O globo, n. 31754, 15/07/2020. Sociedade, p. 21

 

Dois meses sem comando na saude

André de Souza

Paula Ferreira

15/07/2020

 

 

No pi­or mo­men­to da pan­de­mia, mi­nis­té­rio acé­fa­lo e mi­li­ta­ri­za­do fa­lha na res­pos­ta

 “O B­ra­sil vi­ve ao mes­mo tem­po uma pan­de­mia e um pan­demô­nio.” É as­sim que o ci­en­tis­ta Mi­guel Ni­co­le­lis se re­fe­re aos dois me­ses com­ple­ta­dos ho­je sem um ti­tu­lar à fren­te do Mi­nis­té­rio da Saú­de. E, co­mo ele lem­bra, “o pan­demô­nio tam­bém ma­ta.”

Des­de a saí­da do ex-mi­nis­tro Nel­son Tei­ch,em 15 de ­maio, a pas­ta se­gue sob co­man­do in­te­ri­no e com uma ges­tão mi­li­tar que mu­dou pro­to­co­los e ro­ti­nas e en­fren­ta di­fi­cul­da­des pa­ra cum­prir al­gu­mas pro­mes­sas, co­mo a dis­tri­bui­ção de 46 mi­lhões de tes­tes.

Com a che­ga­da dos mi­li­ta­res na pas­ta, re­pre­sen­ta­dos no pos­to má­xi­mo pe­lo mi­nis­tro in­te­ri­no, Edu­ar­do Pa­zu­el­lo, o mi­nis­té­rio mer­gu­lhou em um cli­ma in­ter­no de des­con­fi­an­ça. Na vi­são de fun­ci­o­ná­ri­os, ci­en­tis­tas e ges­to­res pú­bli­cos, a pas­ta es­tá à de­ri­va jus­ta­men­te quan­do de­ve­ria con­du­zir o en­fren­ta­men­to à cri­se sa­ni­tá­ria mais gra­ve do sé­cu­lo.

—Não há uma vi­são glo­bal. Já era de­fi­ci­en­te com o mi­nis­tro Luis Hen­ri­que Man­det­ta (que dei­xou o car­go em abril) e de­pois foi pi­o­ran­do até que, ago­ra, nin­guém li­ga mais pa­ra o que o mi­nis­té­rio fa­la. As­sim, ca­da go­ver­na­dor vai to­man­do ati­tu­des, sob pres­são dos pre­fei­tos, e che­ga­mos a uma ver­da­dei­ra ba­gun­ça —diz Pau­lo Lo­tu­fo, pro­fes­sor de epi­de­mi­o­lo­gia da USP.

Pa­zu­el­lo viu acur­va de­cas ose óbi­tos cres­cer ver­ti­gi­no­sa­men­te du­ran­te os 61 di­as de sua ges­tão. Em 14 de maio, o Bra­sil ti­nha uma mé­dia de 9.627 ca­sos diá­ri­os; on­tem, eram 36.650. Em re­la­ção aos óbi­tos, a mé­dia pas­sou de 686 mor­tes pa­ra 1.056 no mes­mo pe­río­do.

— É uma si­tu­a­ção sem pre­ce­den­tes no mun­do. As en­ti­da­des glo­bais não con­se­guem en­ten­der co­mo o país que é o se­gun­do em nú­me­ro de óbi­tos do mun­do não tem um mi­nis­tro efe­ti­vo, ape­nas um in­te­ri­no que não se pro­nun­cia e não trans­mi­te ne­nhum ti­po de men­sa­gem num mo­men­to crí­ti­co do país —diz Ni­co­le­lis, co­or­de­na­dor do co­mi­tê ci­en­tí­fi­co do consórcio de go­ver­na­do­res do Nor­des­te.

ORDENS DE BOL­SO­NA­RO

Ao lon­go dos úl­ti­mos dois me­ses, a pas­ta, que de­ve­ria se gu irà ris­ca evi­dên­ci­as ci­en­tí­fi­cas, ig­no­rou-asem al­guns ca­sos pa­ra aten­de­ra von­ta­de do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, co­mo na mu­dan­ça de ori­en­ta­ções so­bre o uso de hi­dro­xi­clo­ro­qui­na no tra­ta­men­to da Co­vid-19.

Não há com­pro­va­ção ci­en­tí­fi­ca da efi­cá­cia do re­mé­dio no com­ba­te ao no­vo co­ro­na­ví­rus, mas Bol­so­na­ro in­sis­tia no seu uso até mes­mo nos ca­sos le­ves. Já o Mi­nis­té­rio da Saú­de au­to­ri­za­va sua uti­li­za­ção ape­nas em pa­ci­en­tes em es­ta­do gra­ve.

A di­ver­gên­cia nes­se pon­to le­vou Tei­ch a dei­xar o go­ver­no com me­nos de um mês no car­go. Após sua que­da, o ge­ne­ral Pa­zu­el­lo, en­tão se­cre­tá­rio-exe­cu­ti­vo da pas­ta, as­su­miu in­te­ri­na­men­to o pos­to de mi­nis­tro. Ape­nas cin­co di­as de­pois, o mi­nis­té­rio edi­tou no­vo pro­to­co­lo, au­to­ri­zan­do ou so­da hi­dro­xi­clo­ro­qui­na pa­ra pa­ci­en­tes em to­dos os es­tá­gio da do­en­ça.

No co­me­ço de ju­nho,são deBol so­nar o, o mi­nis­té­rio mu­dou afor­ma de di­vul­ga­ção dos nú­me­ros da Co­vid-19, pon­do em xe­que a cre­di­bi­li­da­de das es­ta­tís­ti­cas ofi­ci­ais. Os da­dos, que eram­di vul­ga­dos às19h, pas­sa­ram a ser pu­bli­ci­za­dos ape­nas per­to das22h, pa­ra di­fi­cul­ta­ra vei­cu­la­ção de re­por­ta­gens.

O Mi­nis­té­rio da Saú­de tam­bém pas­sou a pu­bli­car ape­nas a quan­ti­da­de de ca­sos e de mor­tes con­fir­ma­dos nas 24 ho­ras an­te­ri­o­res, sem in­for­mar o to­tal acu­mu­la­do.

As mu­dan­ças fo­ram sus­pen­sas por de­ci­são do mi­nis­tro Ale­xan­dre de Mo­ra­es, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral. Ele de­ter­mi­nou que o mi­nis­té­rio re­to­mas­se a for­ma tra­di­ci­o­nal de di­vul­ga­ção, con­si­de­ran­do to­dos os ca­sos con­fir­ma­dos nas úl­ti­mas 24 ho­ras, e in­for­man­do o to­tal acu­mu­la­do.

— Pa­ra os epi­de­mi­o­lo­gis­tas, a de­sor­ga­ni­za­ção do mi­nis­té­rio e a fal­ta de trans­pa­rên­cia de da­dos pre­ju­di­ca aná­li­ses e a de­fi­ni­ção de es­tra­té­gi­as. Só com nú­me­ros exa­tos e re­ais po­de­mos fa­zer pre­vi­sões de ce­ná­ri­os. Se es­ses da­dos não re­pre­sen­tam a re­a­li­da­de, a pre­vi­são es­tá fu­ra­da e fi­ca­mos dan­do ti­ros no es­cu­ro — diz Lu­ci­a­na Cos­ta, di­re­to­ra-ad­jun­ta do Ins­ti­tu­to de Mi­cro­bi­o­lo­gia da UFRJ.

LO­GÍS­TI­CA MELHOROU

Em­bo­ra ges­to­res de saú­de dos es­ta­dos apon­tem que hou­ve uma me­lho­ra na dis­tri­bui­ção de pro­du­tos ne­ces­sá­ri­os no en­fren­ta­men­to à do­en­ça, os se­cre­tá­ri­os aler­tam que ela con­ti­nua abai­xo do ide­al, em es­pe­ci­al no que diz res­pei­to aos tes­tes pa­ra de­tec­tar o no­vo co­ro­na­ví­rus.

Em 24 de ju­nho, o Mi­nis­té­rio da Saú­de re­a­fir­mou o pla­no da ges­tão Tei­ch de dis­tri­buir 46 mi­lhões de tes­tes à po­pu­la­ção. Mas, se­gun­do o por­tal ofi­ci­al Lo­ca­li­za SUS, fo­ram dis­tri­buí­dos 12,5 mi­lhões de tes­tes até on­tem (27%).

A pas­ta afir­mou à re­por­ta­gem que “par­te dos tes­tes ain­da es­tão com o Mi­nis­té­rio da Saú­de por ques­tão lo­gís­ti­ca, pois os es­ta­dos não pos­su­em ca­pa­ci­da­de pa­ra ar­ma­ze­nar uma gran­de quan­ti­da­de de uma vez só”.

Ci­tou tam­bém a ne­ces­si­da­de de“acon­di­ci­o­na­men­tos cor­re­tos, com ní­veis de tem­pe­ra­tu­ra es­pe­cí­fi­cos, pa­ra­nã o ha­ver possíveis per­das” e afir­mou que os de­mais tes­tes “se­rão dis­tri­buí­dos à me­di­da que os es­ta­dos ti­ve­rem ca­pa­ci­da­de de ar­ma­ze­na­men­to ade­qua­da, bem co­mo de uti­li­za­ção”.

Na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra, mais uma mu­dan­ça re­le­van­te nas ori­en­ta­ções pa­ra en­fren­ta­men­to à pan­de­mia: o mi­nis­té­rio pas­sou a re­co­men­dar que pa­ci­en­tes com sin­to­mas le­ves de Co­vid-19 pro­cu­rem aten­di­men­to mé­di­co, em vez de fi­ca­rem em ca­sa . An­tes, a ori­en­ta­ção era pro­cu­rar aten­di­men­to quan­do o qua­dro já era mais gra­ve.

—Apren­de­mos ao lon­go da pan­de­mia que, ao aguar­dar em ca­sa, os pa­ci­en­tes che­gam aos hos­pi­tais em qua­dros clí­ni­cos mais agra­va­dos — ex­pli­cou o se­cre­tá­rio-exe­cu­ti­vo da pas­ta, Él­cio Franco, tam­bém mi­li­tar.

CI­ÊN­CIA X SEN­SO COMUM

In­ter­na­men­te, a en­tra­da de vá­ri­os mi­li­ta­res dei­xou o cli­ma mais ten­so e des­con­fi­a­do. Fun­ci­o­ná­ri­os do mi­nis­té­rio di­zem que o am­bi en­te­já ti­nha pi­o­ra­do des­de a saí­da do ex­mi­nis­tro Luiz Hen­ri­que

Man­det­ta, an­te­ces­sor de Tei­ch, mas que is­so ga­nhou no­vos con­tor­nos com a che­ga­da dos mi­li­ta­res, a pon­to de ser­vi­do­res te­me­rem que seus ce­lu­la­res es­te­jam gram­pe­a­dos.

Nas reu­niões so­bre a pan­de­mia, dis­se ao GLOBO um fun­ci­o­ná­rio na con­di­ção de ano­ni­ma­to, os es­pe­ci­a­lis­tas da pas­ta pas­sa­ram ser con­tes­ta­dos com sen­so comum e opi­nião, e não com da­dos téc­ni­cos. Hou­ve até mes­mo re­la­tos de ame­a­ças de aber­tu­ra de pro­ces­sos ad­mi­nis­tra­ti­vos con­tra ser­vi­do­res.