O globo, n. 31760, 21/07/2020. Economia, p. 17

 

Reforma tributária

Renato Grandelle

21/07/2020

 

 

 Recorte capturado

Governo apresenta hoje 1ª fase, e busca apoio de empresários

 Em um ges­to ao Con­gres­so Na­ci­o­nal, o mi­nis­tro da Eco­no­mia, Paulo Gu­e­des, en­tre­ga pes­so­al­men­te ho­je a sua pro­pos­ta de re­for­ma tri­bu­tá­ria ao pre­si­den­te do Sena­do, Da­vi Al­co­lum­bre (DEM-AP), no Con­gres­so Na­ci­o­nal. O pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), tam­bém de­ve par­ti­ci­par do ato, que re­pre­sen­ta apenas a pri­mei­ra fa­se dos pla­nos do go­ver­no pa­ra al­te­rar o sis­te­ma de impostos do Bra­sil.

Co­mo es­tra­té­gia pa­ra ten­tar am­pli­ar o apoio à pro­pos­ta e não cri­ar atri­tos com go­ver­na­do­res e pre­fei­tos, Gu­e­des de­ci­diu en­vi­ar ao Con­gres­so ape­nas a uni­fi­ca­ção dos tri­bu­tos fe­de­rais PIS/Pa­sep e Co­fins. Eles se­rão aglu­ti­na­dos num im­pos­to cha­ma­do de Con­tri­bui­ção so­bre Bens e Ser­vi­ços (CBS), com alí­quo­ta de 12%.

A es­tra­té­gia bus­ca fu­gir do con­fli­to com go­ver­na­do­res e pre­fei­tos em um ano que os go­ver­nos lo­cais vi­ram o cai­xa mais va­zio em ra­zão do im­pac­to da pan­de­mia so­bre a ar­re­ca­da­ção. As­ses­so­res de Gu­e­des afir­mam que o mi­nis­tro não quer pro­por na­da que tra­te de es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os, mas vai “au­xi­li­ar” nas dis­cus­sões pa­ra in­cluir o ICMS (es­ta­du­al) e o ISS (mu­ni­ci­pal) num úni­co im­pos­to so­bre va­lor agre­ga­do.

A pro­pos­ta do go­ver­no vai se jun­ta­r a ou­tros dois tex­tos que já tra­mi­tam no Con­gres­so. Câ­ma­ra e Se­na­do dis­cu­tem­ re­for­mas tri­bu­tá­ri­as mais am­plas, com mais impostos. O tex­to da Câ­ma­ra uni­fi­ca cin­co impostos e odo Se­na­do, no­ve. A pro­pos­ta de Gu­e­des vais e so­ma­ra es­sa dis­cus­são.

 REU­NIÃO COM SER­VI­ÇOS

No ano pas­sa­do, foi cri­a­da uma co­mis­são en­tre se­na­do­res e de­pu­ta­dos pa­ra uni­fi­car os tex­tos. On­tem, Maia dis­se que Al­co­lum­bre de­ve anun­ci­ar o re­tor­no des­sas dis­cus­sões. Se­gun­do o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, o ide­al é con­se­guir apro­var uma re­for­ma o mais am­pla pos­sí­vel em re­la­ção à uni­fi­ca­ção de impostos. Mas ad­mi­tiu que po­de ser vo­ta­da ape­nas a pro­pos­ta do go­ver­no, se es­se for o con­sen­so.

—Aque­la (pro­pos­ta) que ti­ver vo­to, va­mos cons­truir a mai­o­ria pa­ra apro­var — dis­se Maia. — Mas se as con­di­ções exis­ti­rem ape­nas pa­ra o pro­je­to do go­ver­no, va­mos avan­çar do mes­mo jei­to. O im­por­tan­te é que a gen­te avan­ce e dê me­lho­res con­di­ções tri­bu­tá­ri­as pa­ra quem vai in­ves­tir no país.

Nos úl­ti­mos di­as, Gu­e­des tem in­ten­si­fi­ca­do con­ver­sas com em­pre­sá­ri­os pa­ra con­se­guir apoio den­tro e fo­ra do Con­gres­so. Na se­ma­na pas­sa­da, ele se reu­niu com o se­tor in­dus­tri­al. O go­ver­no op­tou por uma pro­pos­ta fa­ti­a­da em três fa­ses pa­ra fa­ci­li­tar a apro­va­ção do tex­to.

Pa­ra ama­nhã à tar­de, ele pla­ne­ja uma reu­nião vir­tu­al com um gran­de nú­me­ro de as­so­ci­a­ções e de em­pre­sá­ri­os do se­tor de ser­vi­ços e do co­mér­cio. O mi­nis­tro bus­ca apoio des­ses seg­men­tos pa­ra o tex­to da re­for­ma tri­bu­tá­ria. His­to­ri­ca­men­te es­se ra­mo da eco­no­mia, que re­pre­sen­ta cer­ca de 70% do PIB, é con­tra a uni­fi­ca­ção do PIS/Co­fins por­que re­pre­sen­ta, na prá­ti­ca, uma al­ta da car­ga tri­bu­tá­ria des­ses se­to­res. A ne­go­ci­a­ção é de­li­ca­da em ra­zão do im­pac­to que a pan­de­mia te­ve so­bre o se­tor de ser­vi­ços, um dos mais afe­ta­dos.

Pa­ra con­se­guir apoio, Gu­e­des vai pro­me­ter uma am­pla de­so­ne­ra­ção na fo­lha de pa­ga­men­to das em­pre­sas. A ideia ini­cia lé ze­ra­ra con­tri­bui­ção pa­tro­nal so­bre umou dois sa­lá­ri­os mí­ni­mos, pa­ra in­cen­ti­va­ra cri­a­ção de em­pre­gos no pós-cri­se. Pa­ra ban­car es­sa me­di­da, o go­ver­no pla­ne­ja a cri­a­ção de um po­lê­mi­co im­pos­to so­bre pa­ga­men­tos ele­trô­ni­cos, cu­ja abran­gên­cia ain­da es­tá em dis­cus­são.

A mes­ma pro­mes­sa de am­pla de­so­ne­ra­ção foi fei­ta a par­la­men­ta­res pa­ra evi­tar que eles der­ru­bem o ve­to do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro à pror­ro­ga­ção por um ano da de­so­ne­ra­ção de 17 se­to­res que são gran­des em­pre­ga­do­res no país.

A de­so­ne­ra­ção não sig­ni­fi­ca que es­tes se­to­res não pa­gam im­pos­to, ape­nas que ado­tam ou­tro mo­de­lo tri­bu­tá­rio. A con­ti­nui­da­de do be­ne­fí­cio ha­via si­do in­cluí­da no âm­bi­to da me­di­da pro­vi­só­ria (MP) 936, que per­mi­te a re­du­ção de jor­na­da e sa­lá­rio ou sus­pen­são do con­tra­to de tra­ba­lho em ca­rá­ter tem­po­rá­rio, pa­ra pre­ser­var em­pre­gos no mo­men­to que o país de­ve re­gis­tra­ra mai­or re­ces­são em 120 anos.

O pro­ble­ma é que, di­an­te do tem­po ne­ces­sá­rio pa­ra ma­tu­ra­ção no Con­gres­so de um de­ba­te so­bre re­for­ma tri­bu­tá­ria, o be­ne­fí­cio po­de ser ex­tin­to sem que as mu­dan­ças te­nham si­do apro­va­das. Nos cál­cu­los dos se­to­res, o fim da de­so­ne­ra­ção co­lo­ca em ris­co até um mi­lhão de em­pre­gos.

Gu­e­des se reu­niu com o se­tor in­dus­tri­al na se­ma­na pas­sa­da. O pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da In­dús­tria (CNI), Rob­son An­dra­de, afir­mou que ose to­réf avo rá­velà cri­a­ção de um im­pos­to so­bre pa­ga­men­tos ele­trô­ni­cos “se, em con­tra­par­ti­da, o go­ver­no for re­ti­ran­do a con­tri­bui­ção pre­vi­den­ciá­ria da fo­lha”.

On­tem, Maia de­fen­deu que o go­ver­no cor­te gas­tos par aban­ca­ra de­so­ne­ra­ção da fo­lha de sa­lá­ri­os:

—A me­lhor fon­te pa­ra fi­nan­ci­a­ra de so­ne ra­çãoéa­re­du­çã ode des­pe­sa pú­bli­ca. A gen­te não de­ve trans­fe­rir pa­ra a so­ci­e­da­de es­sa res­pon­sa­bi­li­da­de. A res­pon­sa­bi­li­da­de de ge­rar uma de­so­ne­ra­ção tem que ser fi­nan­cia da­co­ma re­du­ção das des­pe­sas fe­de­rais, e abrin­do es­pa­ço no Or­ça­men­to pa­ra co­brir es­sa de­so­ne­ra­ção.