O globo, n. 31759, 20/07/2020. País, p. 7

 

Contra Bolsonaro líderes planejam “MDB da esquerda” para 2022

Thiago Prado

20/07/2020

 

 

Flávio Di­no co­man­da ar­ti­cu­la­ção, que tem co­mo um dos pla­nos a fu­são en­tre PSB e PC­doB e po­de ti­rar Frei­xo do PSOL

 Uma sé­rie de con­ver­sas en­vol­ven­do lí­de­res da es­quer­da bra­si­lei­ra es­tá em cur­so, com o ob­je­ti­vo de co­lo­car de pé um no­vo par­ti­do de­pois das elei­ções mu­ni­ci­pais de no­vem­bro. O pri­mei­ro si­nal que re­ve­la as ar­ti­cu­la­ções é o na­mo­ro en­tre o PSB e o go­ver­na­dor do Ma­ra­nhão, Flávio Di­no (PC­doB), re­ve­la­do pe­lo GLO­BO na se­ma­na pas­sa­da.

Na ver­da­de, o que Di­no re­al­men­te de­se­ja é uma fu­são das du­as si­glas, de olho na elei­ção pre­si­den­ci­al de 2022. Ele qu­er ser can­di­da­to ao Pa­lá­cio do Pla­nal­to, em­bo­ra ne­gue pu­bli­ca­men­te o so­nho. Se­to­res do PSB gos­tam da ideia de unir for­ças, e o par­ti­do pa­rou de lan­çar o ba­lão de en­saio da can­di­da­tu­ra do ex-mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) Jo­a­quim Bar­bo­sa, fi­li­a­do des­de 2018.

Com a fu­são, se­ria pos­sí­vel to­car um fun­do elei­to­ral de mais de R$ 145 mi­lhões, va­lor su­pe­ri­or ao que é re­ce­bi­do por PSDB, DEM e PP. A in­ter­lo­cu­to­res, Di­no cha­ma o pro­je­to de “MDB da es­quer­da”, pois acre­di­ta que po­de­rá trazer pa­ra o no­vo par­ti­do vá­ri­os no­mes in­sa­tis­fei­tos com os ru­mos das su­as pró­pri­as le­gen­das. Um dos exem­plos é o de­pu­ta­do fe­de­ral Mar­ce­lo Frei­xo (PSOL-RJ).

Faz tem­po que Frei­xo e PSOL não se bi­cam no Rio. O ápi­ce deu-se es­te ano, quan­do o par­ti­do qu­e­ria obri­gá-lo a par­ti­ci­par de pré­vi­as na dis­pu­ta pe­la Pre­fei­tu­ra do Rio, mes­mo sen­do ele a prin­ci­pal for­ça elei­to­ral da es­quer­da ca­ri­o­ca. Frei­xo tam­bém can­sou há tem­pos do ra­di­ca­lis­mo da le­gen­da no es­ta­do e se ir­ri­ta com o fo­go ami­go in­ter­no por ter bom re­la­ci­o­na­men­to com ou­tras for­ças po­lí­ti­cas —o de­pu­ta­do sem­pre te­ve diá­lo­go aber­to com fi­gu­ras co­mo o ex-pre­si­den­te da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Rio (Alerj) Jor­ge Pic­ci­a­ni (ex-in­te­gran­te do MDB) e o atu­al pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ).

É jus­ta­men­te es­se ti­po de co­ne­xão da es­quer­da com ou­tros ato­res que Di­no tem ten­ta­do fa­zer nos úl­ti­mos me­ses. Con­for­me in­for­mou o co­lu­nis­ta Gui­lher­me Ama­do na re­vis­ta Épo­ca, ele, Frei­xo, Maia, o go­ver­na­dor do Rio Gran­de do Sul, Edu­ar­do Lei­te (PSDB), e o apre­sen­ta­dor Lu­ci­a­no Huck já fi­ze­ram vá­ri­os en­con­tros vir­tu­ais re­cen­te­men­te pa­ra de­ba­ter a con­jun­tu­ra po­lí­ti­ca. São per­so­na­gens que ja­mais es­ta­rão jun­tos elei­to­ral­men­te em um pri­mei­ro tur­no, mas que, ao as­si­na­rem ma­ni­fes­tos re­cen­tes con­tra o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, cons­tro­em pon­tes pa­ra ou­tras eta­pas de uma pos­sí­vel dis­pu­ta.

Os obs­tá­cu­los pa­ra a re­le­vân­cia des­sa no­va es­quer­da que ten­ta nas­cer es­tão den­tro da pró­pria es­quer­da: fal­tan­do mais de dois anos pa­ra a elei­ção pre­si­den­ci­al, PT e PDT não ar­re­dam o pé de en­ca­be­çar uma cha­pa pa­ra en­fren­tar Bol­so­na­ro. E, no meio da ri­va­li­da­de en­tre o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va e o ex-go­ver­na­dor do Ce­a­rá Ci­ro Go­mes, es­tá Fer­nan­do Had­dad, der­ro­ta­do em 2018 por Bol­so­na­ro.

Atu­al­men­te, exis­te o Had­dad que apa­re­ce em en­tre­vis­tas e o Had­dad das con­ver­sas nos bas­ti­do­res. O pri­mei­ro não con­tra­ria Lu­la em pú­bli­co e sua es­tra­té­gia de re­jei­tar ma­ni­fes­tos su­pra­par­ti­dá­ri­os con­tra Bol­so­na­ro. A pro­pó­si­to, no úl­ti­mo fim de se­ma­na, o pe­tis­ta te­ve que pas­sar ho­ras em con­ver­sas te­lefô­ni­cas des­men­tin­do mais uma vez que vai ce­der à von­ta­de do ex-pre­si­den­te de co­lo­cá-lo na dis­pu­ta pe­la pre­fei­tu­ra de São Pau­lo no lu­gar de Jil­mar Tat­to. Já o se­gun­do Had­dad é mui­to mais en­fá­ti­co na ne­ces­si­da­de de a es­quer­da or­ga­ni­zar um dis­cur­so mais am­plo. Ele vem con­ver­san­do fre­quen­te­men­te com Di­no e Frei­xo so­bre es­ses mo­vi­men­tos, em­bo­ra não co­gi­te dei­xar o PT.

Di­no ava­lia que a es­quer­da po­de­rá per­der em to­das as ca­pi­tais bra­si­lei­ras em no­vem­bro, di­an­te dos pré­can­di­da­tos es­co­lhi­dos até o mo­men­to —PSB e PDT co­man­dam, so­ma­dos, cin­co ca­pi­tais, en­quan­to PT e PC­doB não es­tão à fren­te de ne­nhu­ma. Es­se gran­de fra­cas­so, co­mo la­men­ta a in­ter­lo­cu­to­res, po­de­rá ca­ta­li­sar a cri­a­ção de um no­vo par­ti­do e, tal­vez, en­saie uma união mai­or do cam­po. O go­ver­na­dor do Ma­ra­nhão vem ten­tan­do mos­trar is­so a Lu­la em con­ver­sas pe­rió­di­cas por te­le­fo­ne, jus­ta­men­te por acre­di­tar não ser pos­sí­vel ven­cer Bol­so­na­ro ab­di­can­do do lu­lis­mo. Por ora, con­tu­do, o PT não abre mão de jei­to ne­nhum de ter can­di­da­to pró­prio em 2022.