O globo, n. 31759, 20/07/2020. País, p. 5
Bolsonaro elogia relação atual com Congresso
Daniel Gullino
20/07/2020
Depois de gestos de aproximação que irritaram a ala ideológica do governo, como a distribuição de cargos ao centrão. presidente diz que vive “bom momento” na convivência com deputados e senadores
Em meio a diversos gestos de pacificação direcionados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso —que provocaram a irritação de representantes da ala ideológica do governo —, o presidente Jair Bolsonaro disse ontem que está vivendo um bom momento na relação com deputados e senadores. Nos últimos meses, o Palácio do Planalto iniciou uma aproximação com partidos do centrão, o que incluiu a distribuição de cargos no Executivo. A agenda de viagens para as próximas semanas, quando Bolsonaro deixar a quarentena forçada pela contaminação por coronavírus, prevê uma ida ao Piauí ao lado do senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos expoentes do grupo.
A declaração de ontem foi feita a apoiadores, que estavam reunidos na frente do Palácio da Alvorada. Enquanto criticava novamente o projeto que tem o objetivo de coibir a produção e a disseminação de notícias falsas, em tramitação na Câmara, Bolsonaro elogiou o que chamou de “mídia livre” e citou o estágio atual da relação com os parlamentares.
—No momento, estou com um bom relacionamento com o Parlamento. Mas a renovação é natural, até para o cargo de presidente, se for o caso —disse, em referência à eleição de 2022.
AGLOMERAÇÃO NO ALVORADA
O movimento de aproximação com o centrão já incluiu a distribuição de cargos, como diretorias do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Em aceno ao Judiciário, o governo retirou de postos de vice-líderes na Câmara deputados que fazem ataques frequentes ao STF e recomendou ao ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que ligasse para o ministro Gilmar Mendes, do STF, em meio a uma crise com os militares. Pazuello, ontem, foi novamente elogiado por Bolsonaro.
— Demos azar com essa pandemia (de coronavírus), mas vamos sair dessa. Temos uma excelente equipe de ministros, a começar com o da Saúde. Está dando certo. Aos poucos, nós vamos construindo o futuro do Brasil.
A declaração, transmitida pelo presidente nas redes sociais, ocorreu em frente a centenas de apoiadores que se aglomeravam nas proximidades do Palácio da Alvorada, atitude que não é recomendada pelas autoridades de saúde devido à Covid-19.
Como O GLOBO mostrou ontem, em meio à redução do tom presidencial nas declarações sobre Congresso e Judiciário, o assessor especial Filipe Martins, ligado ao ideólogo Olavo de Carvalho, reconheceu o enfraquecimento do discurso ideológico no governo. O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, influente nas redes sociais, reclamou da “criminalização” dos conservadores.