O globo, n. 31757, 18/07/2020. Economia, p. 32

 

Mou­rão diz que im­pos­to so­bre pa­ga­men­to é 'jus­to'

Daniel Gullino

18/07/2020

 

 

Vi­ce-pre­si­den­te de­fen­de no­vo tri­bu­to pa­ra vi­a­bi­li­zar a de­so­ne­ra­ção da fo­lha de pa­ga­men­to e afir­ma que ele tam­bém po­de ser usa­do pa­ra cus­te­ar o Ren­da Bra­sil, a no­va ver­são do pro­gra­ma Bol­sa Fa­mí­lia
O vi­ce-pre­si­den­te Ha­mil­ton Mou­rão de­fen­deu on­tem a cri­a­ção do im­pos­to so­bre tran­sa­ções ele­trô­ni­cas, pro­pos­to pe­lo Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia. Se­gun­do ele, se­ria "jus­to" cri­ar o tri­bu­to co­mo for­ma de com­pen­sar a de­so­ne­ra­ção da fo­lha de pa­ga­men­tos e cus­te­ar o Ren­da Bra­sil, pro­gra­ma so­ci­al do go­ver­no Jair Bol­so­na­ro que vai subs­ti­tuir o Bol­sa Fa­mí­lia. Em en­tre­vis­ta à Rá­dio Gaú­cha, Mou­rão afir­mou que de­so­ne­rar a fo­lha abre es­pa­ço pa­ra a cri­a­ção de em­pre­gos com car­tei­ra as­si­na­da: —Ao de­so­ne­rar a fo­lha, ha­ve­ria uma opor­tu­ni­da­de mui­to mai­or da cri­a­ção de em­pre­gos for­mais. Eu ain­da ve­jo mais além: um im­pos­to des­sa na­tu­re­za po­de ser uti­li­za­do pa­ra re­for­çar o pro­gra­ma de ren­da mí­ni­ma, o Ren­da Bra­sil, que vem sen­do mon­ta­do pe­lo go­ver­no. O go­ver­no bus­ca convencer par­la­men­ta­res a não der­ru­ba­rem o ve­to do pre­si­den­te à pror­ro­ga­ção da de­so­ne­ra­ção da fo­lha dos 17 se­to­res que são gran­des em­pre­ga­do­res no país. A de­so­ne­ra­ção não sig­ni­fi­ca que es­tas em­pre­sas dei­xam de pa­gar o im­pos­to, ape­nas que ado­tam ou­tro mo­de­lo tri­bu­tá­rio. A pro­pos­ta do go­ver­no é am­pli­ar a de­so­ne­ra­ção da fo­lha a to­dos os se­to­res por meio da re­for­ma tri­bu­tá­ria.

Por ora, o go­ver­no pre­ten­de en­vi­ar a pri­mei­ra eta­pa da pro­pos­ta, que não con­tem­pla ain­da o no­vo im­pos­to so­bre tran­sa­ções ele­trô­ni­cas. A his­tó­ria re­cen­te do país mos­tra, po­rém, que a dis­cus­são de re­for­mas tri­bu­tá­ri­as no Con­gres­so é um pro­ces­so lon­go até que se al­can­ce con­sen­so. En­ti­da­des dos 17 se­to­res avaliam que o fim da de­so­ne­ra­ção, que po­de­ria ocor­rer no fim do ano ca­so o ve­to não se­ja der­ru­ba­do, co­lo­ca em ris­co até 1 mi­lhão de pos­tos de tra­ba­lho em um mo­men­to que o país vi­ve uma es­ca­la­da do de­sem­pre­go na es­tei­ra da cri­se do no­vo co­ro­na­ví­rus. Pa­ra Mou­rão, é pre­ci­so cri­ar um jei­to de tri­bu­tar as tran­sa­ções ele­trô­ni­cas.

— Não é sim­ples­men­te cri­ar um im­pos­to por cri­ar um im­pos­to. Ho­je a dis­cus­são es­tá cen­tra­da em ci­ma da de­so­ne­ra­ção da fo­lha, en­tão eu acho jus­to. Não abran­ge­ria to­dos os ti­pos de tran­sa­ções. Ho­je te­mos uma sé­rie de tran­sa­ções ele­trô­ni­cas que são fei­tas e que não pa­gam tri­bu­to ne­nhum.

Te­mos que ar­ru­mar um jei­to de tri­bu­tar is­so aí. O vi­ce-pre­si­den­te, no en­tan­to, res­sal­tou que é o Con­gres­so que irá re­sol­ver:

— Se o Con­gres­so acei­tar, sig­ni­fi­ca que a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra acei­ta. Se não acei­tar, pa­ci­ên­cia. Gu­e­des anun­ci­ou nes­ta se­ma­na que en­vi­a­rá ao Con­gres­so a pri­mei­ra par­te da sua pro­pos­ta de re­for­ma tri­bu­tá­ria na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra, mas sem o im­pos­to so­bre pa­ga­men­tos. Des­de a cam­pa­nha, Gu­e­des in­sis­te em cri­ar es­sa no­va mo­da­li­da­de de im­pos­to, com­pa­ra­da à an­ti­ga CPMF. Mas a re­sis­tên­cia po­lí­ti­ca é gran­de.