O globo, n. 31757, 18/07/2020. Economia, p. 31

 

Teste de resistência

Geralda Doca

Manoel Ventura

18/07/2020

 

 

Pri­mei­ra fa­se da re­for­ma tri­bu­tá­ria pre­vê im­pos­to de 12% uni­fi­can­do PIS e Co­fins
As­ses­sor es­pe­ci­al do mi­nis­tro da Eco­no­mia, Pau­lo Gu­e­des, Gui­lher­me Afif Do­min­gos afir­ma que a pri­mei­ra eta­pa da re­for­ma tri­bu­tá­ria que se­rá en­tre­gue ao Con­gres­so na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra é ape­nas o pri­mei­ro pas­so de um pro­je­to mais am­plo. Na pri­mei­ra fa­se, o go­ver­no vai pro­por ape­nas a uni­fi­ca­ção do PIS e da Co­fins em um úni­co im­pos­to, cha­ma­do de Con­tri­bui­ção so­bre Bens e Ser­vi­ços (CBS), que te­ria alí­quo­ta de 12%.

A uni­fi­ca­ção de im­pos­tos fe­de­rais é dis­cu­ti­da há anos, mas cus­ta a sair do pa­pel por­que não é con­si­de­ra­da van­ta­jo­sa pa­ra o se­tor de ser­vi­ços, que res­pon­de por mais de 70% do PIB. Nes­te mo­de­lo, a co­bran­ça é fei­ta ao lon­go de ca­da eta­pa da ca­deia de pro­du­ção. No ca­so do se­tor de ser­vi­ços, ela não traz as mes­mas van­ta­gens por­que o mai­or cus toé amã ode obra, que não ge­ra cré­di­to tri­bu­tá­rio. De mo­do ge­ral, de­fen­de-se a uni­fi­ca­ção com o ar­gu­men­to da re­du­ção de bu­ro­cra­cia e de cus to­das em­pre­sas ao fa­ci­li­ta­ra co­bran­ça do im­pos­to.

Em uma eta­pa pos­te­ri­or, que de­pen­de­ria da vol­ta das ses­sões pre­sen­ci­ais no Con­gres­so — ain­da sem da­ta pa­ra acon­te­cer —, o go­ver­no pre­ten­de cri­ar um no­vo im­pos­to so­bre pa­ga­men­tos ele­trô­ni­cos, que é al­vo de crí­ti­cas por par­la­men­ta­res co­mo o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), que co­men­tou o as­sun­to di­zen­do que res­ga­ta­ria a cam­pa­nha "Xô, CPMF", por ver se­me­lhan­ças com o an­ti­go im­pos­to do che­que.

Nes­ta fa­se, o go­ver­no tam­bém pre­ten­de apre­sen­tar aos par­la­men­ta­res o pro­gra­ma Ren­da Bra­sil, que de­ve subs­ti­tuir o Bol­sa Fa­mí­lia. Por ora, as ses­sões do Con­gres­so são fei­tas ape­nas de for­ma re­mo­ta. Per­gun­ta­do so­bre o mo­ti­vo de o go­ver­no ter op­ta­do por uma re­for­ma fa­ti­a­da, Afif com­pa­rou a mu­dan­ça no sis­te­ma tri­bu­tá­rio do país a um boi: — Por­que um boi se en­go­le aos bi­fes. Se qui­ser en­go­lir um boi in­tei­ro, en­ta­la ou re­gur­gi­ta.

Não po­de­mos errar. Pre­ci­sa­mos ba­se­ar, sa­ber as eta­pas da en­tra­da, por­que um pro­je­to gran­de co­mo oda re­for­ma­ter mui­tos con­fli­tos den­tro do Con­gres­so, prin­ci­pal­men­te com pro­ble­mas de es­ta­dos e mu­ni­cí­pio. Es­ta­mos dan­do o pri­mei­ro pas­so co­mo pro­va de boa von­ta­de. Pa­ra ven­cer as re­sis­tên­ci­as no Con­gres­so ape­nas à uni­fi­ca­ção de im­pos­tos, o go­ver­no vai pro­por a de­so­ne­ra­ção da fo­lha de pa­ga­men­tos das em­pre­sas, ho­je tri­bu­ta­das em 20%.

Es­ta mes­ma pro­mes­sa tem si­do fei­ta a par­la­men­ta­res em tro­ca de apoio ao ve­to do pre­si­den­te à pror­ro­ga­ção da de­so­ne­ra­ção de 17 se­to­res que são gran­des em­pre­ga­do­res no país. Es­tas ati­vi­da­des não dei­xam de pa­gar im­pos­to, ape­nas ado­tam ou­tro mo­de­lo tri­bu­tá­rio, con­si­de­ra­do mais com­pa­tí­vel. A ex­ten­são da me­di­da por um ano ha­via si­do in­cluí­da na me­di­da pro­vi­só­ria (MP) 936, que permite re­du­ção de jor­na­da e sa­lá­rio ou sus­pen­são de con­tra­to em ca­rá­ter tem­po­rá­rio, em uma ten­ta­ti­va de man­ter em­pre­gos di­an­te do im­pac­to da pan­de­mia do no­vo co­ro­na­ví­rus na eco­no­mia. M as­pa­ra cus­te­ar uma de­so­ne­ra­ção ge­ral, épre­ci­sog erar re­cei­ta.

A saí­da do governo é a cri­a­ção do no­vo im­pos­tos obre pa­ga­men­tos ele­trô­ni­cos. Cál­cu­los do go­ver­no apon­tam que uma alí­quo­ta de 0,2% ge­ra­ria ar­re­ca­da­ção de R$ 60 bi­lhões. O ou­tro per­cen­tu­al em análise, de 0,4%, re­sul­ta­ria em re­cei­ta de R$ 120 bi­lhões.

— Va­mos es­co­lher quan­to va­mos ti­rar so­bre afo­lha, de qu­em ga­nha até um sa­lá­rio mí­ni­mo, até dois sa­lá­ri­os mí­ni­mos, ou ti­ra­ra con­tri­bui­ção da fo­lha in­tei­ra. Pa­ra is­so va­mos ter que gra­du­ar es­se no­vo im­pos­to que vi­ria pa­ra subs­ti­tuir a ba­se tri­bu­tá­ria d afo­lha de­pag amen­to—ex­pli­cou Afif.

Es­pe­ci­a­lis­tas afir­mam que o de­ba­te so­bre a mu­dan­ça no sis­te­ma tri­bu­tá­rio do paí sé um pro­ces­so lon­go, que exige ca­pi­tal po­lí­ti­co e ne­go­ci­a­ção com par­la­men­ta­res. A me­ra uni­fi­ca­ção de im­pos­tos já foi dis­cu­ti­da nos úl­ti­mos anos, mas nun­ca saiu do pa­pel. A mu­dan­ça pro­pos­ta pe­la equi­pe econô­mi­ca é ain­da mais abran­gen­te. Per­gun­ta­do se po­de­ria ha­ver um des­ca­sa­men­to

En­tre a am­bi­ção da pro­pos­ta do go­ver­no e a ne­ces­si­da­de de man­ter em­pre­gos no mo­men­to em que eco­no­mis­tas avaliam que o país en­fren­ta­rá a mai­or re­ces­são em 120 anos, Afif afir­mou que as mu­dan­ças po­dem não ser apro­va­das da noi­te pa­ra o dia.

—O que vo­cê es­tá ofe­re­cen­do é o de­ba­te. Ou acha que is­so vai ser apro­va­do a to­que de cai­xa? Não vai. É mais com­ple­xo. Vo­cê tem, in­clu­si­ve, que es­pe­rar a vol­ta pre­sen­ci­al do Con­gres­so pa­ra apre­sen­tar as ma­té­ri­as que de­pen­dem de al­te­ra­ção da Cons­ti­tui­ção. Além dis­so, o go­ver­no ain­da dis­cu­te a ba­se de tri­bu­ta­ção do no­vo im­pos­to. — De­fen­do a mai­or ba­se pos­sí­vel. Pe­ga tu­do por­que se­gue o prin­cí­pio da pro­por­ci­o­na­li­da­de e não da pro­gres­si­vi­da­de. Mo­vi­men­tou pou­co, pa­ga pou­co, mo­vi­men­tou mui­to, pa­ga mui­to. É uma ba­se mui­to fá­cil de vo­cê cap­tu­rar, sem au­men­tar a car­ga tri­bu­tá­ria. Ela vai fi­nan­ci­ar a Pre­vi­dên­cia So­ci­al e os pro­gra­mas so­ci­ais de ren­da mí­ni­ma —afir­mou.

 MU­DAN­ÇAS NO IR

O as­ses­sor de Gu­e­des re­cha­ça com­pa­ra­ções com o an­ti­go im­pos­to do che­que: —Nãoéam es­ma CPMF. Ela é de 12 anos atrás, o im­pos­to do che­que. Aqui, vo­cê tem uma ba­se mui­to mais am­pla eque vai al­can­çar tam­bém o sis­te­ma fi­nan­cei­ro, a Bol­sa de Va­lo­res, to­dos — dis­se, e acres­cen­tou em res­pos­ta ao co­men­tá­rio de Maia:

— Nós va­mos fa­zer a cam­pa­nha "xô, im­pos­to so­bre afo­lha ". Se­gun­do Afif, a re­for­ma tri­bu­tá­ria de­ve in­cluir fu­tu­ra­men­te al­te­ra­ções no Im­pos­to de Ren­da de pes­so­as e em­pre­sas. No­cas ode pes­so­as­ju rí­di­cas, ai dei­aé re­du­zi­ra co­bran­ça e ado­tar im­pos­to so­bre lu­cros e di­vi­den­dos:

— Vo­cê dá a pers­pec­ti­va de que vai bai­xar, por exem­plo, (a alí­quo­ta) de 34% pa­ra 23%, mas num pe­río­do de se­te anos, aí dá tem­po de fa­zer a equa­li­za­ção ne­ces­sá­ria. Pa­ra pes­so­as fí­si­cas, se­gun­do Afif, há "ex­ces­so de de­du­ções" que pre­ci­sam ser ana­li­sa­das, co­mo for­ma de au­men­tar as fai­xas de isen­ção.

—Va­mos di­mi­nuir as de­du­ções e au­men­tar a base­ de isen­ção, ou se­ja, cor­ri­gir aba se­que es­tás em cor­re­ção. Afif des­car­tou im­pos­to so­bre gran­des for­tu­nas: —Qu­em fez que­brou a ca­ra. Vê a Fran­ça, que en­trou nes­sa, o que saiu de ca­pi­tal. Is­so é di­a­lé­ti­ca de es­quer­da.

"Um boi se en­go­le aos bi­fes. Se qui­ser en­go­lir um boi in­tei­ro, en­ta­la ou re­gur­gi­ta. Não po­de­mos errar. Pre­ci­sa­mos ba­se­ar, sa­ber as eta­pas de en­tra­da, por­que um pro­je­to gran­de co­mo a re­for­ma tri­bu­tá­ria vai ter mui­tos con­fli­tos den­tro do Con­gres­so" _ Gui­lher­me Afif Do­min­gos, as­ses­sor es­pe­ci­al de Gu­e­des