Correio braziliense, n. 20902, 15/08/2020. Economia, p. 7

 

Frango é barrado pelas Filipinas

Fernanda Strickland 

15/08/2020

 

 

Após a cidade chinesa de Shenzen informar, na quinta-feira, que detectou vestígios do novo coronavírus em amostras de asas de frango, as Filipinas decidiram, ontem, suspender a importação de frango do Brasil. A medida foi anunciada pelo Departamento de Agricultura das Filipinas. Cerca da 20% da carne de frango importada pelo país são de origem brasileira.

"Com os relatórios recentes da China e em conformidade com a Lei de Segurança Alimentar do país para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores filipinos, é imposta a proibição temporária da importação de carne de frango", divulgou o governo das Filipinas.

Consultado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não quis se pronunciar, alegando que, até o momento, não foi notificado pelas autoridades do país asiático.

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse que ainda não foi informada oficialmente sobre eventual suspensão das exportações brasileiras de aves para as Filipinas. "Se confirmada, a ABPA apoiará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a apresentação dos esclarecimentos, já que se trataria de uma decisão sem fundamentação técnico-científica e pendente de esclarecimentos e demonstrações", informa a entidade.

A ABPA destaca na nota que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Ao mesmo tempo, o setor exportador brasileiro reitera que todas as medidas para proteção dos trabalhadores e a garantia da inocuidade dos produtos foram adotadas e aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global", explicou a ABPA.

Na última quinta-feira, o chefe do programa de emergências da OMS, Michael J. Ryan, afirmou que as chances de contaminação por coronavírus via alimentos são pequenas. "As pessoas não devem temer alimentos, embalagens de alimentos ou entrega de alimentos. Não há evidências de que a cadeia alimentar participe da transmissão desse vírus", disse.

"Não acreditamos que o coronavírus possa ser transmitido através de alimentos"
Michael J. Ryan, chefe do programa de emergências da OMS