O globo, n. 31754, 15/07/2020. País, p. 6

 

Prisões na pandemia

André de Souza

15/07/2020

 

 

STF negou 84% dos pedidos de habeas corpus por risco de contrair Covid-19

 A pan­de­mia do no­vo co­ro­na­ví­rus fez o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) ana­li­sar, des­de mar­ço, uma en­xur­ra­da de ha­be­as cor­pus. São de­ten­tos que ten­tam a li­ber­da­de, o be­ne­fí­cio da pri­são do­mi­ci­li­ar ou ape­nas a pro­gres­são do re­gi­me, sob a jus­ti­fi­ca­ti­va de que na ca­deia te­ri­am um ris­co mai­or de con­trair a Co­vid-19. Mas, até ago­ra, o pla­car tem si­do am­pla­men­te des­fa­vo­rá­vel à de­fe­sa. De 2.783 pe­di­dos jul­ga­dos até se­gun­da-fei­ra, 2.345 (o equi­va­len­te a 84,2%) fo­ram ne­ga­dos, a exem­plo do que ocor­reu com o ex-de­pu­ta­do Nel­son Meu­rer, que mor­reu ví­ti­ma da do­en­ça no do­min­go.

No Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ), à di­fe­ren­ça do en­ten­di­men­to do Su­pre­mo na am­pla mai­o­ria dos ca­sos, o ar­gu­men­to da pan­de­mia foi acei­to pe­lo pre­si­den­te da Cor­te, mi­nis­tro João Otá­vio de No­ro­nha, pa­ra con­ce­der o be­ne­fí­cio da pri­são do­mi­ci­li­a­ra Fa­brí­cio Qu­ei­roz, ex-as­ses­sor do se­na­dor Flá­vio Bol­so na­ro(Re pu­bli­ca­nos-RJ ), e in­ves­ti­ga­do pe­lo es­que­ma de “ra­cha­di­nha” no ga­bi­ne­te do par­la­men­tar na Alerj.

Nem to­dos os pe­di­dos ter­mi­na­ram de tra­mi­tar no STF, o que abre pos­si­bi­li­da­de de mu­dan­ça em al­gu­mas de­ci­sões. Mas, por en­quan­to, ape­nas 105 de­les fo­ram acei­tos. Ou­tros 273 con­ti­nu­am sem jul­ga­men­to. Com­ple­ta ma­lis­ta :39 ca­sos em que hou­ve de­sis­tên­cia da de­fe­sa; 14 em que hou­ve uma de­ci­são fa­vo­rá­vel em ou­tro tri­bu­nal e, por is­so, o STF não pre­ci­sou jul­gá-los; cin­co ca­sos en­vi­a­dos pa­ra aná­li­se em ou­tros tri­bu­nais e dois com des­pa­chos com ou­tros en­ca­mi­nha­men­tos.

Os mo­ti­vos pa­ra ne­gar um pe­di­do são va­ri­a­dos. Boa par­te foi re­jei­ta­da por ques­tões téc­ni­cas, sem a aná­li­se do mé­ri­to, ou se­ja, dos ar­gu­men­tos da de­fe­sa. Em ou­tros ca­sos, a so­li­ci­ta­ção foi ana­li­sa­da com mais pro­fun­di­da­de, mas ain­da as­sim ne­ga­da após mi­nis­tros ava­li­a­rem, por exem­plo, que não ha­via ris­co mai­or ao pre­so no lo­cal on­de es­tá de­ti­do. Pre­sí­di­os po­dem fa­vo­re­cer a pro­pa­ga­ção do ví­rus por se­rem am­bi­en­tes fe­cha­dos em que é di­fí­cil man­ter o dis­tan­ci­a­men­to so­ci­al.

FACHIN LAMENTA MORTE

O STF man­tém em sua pá­gi­na na in­ter­net um pai­nel com da­dos das ações da Cor­te re­la­ci­o­na­das à Co­vid-19. São 3.767, a mai­or par­te ha­be­as cor­pus. Em al­guns ca­sos, hou­ve mais de um des­pa­cho. O mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio Mello, por exem­plo, deu 14 de­ci­sões fa­vo­rá­veis à de­fe­sa, mas de­pois foi vo­to ven­ci­do nos jul­ga­men­tos ocor­ri­dos na Pri­mei­ra Tur­ma do tri­bu­nal. Nes­ses ca­sos, o le­van­ta­men­to do GLOBO des­con­si­de­rou a pri­mei­ra de­ci­são, e con­ta­bi­li­zou ape­nas a úl­ti­ma, que man­te­ve a pri­são.

Em al­guns ha­be­as cor­pus, de­pois da pri­mei­ra de­ci­são fa­vo­rá­vel, hou­ve pe­di­dos de ex­ten­são, ou se­ja, as de­fe­sas de ou­tros pre­sos ten­ta­ram “pe­gar ca­ro­na” no mes­mo pro­ces­so. Es­ses ca­sos adi­ci­o­nais tam­bém fo­ram con­ta­bi­li­za­dos. Em al­guns de­les, a de­ci­são tam­bém foi fa­vo­rá­vel. Em ou­tros, não.

O le­van­ta­men­to não in­clui o ca­so do ex-de­pu­ta­do Nel­son Meu­rer, uma vez que não hou­ve ha­be­as cor­pus so­li­ci­ta­do pe­la de­fe­sa de­le. Pri­mei­ro en­vol­vi­do na Ope­ra­ção La­va-Ja­to a ser con­de­na­do e pre­so por or­dem do STF, Meu­rer te­ve um pe­di­do de pri­são do­mi­ci­li­ar ne­ga­do em abril pe­lo re­la­tor dos pro­ces­sos da ope­ra­ção, mi­nis­tro Ed­son Fachin, e de­pois pe­la Se­gun­da Tur­ma do tri­bu­nal. A tra­mi­ta­ção ocor­reu no âm­bi­to da ação pe­nal que le­vou à con­de­na­ção de­le, e não por meio de um ha­be­as cor­pus.

O ex-par­la­men­tar es­ta­va ape­na­do des­de 30 de ou­tu­bro de 2019 na Pe­ni­ten­ciá­ria Es­ta­du­al de Fran­cis­co Bel­trão, no Pa­ra­ná. O qua­dro de Meu­rer en­vol­via ris­cos di­an­te da Co­vid-19: ele es­ta­va aco­me­ti­do por car­di­o­pa­tia, era di­a­bé­ti­co, hi­per­ten­so e do­en­te re­nal crô­ni­co. Em no­ta di­vul­ga­da on­tem, Fachin la­men­tou a morte do po­lí­ti­co, ex­pres­sou “de­vi­do res­pei­to ao lu­to” e “pê­sa­mes pe­lo fa­le­ci­men­to”, mas rei­te­rou os ar­gu­men­tos de sua de­ci­são.

O tex­to diz que o mi­nis­tro se pau­tou “na re­a­li­da­de apre­sen­ta­da pe­lo juí­zo cor­re­ge­dor de re­fe­ri­da pe­ni­ten­ciá­ria, no sen­ti­do de que não se en­con­tra­va com ocu­pa­ção su­pe­ri­or à ca­pa­ci­da­de, des­ta­can­do a exis­tên­cia de equi­pe de saú­de lo­ta­da no es­ta­be­le­ci­men­to” e afir­ma ain­da que, à épo­ca do jul­ga­men­to, não ha­via ca­sos de co­ro­na­ví­rus na pe­ni­ten­ciá­ria.

RECOMENDAÇÃO DO CNJ

Em ra­zão da Co­vid-19, uma re­so­lu­ção de mar­ço do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça (CNJ) re­co­men­dou que os juí­zes ava­li­em, ca­so aca­so, a pos­si­bi­li­da­de de re­vo­ga­ção de prisões pro­vi­só­ri­as de mu­lhe­res ges­tan­tes; lac­tan­tes e mães ou pes­so­as res­pon­sá­veis por cri­an­ça de até 12 anos ou por pes­soa com de­fi­ci­ên­cia. A recomendação se es­ten­de a ido­sos, in­dí­ge­nas, pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia ou que se­jam do gru­po de ris­co.

O tex­to foi as­si­na­do pe­lo pre­si­den­te do CNJ e do STF, mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li, e não pos­sui ca­rá­ter obri­ga­tó­rio. Mes­mo em ca­so con­trá­rio, não al­can­ça­ria o Su­pre­mo, que não es­tá sub­me­ti­do ao con­tro­le do co­le­gi­a­do.

Bo­le­tins emi­ti­dos pe­lo CNJ mos­tram que, até o dia 6 de ju­lho, 5.965 de­ten­tos ti­nham si­do in­fec­ta­dos pe­lo co­ro­na­ví­rus, dos quais 64 mor­re­ram. Em 8 de ju­nho, ha­via 2.126 ca­sos e 52 mor­tes. O Dis­tri­to Fe­de­ral foi a uni­da­de da fe­de­ra­ção com mais re­gis­tros da do­en­ça (1.444), en­quan­to São Pau­lo te­ve mai­or nú­me­ro de mor­tes (15). En­tre os ser­vi­do­res,fo­ram 4.519 ca­so se 62 óbi­tos. São Pau­lo foi o es­ta­do com mais óbi­tos: 21. Já o Pa­rá foi o que mas te­ve ca­sos: 587.

No sis­te­ma so­ci­o­e­du­ca­ti­vo, que re­ce­be ado­les­cen­tes, fo­ram 437 ca­sos con­fir­ma­dos até 6 de ju­lho, sem ne­nhum óbi­to. Já en­tre os ser­vi­do­res, fo­ram 1.378, com 14 mor­tes.