O globo, n. 31754, 15/07/2020. País, p. 12

 

Militares e centrão pressionam Bolsonaro por troca na saúde

Natália Portinari

Daniel Gullino

15/07/2020

 

 

Cobrança por saída de Pazuello ocorre em meio ao embate entre Gilmar Mendes e integrantes das Forças Armadas

Em meio aos re­cen­tes em­ba­tes en­tre mi­li­ta­res que in­te­gram o go­ver­no e o mi­nis­tro Gil­mar Men­des, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), o pre­si­den­te Jair Bolsonaro vem sen­do pres­si­o­na­do pe­la ala mi­li­tar e­ pe­lo cen­trão a es­co­lhe­r o su­ces­sor do atu­al mi­nis­tro da Saú­de, Edu­ar­do Pa­zu­el­lo. In­te­ri­no no car­go, o ge­ne­ral da ati­va tem di­to a ali­a­dos que já es­tá de saí­da do mi­nis­té­rio e que quer vol­tar à car­reira­ nas For­ças Ar­ma­das pa­ra se apo­sen­tar co­mo ge­ne­ral qu­a­tro es­tre­las.

Na se­ma­na pas­sa­da, Bol­so­na­ro dis­se a jor­na­lis­tas que Pa­zu­el­lo “é um no­me que n ão va i ficar­ pa­ra sem­pre ”e que“ já deu uma ex­ce­len­te con­tri­bui­ção ”. Des­de o início, o pla­no era que ele ficasse à ­fren­te da­ pasta du­ran­te a cri­se do co­ro­na­ví­rus, mas de­pois vol­tas­se pa­ra o Exér­ci­to. Pa­zu­el­lo as­su­miu o car­go em maio, de­pois da saí­da de Nel­son Tei­ch. 

A pres­são pa­ra a tro­ca­do mi­nis­tro au­men­tou nes­te fim de se­ma­na. No sá­ba­do, Gil­mar Men­des dis­se que o Exér­ci­to se as­so­ci­ou a um “ge­no­cí­dio”, em alu­são à condu­ção do go­ver­no Bol­so­na­ro fren­te à epi­de­mia da Co­vid-19. O Mi­nis­té­rio da De­fe­sa clas­si­fi­cou a de­cla­ra­ção de “le­vi­a­na” e, on­tem, en­vi­ou uma re­pre­sen­ta­ção pa­ra a Pro­cu­ra­do­ri­aGe­ral da Re­pú­bli­ca. Ca­be­rá ao pro­cu­ra­dor-ge­ral, Au­gus­to Aras, de­ci­dir se abre uma in­ves­ti­ga­ção ou ar­qui­va o ca­so.

O epi­só­dio, no en­tan­to, re­for­çou a opi­nião da ala mi­li­tar do Pa­lá­cio do Pla­nal­to de que Pa­zu­el­lo de­ve ser subs­ti­tuí­do, pa­ra que não ha­ja as­so­ci­a­ção en­tre a ges­tão na Saú­de e o Exér­ci­to bra­si­lei­ro.

No Con­gres­so, lí­de­res de par­ti­dos do cen­trão se de­sen­ten­de­ram com o mi­nis­tro da Saú­de após a pu­bli­ca­ção de uma por­ta­ria dis­tri­buin­do a es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os ver­bas pa­ra o com­ba­te ao co­ro­na­ví­rus. Par­la­men­ta­res se quei­xa­ram de que os re­pas­ses não aten­de­ram as in­di­ca­ções pro­me­ti­das pe­lo go­ver­no, cri­ti­can­do o minis­té­rio pe­la fal­ta de ex­pe­ri­ên­cia em li­dar com po­lí­ti­cos.

— Não há mo­ti­vo pa­ra des­gas­te nes­se ca­so. Pa­zu­el­lo acer­tou, já que se­guiu cri­té­ri­os téc­ni­cos e não po­lí­ti­cos — ar­gu­men­tou o se­na­dor Edu­ar­do Go­mes (MDB-TO), lí­der do go­ver­no no Con­gres­so.

GIL­MAR E MOU­RÃO

O pra­zo pa­ra a per­ma­nên­cia do mi­nis­tro in­te­ri­no é agos­to, se­gun­do in­te­gran­tes do go­ver­no. Ca­so quei­ra con­ti­nu­ar de­pois dis­so, in­te­gran­tes da ala mi­li­tar de­fen­dem que ele vá pa­ra a re­ser­va — o que Pa­zu­el­lo já si­na­li­zou que não quer fa­zer, já que ain­da é ge­ne­ral três es­tre­las.

En­quan­to o im­pas­se não é re­sol­vi­do, se­gue acri­se que te­ve co­mo ori­gem a de­cla­ra­ção de Gil­mar so­bre pre­sen­ça das For­ças Ar­ma­das na Saú­de. On­tem, o vi­ce-pre­si­den­te Ha­mil­ton Mou­rão co­brou uma re­tra­ta­ção do mi­nis­tro:

— Com cer­te­za (tem que pe­dir des­cul­pas). Se ele ti­ver gran­de­za mo­ral, tem que se re­tra­tar.

Em no­ta, Gil­mar afir­mou que res­pei­ta as For­ças Ar­ma­das e que a sua crí­ti­ca foi res­tri­ta à par­ti­ci­pa­ção na Saú­de. O mi­nis­tro do STF acres­cen­tou que que as For­ças Ar­ma­das, “ain­da que in­vo­lun­ta­ri­a­men­te”, es­tão sen­do cha­ma­das a cum­prir uma mis­são “aves­sa ao seu im­por­tan­te pa­pel en­quan­to ins­ti­tui­ção per­ma­nen­te de Es­ta­do”. O mi­nis­tro dis­se  não ter atin­gi­do a hon­ra do Exérci­to, da Ma­ri­nha ou da Ae­ro­náu­ti­ca e des­ta­cou que ape­nas re­fu­tou “a de­ci­são de se re­cru­ta­rem mi­li­ta­res pa­ra a for­mu­la­ção e a exe­cu­ção de uma po­lí­ti­ca de saú­de que não tem se mos­tra­do efi­caz pa­ra evi­tar a morte de mi­lha­res de bra­si­lei­ros”.

Ao dei­xar o Pa­lá­cio do Pla­nal­to,Mou­rão dis­se que a no­ta di­vul­ga­da por Gil­mar não ti­nha “na­da a ver” e não era su­fi­ci­en­te. O vi­ce-pre­si­den­te vol­tou a di­zer que o mi­nis­tro do STF de­ve­ria pe­dir ele de­ve­ria pe­dir des­cul­pas, se ti­ver “gran­de­za mo­ral”.