O globo, n. 31759, 20/07/2020. País, p. 4

 

As armas do Brasil

Juliana Castro

Marco Grillo

Washington Luiz

Patrícia Comunello

20/07/2020

 

 

Volume de novos armamentos em poder de cidadãos cresce 601%

 Me­di­das que fle­xi­bi­li­za­ram o aces­so às ar­mas de fo­go, ace­le­ra­das no go­ver­no de Jair Bol­so­na­ro, le­va­ram a um au­men­to de 601%, em dez anos, na quan­ti­da­de de no­vos ar­ma­men­tos em po­der de ci­da­dãos co­muns. Da­dos da Po­lí­cia Fe­de­ral, ob­ti­dos pe­lo GLO­BO via Lei de Aces­so à In­for­ma­ção, mos­tram que, em 2009, 8.692 no­vas ar­mas fo­ram re­gis­tra­das — o nú­me­ro sal­tou pa­ra 60.973 no ano pas­sa­do. Em 2020, até abril, já fo­ram 33.776.

O cres­ci­men­to dos no­vos re­gis­tros ocor­reu em 26 uni­da­des da Fe­de­ra­ção, com que­da ape­nas no Ama­zo­nas. O le­van­ta­men­to con­si­de­rou três ca­te­go­ri­as elen­ca­das pe­la PF: ci­da­dãos, ser­vi­do­res( há pro­fis­sões do se­tor pú­bli­co que dão di­rei­to à re­qui­si­ção) e ca­ça­do­res de sub­sis­tên­cia, mo­ra­do­res de áre­as ru­rais que têm a ati­vi­da­de de ca­ça co­mo meio de sus­ten­to. É jus­ta­men­te es­te ofí­cio que faz com que o Acre te­nha, pro­por­ci­o­nal­men­te em re­la­ção ao nú­me­ro de ha­bi­tan­tes, o mai­or vo­lu­me de ar­mas com re­gis­tro ativo na mão de pes­so­as fí­si­cas. Em se­gui­da, vêm San­ta Ca­ta­ri­na e Rio Gran­de do Sul, es­ta­do com mai­or nú­me­ro ab­so­lu­to de ar­ma­men­tos: 78.929.

Exis­tem ho­je 1,1 mi­lhão de ar­mas re­gis­tra­das no sis­te­ma da PF, das quais 550 mil são de ci­da­dãos. Há ain­da 341 mil com ór­gãos pú­bli­cos, co­mo a pró­pria PF e po­lí­ci­as ci­vis — o res­tan­te é de res­pon­sa­bi­li­da­de de em­pre­sas de se­gu­ran­ça pri­va­da, en­tre ou­tros. O ar­ma­men­to das For­ças Ar­ma­das e das po­lí­ci­as mi­li­ta­res é ca­das­tra­do em ou­tro sis­te­ma, sob ges­tão do Exér­ci­to. Já com re­la­ção ao por­te, o di­rei­to de an­dar ar­ma­do na rua, o au­men­to de no­vos re­gis­tros no país foi de 227% em dez anos: fo­ram 2.945 con­ces­sões pa­ra de­fe­sa pes­so­al em 2019, fren­te a 898 em 2009.

PRO­MES­SA DE CAM­PA­NHA

A fa­ci­li­ta­ção do aces­so foi uma das ban­dei­ras de cam­pa­nha de Bol­son aro, que, já na Pre­si­dên­cia, edi­tou de­cre­tos so­bre o as­sun­to e pro­mo­veu uma mu­dan­ça que aju­dou a im­pul­si­o­na­ra com­pra. A le­gis­la­ção pre­vê odir ei­toà pos­se, quan­do o ci­da­dã opo de­ter a ar­ma em ca­sao uno tra­ba­lho, nos ca­so sem que há a com­pro­va­ção da “efe­ti­va ne­ces­si­da­de”. An­tes do atu­al go­ver­no, ca­bia aos agen­tes da PF fa­ze­rem es­ta análise. A par­tir de me­a­dos do ano pas­sa­do, a au­to­de­cla­ra­ção do so­li­ci­tan­te pas­sou a ser en­ca­ra­da co­mo su­fi­ci­en­te pa­ra ates­ta­ra ne­ces­si­da­de —há ain­da a obri­ga­ção de apre­sen­tar cer­ti­dões ne­ga­ti­vas de an­te­ce­den­tes cri­mi­nais, pas­sar por um exa­me de ap­ti­dão psi­co­ló­gi­ca, en­tre ou­tros pon­tos. Em re­la­ção a 2018, o au­men­to de no­vos re­gis­tros em 2019 foi de 64%.

—A mu­dan­ça ace­le­ra os re­gis­tros, mas não é só is­so. Tem ou­tros in­gre­di­en­tes (que vi­e­ram com os de­cre­tos), co­mo o au­men­to da quan­ti­da­de e de ti­pos de ar­mas que ca­da pes­soa po­de ter e o au­men­to de aces­so à mu­ni­ção. Tam­bém não po­de­mos es­que­cer o dis­cur­so próar­mas, de po­lí­ti­co fa­zen­do ar­mi­nha com a mão. Cria qua­se um fe­ti­che — afir­mou a ad­vo­ga­da Isa­bel Fi­guei­re­do, in­te­gran­te do Fó­rum Bra­si­lei­ro de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca.

Em ju­nho, O GLO­BO mos­trou que o nú­me­ro de mu­ni­ções ven­di­das en­tre ja­nei­ro e mai­o­qua­se­do­brou­em­re­la­ção ao mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do, re­fle­xo de uma me­di­da do go­ver­no que au­men­tou o li­mi­te de com­pra de car­tu­chos.

Es­pe­ci­a­lis­tas no te­ma re­fu­tam te­se de que mais ar­mas re­pre­sen­tam mais se­gu­ran­ça, já que, na mai­o­ria das ve­zes, os al­vos de cri­mes são pe­gos de sur­pre­sa e não têm tem­po de re­a­gir. No en­tan­to, é a bus­ca pe­la sen­sa­ção de mai­or se­gu­ran­ça que im­pul­si­o­na a pro­cu­ra. A mé­di­ca Ga­bri­e­la Leb­sa, mo­ra­do­ra de Por­to Ale­gre, con­quis­tou a pos­se em 2019.

— Se eu sen­tir mi­nha ca­sa ou mi­nha fa­mí­lia ame­a­ça­da, vou sa­ber co­mo nos de­fen­der. Es­pe­ro não usar, mas, se pre­ci­sar, vou sa­ber —dis­se ela, que fre­quen­ta um clu­be de ti­ro.

Em For­mo­sa (GO), o do­no de um pos­to de ga­so­li­na, que pre­fe­re não se iden­ti­fi­car, re­qui­si­tou a pos­se em abril e, no mês se­guin­te, já es­ta­va com a pis­to­la em mãos:

— Fui as­sal­ta­do qua­tro ve­zes na mes­ma se­ma­na. O po­der pú­bli­co não che­ga aqui. Eu não te­nho con­di­ções de con­tra­tar se­gu­ran­ça pri­va­da.

Pes­qui­sas de opi­nião mos­tram que a mai­o­ria da po­pu­la­ção é con­tra a ex­pan­são do aces­so. No ano pas­sa­do, o Da­ta­fo­lha mos­trou que 66% dos bra­si­lei­ros con­si­de­ra­vam que a pos­se de ar­mas de­ve­ria ser proi­bi­da. Em maio, o mes­mo ins­ti­tu­to in­di­cou a re­jei­ção de 72% da po­pu­la­ção à fra­se em que Bol­so­na­ro afir­mou que­rer “to­do mun­do ar­ma­do”.

— Ele não é só o pre­si­den­te dos ado­ra­do­res de ar­mas. Quan­do fa­la aber­ta­men­te so­bre ar­mar a po­pu­la­ção, ele dá o tom. Não é só aque­la dis­cus­são de le­gí­ti­ma de­fe­sa, que é uma fa­lá­cia. É mui­to pre­o­cu­pan­te, não só o im­pac­to pa­ra se­gu­ran­ça pú­bli­ca, mas pa­ra a de­mo­cra­cia — re­for­çou a di­re­to­ra de Pro­gra­mas do Ins­ti­tu­to Iga­ra­pé, Me­li­na Ris­so.