O globo, n. 31761, 22/07/2020. País, p. 10

 

Para ministros do STF, nomeação de filha de Braga Netto é nepotismo

Carolina Brígido

22/07/2020

 

 

Indicação de Isabela não teria impedimento em caso de cargo de natureza politica; escolha foi avalizada pela Casa Civil

 Se a no­me­a­ção da fi­lha do ministro da Ca­sa Ci­vil, Braga Net­to, pa­ra um car­go na Agên­cia Na­ci­o­nal de Saú­de Su­ple­men­tar (ANS) fos­se jul­ga­da hoje pe­lo Supremo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), o mais pro­vá­vel é que o ato fos­se con­si­de­ra­do ilegal. Pa­ra mi­nis­tros da Cor­te ou­vi­dos em ca­rá­ter re­ser­va­do, tra­ta-se de nepotismo, prá­ti­ca ba­ni­da no po­der pú­bli­co des­de 2008, quan­do o tri­bu­nal edi­tou uma sú­mu­la vin­cu­lan­te so­bre o as­sun­to.

Isa­be­la Oas­sé de Mo­ra­es Braga Net­to vai ocu­par o car­go de ge­ren­te de Aná­li­se Se­to­ri­al e Con­tra­tu­a­li­za­ção com Pres­ta­do­res, com o sa­lá­rio de R$ 13 mil por mês. A no­me­a­ção foi ava­li­za­da pe­la Ca­sa Ci­vil, co­man­da­da pe­lo pai de Isa­be­la. Mi­nis­tros con­sul­ta­dos pe­lo GLO­BO es­cla­re­ce­ram que, se ela fos­se es­co­lhi­da pa­ra presi­dir a ANS, não ha­ve­ria im­pas­se ju­rí­di­co. Is­so por­que o tri­bu­nal con­si­de­ra que não há ne­po­tis­mo quan­do o pa­ren­te ocu­pa car­go de na­tu­re­za po­lí­ti­ca. São cargos de li­vre es­co­lha do ges­tor — co­mo, por exem­plo, ministro de Es­ta­do e em­bai­xa­dor.

NA­TU­RE­ZA PO­LÍ­TI­CA

Em agos­to de 2008, o ple­ná­rio do STF edi­tou uma sú­mu­la que proí­be au­to­ri­da­des de no­me­a­rem côn­ju­ge ou pa­ren­te até ter­cei­ro grau pa­ra car­go em co­mis­são, de con­fi­an­ça ou fun­ção gra­ti­fi­ca­da em qu­al­quer dos Po­de­res, nos ní­veis mu­ni­ci­pal, es­ta­du­al e fe­de­ral. Mas não es­pe­ci­fi­cou se a re­gra va­le pa­ra car­gos de na­tu­re­za po­lí­ti­ca. A mai­or par­te das de­ci­sões no Su­pre­mo, no en­tan­to, per­mi­te que es­ses car­gos se­jam ocu­pa­dos por pa­ren­tes de au­to­ri­da­des.

Em setembro de 2018, a Se­gun­da Tur­ma de­cla­rou que a sú­mu­la per­mi­te a no­me­a­ção de fa­mi­li­a­res de au­to­ri­da­des pa­ra car­go de na­tu­re­za po­lí­ti­ca. Já a Pri­mei­ra Tur­ma de­ci­diu, em setembro de 2014, que a in­ci­dên­cia de ne­po­tis­mo em no­me­a­ções pa­ra car­gos pú­bli­cos de­ve ser exa­mi­na­da in­di­vi­du­al­men­te.

“Em hi­pó­te­ses que atin­jam ocu­pan­tes de car­gos po­lí­ti­cos, a con­fi­gu­ra­ção do ne­po­tis­mo de­ve ser ana­li­sa­da ca­so a ca­so, a fim de se ve­ri­fi­car even­tu­al ‘tro­ca de favo­res’ ou frau­de a lei”, diz o acór­dão do jul­ga­men­to.

Ca­da uma das tur­mas é composta por cin­co mi­nis­tros (o pre­si­den­te do STF não in­te­gra es­ses co­le­gi­a­dos). Com es­sas de­ci­sões dís­pa­res, a con­tro­vér­sia de­ve ser jul­ga­da pe­lo ple­ná­rio, com a pre­sen­ça dos 11 mi­nis­tros, em data ain­da não de­fi­ni­da. No tri­bu­nal, a ex­pec­ta­ti­va é de que se­jam au­to­ri­za­das as no­me­a­ções de paren­tes pa­ra car­gos po­lí­ti­cos.

For­ma­da no cur­so de De­sign pe­la Es­co­la Su­pe­ri­or de Pro­pa­gan­da e Mar­ke­ting (ESPM), Isa­be­la Braga Net­to es­tá co­ta­da pa­ra subs­ti­tuir o atu­al ge­ren­te Gus­ta­vo de Bar­ros Ma­ci­ei­ra, que é ser­vi­dor de car­rei­ra da agên­cia e tam­bém es­pe­ci­a­lis­ta em Di­rei­to do Es­ta­do e da Re­gu­la­ção pe­la Fun­da­ção Ge­tu­lio Var­gas (FGV). O pro­ces­so de con­tra­ta­ção pa­ra es­se ti­po de car­go é sim­ples, sen­do ana­li­sa­do o cur­rí­cu­lo do pro­fis­si­o­nal. A informação do aval pa­ra a con­tra­ta­ção de Isa­be­la pe­la Ca­sa Ci­vil foi re­ve­la­da pe­la re­vis­ta “Ve­ja” e con­fir­ma­da pe­lo GLO­BO.

Em no­ta, a Ca­sa Ci­vil in­for­mou que “exis­te em an­da­men­to um pro­ces­so pa­ra ocu­pa­ção de car­go de li­vre no­me­a­ção e exo­ne­ra­ção ins­tau­ra­do por in­di­ca­ção do dire­tor-ad­jun­to da Di­re­to­ria de De­sen­vol­vi­men­to Se­to­ri­al” e que “após realização de con­sul­ta à Ca­sa Ci­vil, o pro­ces­so re­tor­nou à ANS pa­ra aná­li­se da di­re­to­ria de De­sen­vol­vi­men­to Se­to­ri­al”.

Car­go na agên­cia fe­de­ral que fis­ca­li­za pla­nos de saú­de tem sa­lá­rio de R$ 13 mil