Correio braziliense, n. 20902, 15/08/2020. Ciência & Saúde, p. 12

 

Vacina evita danos pulmonares em ratos

15/08/2020

 

 

Pesquisadores americanos testaram uma vacina experimental para a covid-19 que, em ratos, reduziu danos provocados pela forma grave da doença. A fórmula impediu que as cobaias desenvolvessem pneumonia. Destalhes do trabalho foram publicados na revista especializada Cell Host and Microbe, mas ainda não foram revisados por pares.

A equipe usou como base para a fórmula imunizante o agente infeccioso da estomatite vesicular, enfermidade que não causa danos graves ao organismo humano. O vírus foi enfraquecido em laboratório e também sofreu uma alteração que permitiu que ele passasse a transportar um pedaço do Sars-CoV-2.

O objetivo era fazer com que essa pequena parte do novo coronavírus adicionada à fórmula produzisse anticorpos de defesa no corpo dos roedores e, dessa forma, amenizasse a doença. Os testes mostraram que a fórmula experimental evitou danos nos pulmões das cobaias.

"Ao contrário de muitas das outras vacinas em desenvolvimento, a nossa é capaz de se espalhar de forma limitada dentro do corpo humano, o que significa que é provável que ela provoque uma forte resposta imunológica", compara, em comunicado, Michael Diamond, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade de Washington. A próxima etapa do estudo será conduzida com animais de maior porte.