­ti­na. (...) In­fe­liz­men­te já tem em­pre­sá­ri­os ar­gen­ti­nos in­do pa­ra o Uru­guai, vin­do pa­ra o Bra­sil.

De acor­do com a Ce­pal, a eco­no­mia ar­gen­ti­na e a bra­si­lei­ra so­fre­rão o mes­mo com a pan­de­mia, com que­das es­ti­ma­das do PIB de 9,2% e 10,5%, res­pec­ti­va­men­te. No Bra­sil, são 2 mi­lhões de ca­sos e 76 mil mor­tes; na Ar­gen­ti­na, 114 mil ca­sos e 2.121 óbi­tos.