O globo, n. 31752, 13/07/2020. País, p. 6

 

PSL se divide sobre reaproximação com Planalto

Paulo Capelli

Bruno Góes

13/07/2020

 

 

Movimento, que incluiu oferta de cargos e telefonema entre Bolsonaro e o presidente do partido, é rechaçado por parlamentares ainda rompidos com o governo. Major Olimpio ameaça se desfiliar, e Bivar responde: 'Quem quer faz'

 A re­a­pro­xi­ma­ção en­tre a cú­pu­la do PSL e Jair Bol­so­na­ro in­co­mo­dou par­la­men­ta­res do par­ti­do rom­pi­dos com o pre­si­den­te des­de o ano pas­sa­do. A ofer­ta de car­gos no go­ver­no a de­pu­ta­dos da an­ti­ga le­gen­da do pre­si­den­te, e a con­ver­sa de Bol­so­na­ro com Lu­ci­a­no Bi­var (PE), co­man­dan­te da si­gla, con­for­me O GLO­BO mos­trou no sá­ba­do, ti­ve­ram re­a­ção de par­la­men­ta­res con­trá­ri­os a es­te mo­vi­men­to.

No ano pas­sa­do, a bri­ga com Bol­so­na­ro — mo­ti­va­da por dis­pu­tas pe­los di­re­tó­ri­os re­gi­o­nais do PSL e pe­lo con­tro­le da ver­ba a que a le­gen­da tem di­rei­to nos fun­dos par­ti­dá­rio e elei­to­ral — di­vi­diu o par­ti­do en­tre os que fi­ca­ram ao la­do do pre­si­den­te e os que se po­si­ci­o­na­ram com Bi­var. Bol­so­na­ro se des­fi­li­ou da si­gla, mas ago­ra re­to­mou o diá­lo­go com Bi­var e com par­te do gru­po que per­ma­ne­ceu ao la­do do de­pu­ta­do.

Os in­sa­tis­fei­tos afir­mam que o PSL “não es­tá à ven­da”.

O se­na­dor Ma­jor Olim­pio (PSL-SP) es­cre­veu men­sa­gem no gru­po de par­la­men­ta­res do par­ti­do, no WhatsApp, ame­a­çan­do dei­xar a le­gen­da. Em pú­bli­co, não abai­xou o tom:

“Ao ler ma­té­ria jor­na­lís­ti­ca dan­do con­ta (de) que Bol­so­na­ro bus­ca re­a­pro­xi­ma­ção com o PSL pa­ra am­pli­ar sua ba­se, e que li­gou pa­ra (o pre­si­den­te do par­ti­do) Lu­ci­a­no Bi­var e que o vi­ce-pre­si­den­te do par­ti­do, (An­to­nio) Ru­e­da, e (o se­na­dor) Flá­vio Bol­so­na­ro (Re­pu­bli­ca­nos) cos­tu­ram a apro­xi­ma­ção, me deu von­ta­de de vo­mi­tar!”, es­cre­veu Olim­pio em sua con­ta no Twit­ter. “Eu dis­se no gru­po de par­la­men­ta­res do PSL que, se is­to acon­te­cer, sen­ti­rei mui­ta sau­da­de do par­ti­do. TCHAU QUE­RI­DOS!”.

No es­to­pim da bri­ga no ano pas­sa­do, Bol­so­na­ro che­gou a di­zer a um apoi­a­dor pa­ra “es­que­cer” Lu­ci­a­no Bi­var, pois ele es­ta­ria “qu­ei­ma­do pa­ra ca­ram­ba”. A re­a­pro­xi­ma­ção foi ace­le­ra­da com um te­le­fo­ne­ma en­tre os dois, há du­as se­ma­nas. A con­ver­sa foi rá­pi­da, po­rém cor­di­al.

An­tes dis­so, o par­ti­do já ha­via ace­na­do ao pre­si­den­te com a re­ti­ra­da de Joi­ce Has­sel­mann (PSL-SP), ex­lí­der do go­ver­no no Con­gres­so e ho­je for­te opo­si­to­ra de Bol­so­na­ro, da li­de­ran­ça da si­gla na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. Em tro­ca, co­mo garantia pa­ra am­pli­ar sua ba­se no Con­gres­so, o Pla­nal­to ofe­re­ceu car­gos ao par­ti­do, co­mo a Su­pe­rin­ten­dên­cia do De­sen­vol­vi­men­to do Nor­des­te, a Ele­tro­sul e o Ban­co da Amazô­nia. Di­ri­gen­tes do PSL afir­mam que os car­gos não fo­ram acei­tos e que a re­a­pro­xi­ma­ção com o pre­si­den­te ocor­re por “afi­ni­da­de de pau­tas”.

Bi­var re­a­giu ao co­men­tá­rio de Olim­pio:

— Quem quer faz. Não ame­a­ça —dis­se.

Olim­pio não es­tá so­zi­nho.

Nas re­des so­ci­ais, Joi­ce Has­sel­mann dis­se que o PSL “não es­tá à ven­da e não par­ti­ci­pa­rá do ‘to­má lá, dá cá’ do go­ver­no”. Se­gun­do ela, Bol­so­na­ro “pen­sa que po­de tu­do”.

"O go­ver­no Bol­so­na­ro po­de ter com­pra­do o ca­ro, ca­rís­si­mo Cen­trão, que tem pre­ço, sem­pre te­ve e sem­pre te­rá. Nos­so par­ti­do é in­de­pen­den­te e as­sim con­ti­nu­a­rá”, pu­bli­cou a de­pu­ta­da.

O de­pu­ta­do Junior Bo­zel­la (PSL-SP), pre­si­den­te es­ta­du­al da si­gla em São Pau­lo, es­cre­veu no­ta na mes­ma li­nha de Joi­ce.

“As­se­gu­ro que nós, do PSL São Pau­lo, so­mos ab­so­lu­ta­men­te con­trá­ri­os a qual­quer ne­go­ci­a­ção que en­vol­va to­ma lá, da cá. Lu­ta­mos con­tra is­so, fo­mos acu­sa­dos de trai­do­res por­que não com­pac­tuá­va­mos com is­so, e ago­ra nos­sa pos­tu­ra não se­rá di­fe­ren­te. Mui­to obri­ga­do, pre­si­den­te, mas nós não es­ta­mos à ven­da, por gen­ti­le­za, guar­de os seus car­gos pa­ra o cen­trão e os seus ami­gos de es­ti­ma­ção”.

Há de­pu­ta­dos que per­ma­ne­ce­ram ao la­do de Bi­var des­de a bri­ga do ano pas­sa­do e são fa­vo­rá­veis à re­a­pro­xi­ma­ção com Bol­so­na­ro.