O globo, n. 31757, 18/07/2020. País, p. 6

 

Farda no governo

Vinicius Sassine

18/07/2020

 

 

Gestão Bolsonaro mais que dobrou presença de militares em cargos civis

 

A quan­ti­da­de de mi­li­ta­res da ati­va e da re­ser­va que ocu­pam car­gos ci­vis no go­ver­no mais do que do­brou nos dois pri­mei­ros anos da ges­tão de Jair Bolso na­ro. Éo que re­ve­la um le­van­ta­men­to do Tri­bu­nal de Con­tas da União (TCU), con­cluí­do on­tem. Em 2018, ha­via 2.765 mi­li­ta­res em car­gos ci­vis da ad­mi­nis­tra­ção fe­de­ral. Em 2019, o nú­me­ro che­gou a 3.515. E, em 2020, o to­tal che­gou a 6.157, com um au­men­to de 122%. O le­van­ta­men­to mos­tra pe­la pri­mei­ra ve­zo ta­ma­nho da mi­li­ta­ri­za­ção no go­ver­no. A ex­pan­são da pre­sen­ça das For­ças Ar­ma­das na ad­mi­nis­tra­ção fe­de­ral tem si­do ob­je­to de crí­ti­cas de ad­ver­sá­ri­os de Bol­so­na­ro, e tam­bém de pre­o­cu­pa­ção do co­man­do mi­li­tar da ati­va, no sen­ti­do de que even­tu­al de­sa­pro­va­ção à atu­al ges­tão con­ta­mi­ne e ava­li­a­ção so­bre as For­ças. Se­tor mais crí­ti­co no atu­al mo­men­to por cau­sa das de­ze­nas de mi­lha­res de mor­tes de­cor­ren­tes da pan­de­mia de co­ro­na­ví­rus, a Saú­de é co­man­da­da in­te­ri­na­men­te pe­lo ge­ne­ral do Exér­ci­to Edu­ar­do Pa­zu­el­lo, o úni­co da ati­va no pri­mei­ro es­ca­lão do go­ver­no. Cer­ca de um ter­ço do to­tal (1.969 mi­li­ta­res da re­ser­va) atua no Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal do Se­gu­ro So­ci­al (INSS). Eles têm con­tra­tos tem­po­rá­ri­os que fo­ram as­si­na­dos co­mo par­te de uma es­tra­té­gia pa­ra re­du­zir a fi­la de pro­ces­sos de apo­sen­ta­do­ria e ou­tros be­ne­fí­ci­os. An­tes de 2020, no pe­río­do con­si­de­ra­do na com­pa­ra­ção, não ha­via es­se ti­po de con­tra­ta­ção.

Um dos au­men­tos mais ex­pres­si­vos ocor­reu en­tre mi­li­ta­res que pas­sa­ram a ocu­par car­gos co­mis­si­o­na­dos. Eram 1.965 em 2016, nú­me­ro que foi cain­do até 2018, pa­ra 1.934. Já no pri­mei­ro ano do go­ver­no Bol­so­na­ro, a quan­ti­da­de su­biu pa­ra 2.324, um au­men­to de 20%. Nes­te ano, são 2.643 mi­li­ta­res ocu­pan­do es­ses car­gos, ou 34,5% a mais. A quan­ti­da­de de mi­li­ta­res que acu­mu­lam car­gos de pro­fis­si­o­nais de saú­de na es­fe­ra ci­vil qua­se do­brou no pe­río­do: de 642 pa­ra 1.249. En­tre os pro­fes­so­res, hou­ve uma pe­que­na re­du­ção, de 197 em 2016 pa­ra 179 nes­te ano. O le­van­ta­men­to in­clui ain­da 37 mi­li­ta­res que acu­mu­lam a fun­ção com cargos tem­po­rá­ri­os e ou­tros 72 que fo­ram pa­ra a re­ser­va an­tes de de­zem­bro de 1998 e acu­mu­lam ou­tros car­gos, co­mo era per­mi­ti­do até aque­la da­ta.

PRE­SEN­ÇA INÉ­DI­TA

Uma ou­tra no­vi­da­de do go­ver­no Bol­so­na­ro, se­gun­do os da­dos dos úl­ti­mos cin­co anos, é a pre­sen­ça de mi­li­ta­res em con­se­lhos de ad­mi­nis­tra­ção de es­ta­tais, função pe­la qual re­ce­bem pa­ga­men­tos adi­ci­o­nais, e em “car­gos na al­ta ad­mi­nis­tra­ção” do Exe­cu­ti­vo. Oi­to mi­li­ta­res es­tão nes­sas po­si­ções. Ne­nhum as ocu­pou des­de 2016, afir­ma o tri­bu­nal. O le­van­ta­men­to so­bre o ta­ma­nho da pre­sen­ça de ser­vi­do­res da ca­ser­na em car­gos ci­vis do go­ver­no foi fei­to a pe­di­do do mi­nis­tro do TCU Bru­no Dan­tas. Os da­dos fo­ram re­pas­sa­dos ao pre­si­den­te da Cor­te, Jo­sé Mu­cio Mon­tei­ro, e en­vi­a­dos aos ga­bi­ne­tes de to­dos os in­te­gran­tes do tri­bu­nal. Ca­so algum de­les en­ten­da ser ne­ces­sá­rio ado­tar al­gu­ma pro­vi­dên­cia, co­mo uma au­di­to­ria ou ques­ti­o­na­men­tos so­bre pos­sí­veis ir­re­gu­la­ri­da­des das con­tra­ta­ções, po­de­rá fa­zer um pe­di­do nes­se sen­ti­do. Na úl­ti­ma se­ma­na, o mi­nis­tro Luiz Edu­ar­do Ra­mos (Se­cre­ta­ria de Go­ver­no) for­ma­li­zou sua ida pa­ra a re­ser­va. Ele faz a ar­ti­cu­la­ção po­lí­ti­ca do go­ver­no e ha­via in­sa­tis­fa­ção en­tre os pa­res com tal atu­a­ção por par­te de um mi­li­tar da ati­va. Bol­so­na­ro tam­bém é pres­si­o­na­do a afas­tar Pa­zu­el­lo da Saú­de. Há uma se­ma­na, o mi­nis­tro do STF Gil­mar Men­des mos­trou que a pres­são vai além das For­ças: ele de­cla­rou que a pre­sen­ça de Paz­zu­el­lo e ou­tros militares na pas­ta, há dois me­ses, as­so­ci­a­va o Exér­ci­to a um “ge­no­cí­dio” pe­la Co­vid-19. Em trans­mis­são ao vi­vo na in­ter­net an­te­on­tem, Bol­so­na­ro re­ba­teu crí­ti­cas:

—É proi­bi­do mi­li­tar en­trar na po­lí­ti­ca? É proi­bi­do mi­li­tar as­su­mir fun­ções no nos­so go­ver­no? Não.