O globo, n. 31752, 13/07/2020. País, p. 6

 

MP quer investigar homicídio que envolve Queiroz

Juliana Dal Piva

13/07/2020

 

 

Ór­gão apon­tou fa­lhas em inqué­ri­to po­li­ci­al so­bre as­sas­si­na­to em ope­ra­ção de 2003 da qual tam­bém par­ti­ci­pou Adri­a­no Nó­bre­ga

 Ao lon­go de 17 anos, a 32ª De­le­ga­cia de Po­lí­cia do Rio man­te­ve aber­to um inqué­ri­to pa­ra in­ves­ti­gar a morte do es­tu­dan­te An­der­son Ro­sa de Sou­za, de 29 anos, em dia 15 de maio de 2003. O te­nen­te Adri­a­no Nó­bre­ga e o sar­gen­to Fa­brí­cio Qu­ei­roz, am­bos à épo­ca do 18º Ba­ta­lhão da PM, re­gis­tra­ram o ca­so co­mo “ho­mi­cí­dio pro­ve­ni­en­te de au­to de re­sis­tên­cia”, di­zen­do que re­vi­da­ram um ata­que a ti­ros ao en­trar na Ci­da­de de Deus. O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Rio (MP-RJ) ve­ri­fi­cou uma sé­rie de fa­lhas na in­ves­ti­ga­ção du­ran­te qua­se du­as dé­ca­das: au­sên­cia de exa­me nos fu­zis usa­dos na ope­ra­ção, de pe­rí­cia de re­sí­du­os nas mãos do ca­dá­ver e de de­poi­men­tos de fa­mi­li­a­res da ví­ti­ma, en­tre ou­tros. As úni­cas pro­vi­dên­ci­as to­ma­das fo­ram três de­poi­men­tos de Qu­ei­roz e de Adri­a­no. Ago­ra, o MP quer a re­to­ma­das das in­ves­ti­ga­ções.

O pro­mo­tor Cláu­dio Ca­lo Sou­sa, que as­su­miu a 3ª Pro­mo­to­ria de Jus­ti­ça de In­ves­ti­ga­ção Pe­nal Ter­ri­to­ri­al em mar­ço, de­ter­mi­nou uma sé­rie de di­li­gên­ci­as pa­ra a re­to­ma­da do ca­so, no úl­ti­mo dia 3. O no­vo pra­zo pa­ra con­clu­são das in­ves­ti­ga­ções é de 90 di­as. Em do­cu­men­to en­vi­a­do pa­ra a 32ª DP, ao qual O GLO­BO te­ve aces­so, o pro­mo­tor es­cre­veu que “cau­sa per­ple­xi­da­de o porquê tais fu­zis não fo­ram efe­ti­va­men­te pe­ri­ci­a­dos” e tam­bém “es­tra­nhe­za” a fal­ta de jun­ta­da dos fo­lhas de an­te­ce­den­tes cri­mi­nais (FAC) dos po­li­ci­ais. Quan­do o inqué­ri­to foi ins­tau­ra­do, um ano após a morte, ape­nas a FAC de An­der­son Ro­sa de Sou­za foi ane­xa­da aos au­tos. O es­tu­dan­te não ti­nha qual­quer ano­ta­ção cri­mi­nal.

O ca­so que de­ve­rá ser re­to­ma­do ago­ra ocor­reu na ma­dru­ga­da do dia 15 de maio de 2003 — qua­tro anos an­tes de Qu­ei­roz se tor­nar as­ses­sor do en­tão de­pu­ta­do es­ta­du­al Flá­vio Bol­so­na­ro na na Alerj. Ele ago­ra é in­ves­ti­ga­do jun­to com Flá­vio no ca­so das ra­cha­di­nhas. No mês pas­sa­do, Qu­ei­roz te­ve a pri­são pre­ven­ti­va de­cre­ta­da, mas na se­ma­na pas­sa­da ob­te­ve um ha­be­as cor­pus no Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ) que per­mi­tiu que ele fi­que em pri­são do­mi­ci­li­ar. Já Adri­a­no morreu em fe­ve­rei­ro após uma ope­ra­ção po­li­ci­al na Bahia. On­tem, a Po­líci­a­ da Bahia fez a re­cons­ti­tui­ção da ação. Ele era apon­ta­do co­mo o lí­der do Es­cri­tó­rio do Cri­me, mi­lí­cia que atua na re­gião de Rio das Pe­dras.

Na ver­são dos po­li­ci­ais, a pa­tru­lha in­gres­sou na Ci­da­de de Deus e te­ria “en­con­tra­do um gru­po de pes­so­as su­pos­ta­men­te ar­ma­do” que te­ria “efe­tu­a­do dis­pa­ros ”, o que fez com que os po­li­ci­ais re­vi­das­sem. De­pois do ale­ga­do con­fron­to, os po­li­ci­ais dis­se­ram ter en­con­tra­do o cor­po de Ro­sa jun­to a uma “bol­sa pre­ta”.

Ape­sar de te­rem de­cla­ra­do que ocor­reu um tiroteio, Qu­ei­roz e Adri­a­no dis­se­ram que só eles dois ati­ra­ram, os ou­tros três po­li­ci­ais não. Qu­ei­roz e Adri­a­no le­va­ram o cor­po do es­tu­dan­te pa­ra o Hos­pi­tal Car­do­so Fon­tes. Ele deu en­tra­da na uni­da­de já sem vi­da.

O lau­do ca­da­vé­ri­co de Sou­za revela con­tra­di­ções na ver­são dos po­li­ci­ais. Ele morreu com três ti­ros, dois de­les efe­tu­a­dos pe­las cos­tas.

Ao Fan­tás­ti­co, da TV GLO­BO, a viú­va de An­der­son Ro­sa de Sou­za dis­se que ou­viu que o ma­ri­do te­ria im­plo­ra­do por sua vi­da.

— Con­ta­ram que eles en­tra­ram, le­va­ram ele lá pra trás, ti­ra­ram a vi­da de­le, né? Ele pe­dia pe­lo amor de Deus, mas não te­ve jei­to, exe­cu­ta­ram, ele com três ti­ros —afir­mou ela. Pro­cu­ra­do, o ad­vo­ga­do Pau­lo Emí­lio Cat­ta Pre­ta, que de­fen­de Qu­ei­roz , não re­tor­nou.