O globo, n. 31760, 21/07/2020. País, p. 7

 

Fundeb: Governo cede e texto deve ir a voto hoje

Paula Ferreira

Natália Portinari

21/07/2020

 

 

Parte que cabe à União na composição do fundo de financiamento da educação básica deve aumentar: proposta da gestão Bolsonaro sofreu críticas e foi reformulada por parlamentares

 Após apre­sen­tar uma pro­pos­ta so­bre o Fun­deb (fun­do res­pon­sá­vel pe­lo fi­nan­ci­a­men­to da edu­ca­ção bá­si­ca) que so­freu vá­ri­as crí­ti­cas, o go­ver­no ad­mi­tiu on­tem que po­de­rá ce­der em di­ver­sos pon­tos.

Par­la­men­ta­res de­ba­te­ram o te­ma on­tem com o mi­nis­tro Luiz Edu­ar­do Ra­mos, da Se­cre­ta­ria de Go­ver­no. O gru­po cos­tu­ra uma su­ges­tão de au­men­tar a com­ple­men­ta­ção da União de 20% pa­ra 23%, de for­ma es­ca­lo­na­da, e res­guar­dar cin­co pon­tos per­cen­tu­ais pa­ra am­pli­ar va­gas na edu­ca­ção in­fan­til e não pa­ra pro­gra­ma de trans­fe­rên­cia de ren­da, co­mo que­ria o go­ver­no ini­ci­al­men­te. Atu­al­men­te, a com­ple­men­ta­ção do go­ver­no ao Fun­deb é de 10%.

O pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), e a re­la­to­ra da pro­pos­ta, Pro­fes­so­ra Do­ri­nha Seabra (DEM-TO), par­ti­ci­pa­ram da reu­nião. Os de­pu­ta­dos des­car­ta­ram o mo­de­lo pro­pos­to pe­lo Exe­cu­ti­vo de vou­chers pa­ra fi­nan­ci­ar va­gas de edu­ca­ção in­fan­til na ini­ci­a­ti­va pri­va­da.

Tam­bém es­tá fo­ra do de­ba­te a pro­pos­ta do go­ver­no que o no­vo Fun­deb só ti­ves­se efei­tos em 2022, dei­xan­do um vá­cuo no pró­xi­mo ano. A re­la­to­ra tam­bém re­jei­tou a in­clu­são de um te­to de 70% pa­ra uso de re­cur­sos do fun­do no pa­ga­men­to de pes­so­al.

A pro­pos­ta ne­go­ci­a­da se­rá sub­me­ti­da ao mi­nis­tro da Eco­no­mia, Paulo Gu­e­des, e ao pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, mas de­ve ser for­ma­li­za­da ho­je. O go­ver­no ten­tou adi­ar a vo­ta­ção, mas os de­pu­ta­dos não acei­ta­ram. O de­ba­te foi aber­to for­mal­men­te na noi­te de on­tem no ple­ná­rio da Câ­ma­ra.

O acor­do en­vol­ve o apor­te pre­vis­to pa­ra o pri­mei­ro ano de vi­gên­cia do fun­do. O re­la­tó­rio pre­via au­men­to da con­tri­bui­ção da União em 2,5 pon­tos per­cen­tu­ais no pri­mei­ro ano. O go­ver­no ten­tou re­du­zir a 1,8 pon­to per­cen­tu­al, mas fe­chou-se um acor­do em 2 pon­tos per­cen­tu­ais.

EDU­CA­ÇÃO IN­FAN­TIL

A deputada Ta­ba­ta Ama­ral (PDT-SP) par­ti­ci­pa das ne­go­ci­a­ções e diz que o Con­gres­so não acei­ta­rá “re­tro­ces­so”:

—O go­ver­no se dispôs a di­a­lo­gar e fa­lar de avan­ços e não de re­tro­ces­sos, por­que sa­bia que per­de­ria no vo­to. Es­sa é uma vo­ta­ção mui­to di­fí­cil pa­ra o go­ver­no que­rer tes­tar uma ba­se (na Câ­ma­ra).

Do­ri­nha Seabra des­ta­cou que o go­ver­no pediu pri­o­ri­da­de à edu­ca­ção in­fan­til e que is­so se­rá con­tem­pla­do.

— O pró­prio go­ver­no de­mons­tra pre­o­cu­pa­ção pa­ra am­pli­a­ção na área de co­ber­tu­ra (da edu­ca­ção in­fan­til). Ho­je, te­mos cer­ca de 6 mi­lhões de cri­an­ças na edu­ca­ção in­fan­til que não têm va­ga. Es­ta­mos ten­tan­do cons­truir uma pri­o­ri­da­de da pri­mei­ra in­fân­cia, mas lo­gi­ca­men­te aju­dan­do es­ta­dos na me­lho­ria do aten­di­men­to no âm­bi­to do en­si­no mé­dio — afir­mou a re­la­to­ra, em en­tre­vis­ta à CNN Bra­sil.

A pri­mei­ra con­ver­sa com Ra­mos acon­te­ceu on­tem pe­la ma­nhã. Lo­go de­pois, em reu­nião de lí­de­res da Câ­ma­ra, o gru­po mais li­ga­do ao go­ver­no, li­de­ra­do por Arthur Li­ra (PP-AL), de­fen­deu que a Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção (PEC) só po­de­ria ser vo­ta­da em meio à pan­de­mia se hou­ves­se con­sen­so. O ar­gu­men­to foi re­ba­ti­do por Maia. Pa­ra evi­tar a der­ro­ta, o go­ver­no ce­deu em uma no­va reu­nião, na qual se cons­truiu uma mi­nu­ta do acor­do.

Maia des­car­tou on­tem a ideia do Fun­deb só vi­go­rar em 2022 e dis­se não ha­ver pro­ble­ma em ana­li­sar as pro­pos­tas do go­ver­no, mes­mo elas che­gan­do só às vés­pe­ras da vo­ta­ção.

—É bom que o go­ver­no es­te­ja par­ti­ci­pan­do. Foi um ano e meio sem par­ti­ci­pa­ção do go­ver­no. O tex­to es­tá mui­to con­so­li­da­do, tem mui­to apoio, mas is­so não sig­ni­fi­ca que a gen­te não de­va ou­vir o go­ver­no —dis­se.

On­tem à noi­te, vin­te go­ver­na­do­res di­vul­ga­ram uma car­ta em apoio ao re­la­tó­rio de Do­ri­nha di­zen­do que tra­ta-se de “pro­pos­ta de­ri­va­da de am­plo e de­mo­crá­ti­co pro­ces­so de dis­cus­são” e que “per­mi­te aos en­tes fe­de­ra­ti­vos avan­çar nos as­pec­tos fun­da­men­tais da ma­té­ria: aces­so, qua­li­da­de e va­lo­ri­za­ção dos pro­fis­si­o­nais de edu­ca­ção”.

O QUE DEFENDEM A CAMARA E O GOVERNO SOBRE O NOVO FUNDEB

Vi­gên­cia

Co­mo a atu­al vi­gên­cia do Fun­deb ter­mi­na es­te ano, o tex­to da Câ­ma­ra pre­vê que o no­vo fun­do, jun­to de seus no­vos efei­tos fi­nan­cei­ros e dis­tri­bu­ti­vos, te­nha iní­cio já em 2021. Já o go­ver­no quer que os no­vos gas­tos pre­vis­tos pe­las re­gras do no­vo Fun­deb só te­nham iní­cio em 2022, o que ge­ra um vá­cuo no fi­nan­ci­a­men­to da edu­ca­ção bá­si­ca du­ran­te o ano que vem.

Pa­ga­men­to de ina­ti­vos

O tex­to da re­la­to­ra na Câ­ma­ra proí­be o uso de ver­bas pa­ra o pa­ga­men­to de apo­sen­ta­dos e pen­si­o­nis­tas de es­ta­dos e pre­fei­tu­ras. Já a pro­pos­ta do go­ver­no per­mi­te o uso dos re­cur­sos do fun­do pa­ra o pa­ga­men­to de ina­ti­vos.

Trans­fe­rên­cia de ren­da

A pro­pos­ta ela­bo­ra­da pe­la Câ­ma­ra não pre­vê uti­li­za­ção de ver­bas do Fun­deb em pro­gra­mas de trans­fe­rên­cia de ren­da, mas ape­nas pa­ra o fi­nan­ci­a­men­to da edu­ca­ção. Já a ver­são do go­ver­no pre­vê que me­ta­de dos 10% adi­ci­o­nais da con­tri­bui­ção da União — ho­je o go­ver­no fe­de­ral já é res­pon­sá­vel por 10% do va­lor ar­re­ca­da­do pe­lo fun­do — vá pa­ra ini­ci­a­ti­vas des­te ti­po, vol­ta­das a cri­an­ças em ida­de es­co­lar em si­tu­a­ção de po­bre­za ou ex­tre­ma po­bre­za. Crí­ti­cos ar­gu­men­tam que es­ta é uma for­ma de cri­ar um pro­gra­ma de as­sis­tên­cia so­ci­al com re­cur­sos que se­ri­am da edu­ca­ção.

A pro­pos­ta ela­bo­ra­da pe­la Câ­ma­ra não pre­vê uti­li­za­ção de ver­bas do Fun­deb em pro­gra­mas de trans­fe­rên­cia de ren­da, mas ape­nas pa­ra o fi­nan­ci­a­men­to da edu­ca­ção. Já a ver­são do go­ver­no pre­vê que me­ta­de dos 10% adi­ci­o­nais da con­tri­bui­ção da União — ho­je o go­ver­no fe­de­ral já é res­pon­sá­vel por 10% do va­lor ar­re­ca­da­do pe­lo fun­do — vá pa­ra ini­ci­a­ti­vas des­te ti­po, vol­ta­das a cri­an­ças em ida­de es­co­lar em si­tu­a­ção de po­bre­za ou ex­tre­ma po­bre­za. Crí­ti­cos ar­gu­men­tam que es­ta é uma for­ma de cri­ar um pro­gra­ma de as­sis­tên­cia so­ci­al com re­cur­sos que se­ri­am da edu­ca­ção.

Vou­chers em cre­ches

O tex­to da Câ­ma­ra não pre­vê a uti­li­za­ção de re­cur­sos do no­vo Fun­deb pa­ra fi­nan­ci­ar en­ti­da­des pri­va­das de en­si­no. Já a pro­pos­ta do go­ver­no pre­vê o ofe­re­ci­men­to de vou­chers pa­ra cri­an­ças que não con­se­gui­rem va­gas em es­ta­be­le­ci­men­tos pú­bli­cos ou con­ve­ni­a­dos. O go­ver­no ar­gu­men­ta que es­sa é uma me­di­da pa­ra “as­se­gu­rar o aces­so à edu­ca­ção in­fan­til”.

Cri­té­ri­os de dis­tri­bui­ção

Pe­la pro­pos­ta da Câ­ma­ra, dos dez pon­tos per­cen­tu­ais a mais que a União apor­ta­rá, 7,5% se­rão dis­tri­buí­dos às re­des pú­bli­cas de en­si­no, mu­ni­ci­pais, es­ta­du­ais ou dis­tri­tais, que não al­can­ça­rem o va­lor mí­ni­mo por alu­no de­fi­ni­do pe­lo go­ver­no fe­de­ral. E 2,5 pon­tos per­cen­tu­ais irão pa­ra re­des que me­lho­ra­rem in­di­ca­do­res edu­ca­ci­o­nais e de ges­tão. Já o go­ver­no quer que ape­nas 2,5 pon­tos per­cen­tu­ais se­jam dis­tri­buí­dos às re­des que não con­se­gui­rem ga­ran­tir o investimento mí­ni­mo por alu­no. A re­gra pa­ra re­des que al­can­ça­rem me­lho­ria nos in­di­ca­do­res con­ti­nua igual. Ou­tros cin­co pon­tos per­cen­tu­ais vão pa­ra o pro­gra­ma de trans­fe­rên­cia de ren­da.

Te­to pa­ra pa­ga­men­to de pro­fis­si­o­nais

De acor­do com o tex­to pre­pa­ra­do pe­la re­la­to­ra na Câ­ma­ra, um mí­ni­mo de 70% dos re­cur­sos do fun­do de­vem ser uti­li­za­dos pa­ra o pa­ga­men­to de pro­fis­si­o­nais da edu­ca­ção bá­si­ca. A pro­pos­ta do go­ver­no, por sua vez, quer trans­for­mar o pi­so em te­to: no má­xi­mo 70% dos re­cur­sos do no­vo Fun­deb po­de­rão ser uti­li­za­dos pa­ra pa­gar pro­fis­si­o­nais da edu­ca­ção.