O globo, n. 31752, 13/07/2020. País, p. 4

 

Justiça, fé e eleição

Carolina Brígido

Thiago Prado

13/07/2020

 

 

TSE julga criar tipo legal de abuso de poder religioso, e igrejas são contra

 Líde­res evan­gé­li­cos e aban­ca­da de de­pu­ta­dos e se­na­do­res es­co­lhe­ram uma pri­o­ri­da­de pa­ra a vol­ta ­do re­ces­so do Ju­di­ciá­rio em agos­to: im­pe­dir o Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral( TSE) de cri­ar a fi­gu­ra ju­rí­di­ca do “abu­so de po­der re­li­gi­o­so” pa­ra re­gu­lar a in­fluên­cia das igre­jas du­ran­te as cam­pa­nhas. Ho­je, a le­gis­la­ção bra­si­lei­ra pre­vê ape­nas os cri­mes de abu­so de po­der po­lí­ti­co e econô­mi­co co­mo ins­tru­men­tos pa­ra a per­da de man­da­to.

O jul­ga­men­to da te­se co­me­çou no TSE no fim de ju­nho e de­ve ser con­cluí­do no mês que vem. O mi­nis­tro Ed­son Fa­chin apre­sen­tou a pro­pos­ta du­ran­te a análise do ca­so da pas­to­ra Val­di­re­ne Ta­va­res, que se reu­niu, em 2016, com ou­tros pas­to­res em um tem­plo da As­sem­bleia de Deus pa­ra pe­dir vo­tos. Ela foi can­di­da­ta à Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Lu­zi­â­nia, ci­da­de goi­a­na no en­tor­no de Bra­sí­lia.

Fa­chin con­si­de­rou que, na­que­le ca­so es­pe­cí­fi­co, não ha­via mo­ti­vo pa­ra a cas­sa­ção do man­da­to. No en­tan­to, su­ge­riu uma pro­pos­ta que per­mi­tis­se a in­ves­ti­ga­ção e a cas­sa­ção de po­lí­ti­cos por abu­so de po­der re­li­gi­o­so a par­tir da pró­xi­ma elei­ção, adi­a­da há du­as se­ma­nas pa­ra no­vem­bro, por cau­sa da pan­de­mia de co­ro­na­ví­rus.

“A im­po­si­ção de li­mi­tes às ati­vi­da­des ecle­siás­ti­cas re­pre­sen­ta uma me­di­da ne­ces­sá­ria à pro­te­ção da li­ber­da­de de vo­to e da pró­pria le­gi­ti­mi­da­de do pro­ces­so elei­to­ral, da­da a as­cen­dên­cia in­cor­po­ra­da pe­los ex­po­en­tes das igre­jas em se­to­res es­pe­cí­fi­cos da co­mu­ni­da­de”, es­cre­veu Fa­chin.

O ca­so vem mo­bi­li­zan­do o seg­men­to evan­gé­li­co, que con­si­de­ra ge­né­ri­cos os con­cei­tos apre­sen­ta­dos por Fa­chin. Em car­ta con­jun­ta, a As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal de Ju­ris­tas Evan­gé­li­cos (Ana­ju­re) e a Fren­te Par­la­men­tar Evan­gé­li­ca (FPE) lem­bra­ram que a le­gis­la­ção atu­al já coí­be três itens: o fi­nan­ci­a­men­to de cam­pa­nha por meio de ins­ti­tui­ção re­li­gi­o­sa, a pro­pa­gan­da po­lí­ti­ca nos tem­plos e o uso in­de­vi­do de mei­os de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al pa­ra pe­dir vo­tos.

Nos úl­ti­mos anos, con­tu­do, boa par­te das ações de fis­ca­li­za­ção de Tri­bu­nais Re­gi­o­nais Elei­to­rais pe­lo país que ata­cam os itens ci­ta­dos pe­la Ana­ju­re  e pe­la FPE ter­mi­na­ram ape­nas em mul­tas bai­xas ou mes­mo com o ar­qui­va­men­to dos ca­sos. O Rio, por ser ber­ço de vá­ri­as de­no­mi­na­ções pen­te­cos­tais —jus­ta­men­te as que mais se mo­bi­li­zam pa­ra a ati­vi­da­de po­lí­ti­ca —, con­cen­tra boa par­te dos ca­sos.

Du­ran­te a cam­pa­nha de 2018, por exem­plo, qua­tro de­nún­ci­as fo­ram fei­tas ao TRE do Rio so­bre su­pos­ta cam­pa­nha que o pas­tor Jo­sué Va­lan­dro Jr., da igre­ja Ba­tis­ta Ati­tu­de, te­ria fei­to pa­ra o en­tão can­di­da­to e ho­je pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro. Os epi­só­di­os fo­ram ar­qui­va­dos. No mes­mo ano, fo­ram en­con­tra­dos em igre­jas de Ma­caé ma­te­ri­al de cam­pa­nha dos can­di­da­tos Fran­cis­co Flo­ri­a­no e Mil­ton Ran­gel, li­ga­dos ao Após­to­lo Val­de­mi­ro San­ti­a­go, da igre­ja Mun­di­al do Po­der de Deus, mas am­bos pu­de­ram con­ti­nu­ar na dis­pu­ta. Nas elei­ções pa­ra go­ver­na­dor, em 2014, e pa­ra pre­fei­to, em 2016, o TRE-RJ en­con­trou ma­te­ri­al de cam­pa­nha de Mar­ce­lo Cri­vel­la (Re­pu­bli­ca­nos) den­tro ou nas ime­di­a­ções da igre­ja Uni­ver­sal do Rei­no de Deus. To­dos os ci­ta­dos ne­ga­ram, à épo­ca, quais­quer ir­re­gu­la­ri­da­des.

O jul­ga­men­to no TSE foi in­ter­rom­pi­do por­que o mi­nis­tro Tar­cí­sio Vieira pe­diu vista pa­ra es­tu­dar me­lhor o te­ma. Ele pro­me­teu aos co­le­gas de­vol­ver o pro­ces­so ao ple­ná­rio em agos­to. Até en­tão, ape­nas o mi­nis­tro Ale­xan­dre de Mo­ra­es ha­via se po­si­ci­o­na­do con­tra a pro­pos­ta fei­ta por Fa­chin:

—Não se po­de trans­for­mar re­li­giões em mo­vi­men­tos ab­so­lu­ta­men­te neu­tros sem par­ti­ci­pa­ção po­lí­ti­ca e sem le­gí­ti­mos in­te­res­ses po­lí­ti­cos na de­fe­sa de seus in­te­res­ses, as­sim co­mo os de­mais gru­pos que atu­am nas elei­ções.

O GLO­BO apu­rou que dois dos se­te mi­nis­tros do TSE já con­cor­dam com a te­se de Fa­chin.

PRES­SÃO NAS RE­DES

Se­gun­do o pas­tor Si­las Ma­la­faia, lí­der da As­sem­bleia de Deus Vi­tó­ria em Cris­to, a ban­ca­da li­ga­da às igre­jas vai in­ves­tir em du­as fren­tes no se­gun­do se­mes­tre pa­ra blo­que­ar a ideia: en­con­tros com mi­nis­tros do TSE (já es­tá mar­ca­da uma con­ver­sa com Fa­chin em agos­to) e pres­são nas re­des so­ci­ais con­tra a pro­pos­ta.

Es­se ti­po de ação co­or­de­na­da dos evan­gé­li­cos na in­ter­net cos­tu­ma fa­zer efeito. Na se­ma­na pas­sa­da, foi gra­ças a uma cam­pa­nha nas re­des pe­la de­sis­tên­cia da es­co­lha do eco­no­mis­ta Re­na­to Fe­der pa­ra o Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção que a ideia foi aban­do­na­da pe­lo pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro. Di­as de­pois, em­bo­ra a ban­ca­da e o go­ver­no ne­guem in­fluên­cia, o pas­tor Mil­ton Ri­bei­ro foi o es­co­lhi­do pa­ra co­man­dar a pas­ta.

— Por que cri­ar ape­nas o abu­so de po­der re­li­gi­o­so? Por que não cri­am o abu­so de po­der sin­di­cal? Ou o abu­so do po­der do ma­gis­té­rio? É mais uma per­se­gui­ção con­tra as igre­jas só por cau­sa da for­ça que mos­tra­mos com Bol­so­na­ro —diz Ma­la­faia, lem­bran­do pes­qui­sas que mos­tram o apoio de cer­ca de 70% dos evan­gé­li­cos ao pre­si­den­te.

O pas­tor e de­pu­ta­do fe­de­ral Marco Fe­li­ci­a­no (Re­pu­bli­ca­nos-SP) diz que es­se de­ve­ria ser as­sun­to pa­ra de­pu­ta­dos e se­na­do­res dis­cu­ti­rem:

— O TSE não po­de e não de­ve le­gis­lar, is­so é com­pe­tên­cia do Con­gres­so. Não pos­so acre­di­tar em per­se­gui­ção, mas po­de ha­ver o pre­con­cei­to em sen­ti­do la­to, is­to é, ter uma con­cep­ção a pri­o­ri de al­go sem co­nhe­cê-lo pro­fun­da­men­te.