O globo, n. 31760, 21/07/2020. Rio, p. 13

 

Witzel, agora, quer “paz e amor” com a família Bolsonaro

21/07/2020

 

 

Governador diz que reuniu deputados do PSC para ajudar o presidente e faz elogios ao senador Flávio: “Fomos eleitos juntos'

 Va­mos aju­dar o pre­si­den­te”; “a po­lí­ti­ca é fei­ta de ajus­tes”. As du­as de­cla­ra­ções, so­ma­das a elo­gi­os ao se­na­dor Flá­vio Bol­so­na­ro (Re­pu­bli­ca­nos), de­ram o tom, on­tem, de uma en­tre­vis­ta do go­ver­na­dor Wil­son Wit­zel (PSC) à Rá­dio Tu­pi. Al­vo de um pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va e de in­ves­ti­ga­ções da Po­lí­cia Fe­de­ral, ele pas­sou a apos­tar num tom con­ci­li­a­tó­rio, afir­man­do que “o mo­men­to é de união”.

Wit­zel, que já tro­cou ofen­sas pu­bli­ca­men­te com o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro — por quem foi cha­ma­do de “es­tru­me” —, é in­ves­ti­ga­do por con­ta do su­per­fa­tu­ra­men­to de con­tra­tos emer­gen­ci­ais pa­ra a cons­tru­ção de hos­pi­tais de cam­pa­nha e com­pra de res­pi­ra­do­res, en­tre ou­tros equi­pa­men­tos. Mas ele dis­se não es­tar pre­o­cu­pa­do com o inqué­ri­to, que se en­con­tra no Su­pre­mo Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ) de­vi­do ao seu fo­ro pri­vi­le­gi­a­do. No me­lhor es­ti­lo “paz e amor”, afir­mou que su­as aten­ções es­tão vol­ta­das pa­ra um mai­or en­ten­di­men­to en­tre os go­ver­nos es­ta­du­al, fe­de­ral e mu­ni­ci­pal.

Com es­se ob­je­ti­vo, Wit­zel afir­mou que te­ve uma reu­nião no mês pas­sa­do com a ban­ca­da fe­de­ral do par­ti­do, do qual é pre­si­den­te de hon­ra, e pediu aos de­pu­ta­dos que aju­das­sem o Pa­lá­cio do Pla­nal­to.

—Fa­lei “va­mos aju­dar o pre­si­den­te”. É um mo­men­to de união. Nós fo­mos elei­tos jun­tos —dis­se Wit­zel, acres­cen­tan­do: —O se­na­dor Flá­vio Bol­so­na­ro ca­mi­nhou comigo pe­lo Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro. Aju­dou o Es­ta­do do Rio no fim do ano pas­sa­do com aque­le lei­lão da ces­são one­ro­sa (de blo­cos de ex­plo­ra­ção do pré-sal). Mais de um bi­lhão de re­ais vi­e­ram pa­ra o Rio. Eu so­li­ci­tei aos nos­sos de­pu­ta­dos fe­de­rais que fi­zes­sem uma reu­nião com o pre­si­den­te e co­lo­cas­sem o PSC à dis­po­si­ção pa­ra es­tar na ba­se, apoi­an­do as po­lí­ti­cas do go­ver­no fe­de­ral.

De­pu­ta­dos do PSC fo­ram, de fa­to, re­ce­bi­dos pe­lo pre­si­den­te no Pa­lá­cio do Pla­nal­to, mas fon­tes ou­vi­das pe­lo GLO­BO con­ta­ram que a ideia da reu­nião par­tiu da ban­ca­da, sem a in­ter­fe­rên­cia de Wit­zel.

O go­ver­na­dor ain­da mi­ni­mi­zou as crí­ti­cas de Jair Bol­so­na­ro às me­di­das de iso­la­men­to so­ci­al to­ma­das no Rio pa­ra o en­fren­ta­men­to da pan­de­mia do co­ro­na­ví­rus. Se­gun­do ele, o Pa­lá­cio do Pla­nal­to ado­tou ações re­co­men­da­das pe­la Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de (OMS).

—Nos­so go­ver­no man­tém um re­la­ci­o­na­men­to ins­ti­tu­ci­o­nal com a União e o mu­ni­cí­pio. Em ne­nhum mo­men­to hou­ve uma que­bra de diá­lo­go. A gen­te po­de ter uma di­fe­ren­ça aqui, aco­lá. Mas qu­e­ro di­zer o se­guin­te: o go­ver­no fe­de­ral ado­tou uma pos­tu­ra de acor­do com a OMS. O pre­si­den­te tem as crí­ti­cas de­le, que têm que ser res­pei­ta­das, mas ado­tou a pos­tu­ra de se­guir ori­en­ta­ções da OMS. Os go­ver­na­do­res, tam­bém.

Em re­la­ção ao ex-se­cre­tá­rio de Saú­de Ed­mar San­tos, pre­so sob a acu­sa­ção de pra­ti­car ir­re­gu­la­ri­da­des à fren­te da pas­ta, Wit­zel foi du­ro:

—Em ne­nhum mo­men­to nós ima­gi­na­ría­mos que ele pu­des­se fa­zer al­go da na­tu­re­za co­mo es­ta­mos ven­do ele ser acu­sa­do. Aque­la di­nhei­ra­ma to­da que apa­re­ceu (R$8 mi­lhões apre­en­di­dos du­ran­te a ope­ra­ção que re­sul­tou na pri­são de Ed­mar), que pro­va­vel­men­te es­tão di­zen­do que é de­le, é al­go as­sus­ta­dor.

Na se­ma­na pas­sa­da, Ed­mar te­ria ne­go­ci­a­do um acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da com a Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral da Re­pú­bli­ca.