O globo, n. 31759, 20/07/2020. País, p. 5

 

Bolsonaro elogia relação atual com Congresso

Daniel Gullino

20/07/2020

 

 

Depois de gestos de aproximação que irritaram a ala ideológica do governo, como a distribuição de cargos ao centrão. presidente diz que vive “bom momento” na convivência com deputados e senadores

 Em meio a di­ver­sos ges­tos de pa­ci­fi­ca­ção di­re­ci­o­na­dos ao Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) e ao Con­gres­so —que pro­vo­ca­ram a ir­ri­ta­ção de re­pre­sen­tan­tes da ala ide­o­ló­gi­ca do go­ver­no —, o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro dis­se on­tem que es­tá vi­ven­do um bom mo­men­to na re­la­ção com de­pu­ta­dos e se­na­do­res. Nos úl­ti­mos me­ses, o Pa­lá­cio do Pla­nal­to ini­ci­ou uma apro­xi­ma­ção com par­ti­dos do cen­trão, o que in­cluiu a dis­tri­bui­ção de car­gos no Exe­cu­ti­vo. A agenda de vi­a­gens pa­ra as pró­xi­mas se­ma­nas, quan­do Bol­so­na­ro dei­xar a qua­ren­te­na for­ça­da pe­la con­ta­mi­na­ção por co­ro­na­ví­rus, pre­vê uma ida ao Pi­auí ao la­do do se­na­dor Ci­ro Nogueira (PP-PI), um dos ex­po­en­tes do gru­po.

A de­cla­ra­ção de on­tem foi fei­ta a apoi­a­do­res, que es­ta­vam reu­ni­dos na fren­te do Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da. En­quan­to cri­ti­ca­va no­va­men­te o pro­je­to que tem o ob­je­ti­vo de coi­bir a pro­du­ção e a dis­se­mi­na­ção de no­tí­ci­as fal­sas, em tra­mi­ta­ção na Câ­ma­ra, Bol­so­na­ro elo­gi­ou o que cha­mou de “mí­dia li­vre” e ci­tou o es­tá­gio atu­al da re­la­ção com os par­la­men­ta­res.

—No mo­men­to, es­tou com um bom re­la­ci­o­na­men­to com o Par­la­men­to. Mas a re­no­va­ção é na­tu­ral, até pa­ra o car­go de pre­si­den­te, se for o ca­so —dis­se, em re­fe­rên­cia à elei­ção de 2022.

AGLO­ME­RA­ÇÃO NO AL­VO­RA­DA

O mo­vi­men­to de apro­xi­ma­ção com o cen­trão já in­cluiu a dis­tri­bui­ção de car­gos, co­mo di­re­to­ri­as do Fun­do Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to da Edu­ca­ção. Em ace­no ao Ju­di­ciá­rio, o go­ver­no re­ti­rou de pos­tos de vi­ce-lí­de­res na Câ­ma­ra de­pu­ta­dos que fa­zem ata­ques fre­quen­tes ao STF e re­co­men­dou ao mi­nis­tro in­te­ri­no da Saú­de, Edu­ar­do Pa­zu­el­lo, que li­gas­se pa­ra o mi­nis­tro Gil­mar Men­des, do STF, em meio a uma cri­se com os mi­li­ta­res. Pa­zu­el­lo, on­tem, foi no­va­men­te elo­gi­a­do por Bol­so­na­ro.

— De­mos azar com es­sa pan­de­mia (de co­ro­na­ví­rus), mas va­mos sair des­sa. Te­mos uma ex­ce­len­te equi­pe de mi­nis­tros, a co­me­çar com o da Saú­de. Es­tá dan­do cer­to. Aos pou­cos, nós va­mos cons­truin­do o fu­tu­ro do Bra­sil.

A de­cla­ra­ção, trans­mi­ti­da pe­lo pre­si­den­te nas re­des so­ci­ais, ocor­reu em fren­te a cen­te­nas de apoi­a­do­res que se aglo­me­ra­vam nas pro­xi­mi­da­des do Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da, ati­tu­de que não é re­co­men­da­da pe­las au­to­ri­da­des de saú­de de­vi­do à Co­vid-19.

Co­mo O GLO­BO mos­trou on­tem, em meio à re­du­ção do tom pre­si­den­ci­al nas de­cla­ra­ções so­bre Con­gres­so e Ju­di­ciá­rio, o as­ses­sor es­pe­ci­al Fi­li­pe Mar­tins, li­ga­do ao ideó­lo­go Ola­vo de Car­va­lho, re­co­nhe­ceu o en­fra­que­ci­men­to do dis­cur­so ide­o­ló­gi­co no go­ver­no. O blo­guei­ro bol­so­na­ris­ta Al­lan dos San­tos, in­flu­en­te nas re­des so­ci­ais, re­cla­mou da “cri­mi­na­li­za­ção” dos con­ser­va­do­res.