O globo, n. 31758, 19/07/2020. País, p. 6

 

Bolsonaro vai ampliar agenda de viagens pós-quarentena

Gustavo Maia

19/07/2020

 

 

Presidente prevê rota de inaugurações passando por Bahia e São Paulo

 De “molho” no Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da há qua­se du­as se­ma­nas por ter con­traí­do o co­ro­na­ví­rus, o presidente Jair Bol­so­na­ro pla­ne­ja uma sé­rie de vi­a­gens se­ma­nais pe­lo Brasil pa­ra qu­an­do dei­xar a qua­ren­te­na for­ça­da pe­la Covid-19. Es­tão no ra­dar mu­ni­cí­pi­os na Bahia, Pi­auí, São Pau­lo e Ma­to Gros­so. A ideia das vi­a­gens é pas­sar uma ima­gem pa­ra a po­pu­la­ção de que o go­ver­no se­gue tra­ba­lhan­do.

Até o mo­men­to, a Pre­si­dên­cia pre­vê vi­a­gens no próximo fim de se­ma­na às ci­da­des de Cam­po Ale­gre de Lou­res (BA), pa­ra inau­gu­rar a adu­to­ra que cap­ta água do Rio São Fran­cis­co, e São Rai­mun­do No­na­to (PI), on­de de­ve vi­si­tar o Museu do Ho­mem Americano ao la­do do se­na­dor e presidente do PP, Ci­ro No­guei­ra (PI). O PP é o mai­or par­ti­do do cen­trão, gru­po que ago­ra é tra­ta­do co­mo ali­a­do pre­fe­ren­ci­al pe­lo go­ver­no.

Em trans­mis­são ao vivo nas su­as re­des so­ci­ais na quin­ta-fei­ra, Bol­so­na­ro dis­se que a ideia de fa­zer du­as agen­das por se­ma­na pa­ra “inau­gu­rar obras” ocor­re porque “se de­pen­der da mí­dia lo­cal, vo­cê não apa­re­ce”.

An­tes da do­en­ça, Bol­so­na­ro fez du­as vi­a­gens acom­pa­nha­do do ministro do De­sen­vol­vi­men­to Re­gi­o­nal, Rogério Ma­ri­nho: ao Ce­a­rá, pa­ra inau­gu­rar um tre­cho da trans­po­si­ção do São Fran­cis­co, e a San­ta Ca­ta­ri­na, pa­ra so­bre­vo­ar a re­gião afe­ta­da por um ci­clo­ne.

O presidente tam­bém dis­se na quin­ta que, “aca­ban­do a ques­tão do vírus”, irá em agos­to ao Va­le do Ri­bei­ra, em São Pau­lo, re­gião on­de foi cri­a­do. Ele qu­er participar da inau­gu­ra­ção de uma pon­te em El­do­ra­do (SP), ci­da­de on­de vi­veu e na qual mo­ra sua mãe, Olin­da, de 93 anos. Na oca­sião, de­ve per­noi­tar lá pa­ra “matar as saudades”. Ele afir­mou que te­rá “to­do o cui­da­do do mun­do”, por­que a mãe é “tre­men­do gru­po de risco” pa­ra a Covid-19. O presidente qu­er vi­si­tar ain­da uma ins­ti­tui­ção mi­li­tar que for­ma ati­ra­do­res na re­gião.

Bol­so­na­ro pretende co­me­çar a viagem por São Vicente, na Bai­xa­da San­tis­ta, pa­ra inau­gu­rar uma pon­te que, se­gun­do ele, “ti­nha que ter re­cur­sos do go­ver­no do es­ta­do”, mas foi con­cluí­da com ver­bas fe­de­rais. A de­cla­ra­ção dá mos­tras de que pretende usar a in­cur­são pa­ra al­fi­ne­tar o governador João Do­ria (PSDB), seu desa­fe­to.

Bol­so­na­ro tam­bém de­ve ir ao lan­ça­men­to de um con­jun­to ha­bi­ta­ci­o­nal em Santos (SP), par­te do pro­gra­ma Mi­nha Ca­sa Mi­nha Vi­da. A obra che­gou a ser paralisada, em 2014, mas foi retomada e, em ja­nei­ro, o em­pre­en­di­men­to foi in­cluí­do no pro­gra­ma.

O presidente qu­er ain­da ir ao Ma­to Gros­so nos pró­xi­mos me­ses. Em ou­ra oca­sião, ele já se dis­se gra­to aos mo­ra­do­res do es­ta­do, após ver ima­gens de instalações de out­do­ors em seu apoio. O pla­ne­ja­men­to pre­vê pas­sa­gens por Sor­ri­so, Si­nop e Nova Ubi­ra­tã, on­de de­ve es­tar pa­ra o lan­ça­men­to da Co­lhei­ta Na­ci­o­nal do Al­go­dão.