Título: Mais uma despedida
Autor: Mader, Helena; Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 02/02/2013, Brasil, p. 8

Foi confirmada ontem pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS) a morte do estudante Matheus Rafael Raschen, 20 anos, elevando para 236 o número de mortos no incêndio do último sábado na boate Kiss, em Santa Maria (RS). Matheus estava internado no Hospital de Pronto-socorro de Porto Alegre desde domingo, com queimaduras de terceiro grau em quase 50% do corpo, e morreu na noite de quinta-feira.

Matheus Raschen jogou basquete nas categorias de base dos clubes Campo Mourão, do Paraná, e Corinthians de Santa Cruz do Sul (RS), cidade onde nasceu. Chegou a ser capitão da seleção de base do Rio Grande do Sul durante o Campeonato Brasileiro Sub-19 de 2010. No mesmo ano, atingiu o ápice da curta carreira com a convocação para a Seleção Brasileira Sub-18 masculina. A Confederação Brasileira de Basketball e a Federação Gaúcha de Basquete divulgaram nota de pesar em seus sites após o falecimento do jovem.

Durante todo o dia de ontem, amigos e familiares puderam se despedir de Matheus no local em que ele mais brilhou: a quadra de basquete do Corinthians de Santa Cruz do Sul, onde ocorreu o velório. Sobre o caixão, bandeiras do time de basquete da cidade e do Grêmio, clube pelo qual torcia. Mesmo com toda a paixão e a possibilidade uma carreira promissora no basquete, Matheus abandonou as quadras para se dedicar integralmente aos estudos, após ter sido aprovado para o curso de Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria. Ele concluiria a graduação este ano.

A SES-RS divulgou balanço informando que 119 pacientes permanecem internados em hospitais de cinco cidades gaúchas, dos quais 59 ainda necessitam de ventilação mecânica. Em coletiva na tarde de ontem, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, anunciou as cinco primeiras altas hospitalares de pacientes que estavam internados em instituições de Porto Alegre. Além do atendimento aos feridos, 164 profissionais trabalham no apoio aos familiares das vítimas da tragédia em Santa Maria, entre psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e médicos clínicos.

Antídotos e treinamento Um avião da Força Aérea Brasileira chega hoje a Porto Alegre levando 140 kits com doses de hidroxicobalamina, substância utilizada como antídoto contra o ácido cianídrico. Conhecida como cianeto, a substância liberada durante a combustão da espuma de isolamento acústico que revestia a boate Kiss é a mesma utilizada nas câmaras de campos de concentração nazistas. Médicos brasileiros participaram ontem de videoconferência com entidades internacionais para discutir o tratamento e a dosagem da hidroxicobalamina.

Também hoje, as equipes que trabalham no atendimento aos feridos e aos familiares das vítimas do incêndio na boate Kiss receberão treinamento de equipes que atuaram em duas tragédias recentes, o acidente com o voo 3054 da TAM em São Paulo, em 2007, com 199 mortos, e o incêndio na casa noturna República Cromañón, em Buenos Aires, em 2004, que deixou um saldo de 197 vítimas. A capacitação é resultado de parceria firmada entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Cruz Vermelha do estado — 20 profissionais da entidade já atuam no suporte às famílias das vítimas da tragédia em Santa Maria. (EM)

119 Quantidade de pacientes que permaneciam internados em hospitais de cinco cidades gaúchas na tarde de ontem, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul