O globo, n. 31751, 12/07/2020. País, p. 4

 

Rede lucrativa

12/07/2020

 

 

 Recorte capturado

Canais bolsonaristas ganham até R$ 150 mil ao mês

Ata­car as ins­ti­tui­ções e ad­ver­sá­ri­os po­lí­ti­cos do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro e de­fen­der o seu go­ver­no tor­nou-se uma re­cei­ta ca­paz de ala­van­ca­ra au­di­ên­cia de produ­to­res de con­teú­do no You­Tu­be, os you­tu­bers. Im­pul­si­o­na­dos pe­los in­flu­en­ci­a­do­res go­ver­nis­tas, ca­nais que ado­tam es­sa pau­ta, mes­mo com me­nos de um ano no ar, che­gam a re­ce­ber até R$ 100 mil men­sais da pla­ta­for­ma, se­gun­do es­ti­ma­ti­va da con­sul­to­ria Qu­a­estos mai­o­res po­dem al­can­çar R$ 150 mil. O You­Tu­be re­mu­ne­ra os ca­nais hos­pe­da­dos de acor­do com o vo­lu­me de aces­sos a ca­da pá­gi­na. Se­gun­do re­la­tos fei­to­sa o GLO­BO por seis dis­si­den­tes do gru­po, o apoio aos no­va­tos é uma fer­ra­men­ta usa­da pa­ra cons­truir uma re­de fi­el ao go­ver­no.

O me­ca­nis­mo co­me­ça pe­la dis­tri­bui­ção qua­se diá­ria de ori­en­ta­ções so­bre as­sun­tos que de­vem ser ex­plo­ra­dos. Es­sa di­re­triz che­ga por­me io­de gru­pos de WhatsApp ou po­de ser ob­ser­va­da no Twit­ter. — Eu pre­sen­ci­ei uma or­ga­ni­za­ção en­tre you­tu­bers bol­so­na­ris­tas pa­ra que fa­las­sem nos ví­de­os so­bre os as­sun­tos em al­ta na­que­la bo­lha. Ha­via um gru­po no What­sApp com vá­ri­os in­flu­en­ci­a­do­res. Bas­ta­va uma pos­ta­gem em apoio ao go­ver­no pa­ra ser com­par­ti­lha­do por mui­tas contas e ver o nú­me­ro de se­gui­do­res au­men­tar — diz o es­tu­dan­te de Co­mu­ni­ca­ção Fe­li­pe Fer­rei­ra, de 21 anos, que tem 560 mil ins­cri­tos em seu canal, cri­a­do em abril de 2019. Com três mi­lhões de ins­cri­tos em seu canal, o mú­si­co Nan­do Mou­ra, tam­bém um dis­si­den­te do bol­so­na­ris­mo, che­gou a de­nun­ci­ar no Twit­ter que havia re­ce­bi­do ori­en­ta­ções de co­mo se por­tar na re­de so­ci­al. Mou­ra expôs uma men­sa­gem que ha­via re­ce­bi­do por WhatAapp de uma pes­soa de no­me To­maz, que, se­gun­do ele, é res­pon­sá­vel pe­lo per­fil Isen­tões e “faz a ca­be­ça de 90% dos ca­nais con­ser­va­do­res”.

Na men­sa­gem de agos­to de 2019, To­maz diz que é im­por­tan­te que “travem a La­va-Ja­to” e pe­de que al­guns mi­nis­tros do Su­pre­mo se­jam pou­pa­dos de ata­ques. Ain­da no re­la­to de you­tu­bers dis­si­den­tes, quem se­gue es­se ti­po de ori­en­ta­ção aca­ba sen­do re­co­men­da­do pe­los per­fis mai­o­res. Com is­so, au­men­ta as visualizações dos ví­de­os e o fa­tu­ra­men­to. O You­Tu­be pa­ga en­tre US$ 0,25 e US $4,50 par aca­da mil vi­su­a­li­za­ções. Os anún­ci­os são dis­tri­buí­dos­pe­la pla­ta­for­ma de mo­do au­to­ma­ti­za­do, de acor­do com al­go­rit­mos, na cha­ma­da mí­dia pro­gra­má­ti­ca.

— Quan­do in­flu­en­ci­a­do­res são re­co­men­da­dos co­mo fon­tes de in­for­ma­ção por po­lí­ti­cos­da di­rei­ta, mais pes­so­as são en­ga­ja­das e is­so vi­ra di­nhei­ro —afir­ma Ferreira.

—A nar­ra­ti­va de­fen­di­da pe­los bol­son aris­tas maisp ro­em in en­tesn apo­lí­ti­ca vir apau­ta dos mai­o­res ca­nais de You­Tu­be. To­dos abor­dam de for­ma unís­so­na o te­ma pa­ra fi­ca­rem bem aos olhos da fa­mí­lia Bol­so­na­ro e dos po­lí­ti­cos ao seu re­dor e se man­te­rem em re­le­vân­cia. Os ca­nais me­no­res re­pli­cam as mes­mas nar­ra­ti­vas pa­ra en­tra­rem nes­te “clu­be” — afir­ma Mar­ce­lo Bri­ga­dei­ro, ou­tro dis­si­den­te e com 378 mil ins­cri­tos em seu canal.

NEÓFITOS

O en­ge­nhei­ro bai­a­no Kim Paim, que mo­ra na Austrália, co­me­çou a fa­zer ví­de­os em se­tem­bro do ano pas­sa­do. Des­de maio, Paim é com­par­ti­lha­do pe­lo de­pu­ta­do Edu­ar­do Bol­so­na­ro e pe­lo ve­re­a­dor Car­los Bol­so­na­ro, fi­lhos do pre­si­den­te. De acor­do com da­dos da Qu­a­est, em mar­ço ele ti­nha 27 mil se­gui­do­res, e até sexta-feira já es­ta­va com 322 mil. A con­sul­to­ria es­ti­ma que ele fa­tu­re R$ 103 mil men­sais. Há cin­co anos na Austrália, o en­ge­nhei­ro já fez en­tre­ga de co­mi­da de mo­to e foi fa­xi­nei­ro, em­pre­go que diz ain­da man­ter. Nos ví­de­os, Paim já pro­pa­gou a te­o­ria fal­sa de que o co­ro­na­ví­rus foi cri ado­em la­bo­ra­tó­rio por chi­ne­ses. Pro­cu­ra­do po­r email,e le­não res­pon­deu. En­tre os neófitos cu­jo ga­nho cha­ma a aten­ção no You­Tu­be es­tão Bár­ba­ra Des­te­fa­ni, ci­ta­da pe­lo mi­nis­tro Ale­xan­dre de Mo­ra­es, do STF, co­mo par­te de um me­ca­nis­mo de cri­a­ção e di­vul­ga­ção de no­tí­ci­as fal­sas, e Al­lan Fru­tu­o­zo da Sil­va, con­de­na­do por por­te ile­gal­de­ar­ma—ade­fe­sa­dis­se que re­cor­re da de­ci­são em se­gun­da ins­tân­cia. Se­gun­do a con­sul­to­ria Qu­a­est, o canal de Bár­ba­ra fa­tu­ra R$ 48 mil, e o de Fru­tu­o­zo, cer­ca de R$ 34 mil.

A du­pla vei­cu­la con­teú­dos com ata­ques ao STF e de­sin­for­ma­ção. Fru­tu­o­zo, cu­ja con­ta no Twit­ter es­tá sus­pen­sa por vi­o­la­ção de re­gras da re­de, dis­se ao GLO­BO que o “su­ces­so do seu canal de­ve-se ao au­men­to do in­te­res­se do pú­bli­co por po­lí­ti­ca e ao cres­ci­men­to da di­rei­ta”. De acor­do com o le­van­ta­men­to da con­sul­to­ria, en­tre os ca­nais mais lucra­ti­vos, além de Paim, es­tá o Ter­ça Li­vre, de Al­lan dos San­tos — al­vo de du­as ope­ra­ções da Po­lí­cia Fe­de­ral e in­ves­ti­ga­do nos inqué­ri­tos das fa­ke news e dos atos an­ti­de­mo­crá­ti­cos no STF. A Qu­a­est es­ti­ma que San­tos ar­re­ca­de cer­ca de R$ 150 mil por mês no You­Tu­be. Com mais de 1 mi­lhão de se­gui­do­res, o you­tu­ber Di­e­go Rox dei­xou o bol­so­na­ris­mo em se­tem­bro de 2019 in­sa­tis­fei­to co­mo dis­cur­so de pro­te­ção­ao se­na­dor Flá­vio Bol­son aro. Des­de en­tão, per­deu cer­ca de 300 mil se­gui­do­res, viu sua ren­da cai re­pas­sou a so­frer ata­ques até con­tra o seu fi­lho.

—Não dá pa­ra sa­ber o quan­to dos co­men­tá­ri­os são reais e o que vem de robôs. Per­der pú­bli­co é nor­mal. Mas os ata­ques são de­su­ma­nos —con­ta. O You­Tu­be dis­se que a re­mu­ne­ra­ção dos ca­nais não de­pen­de ape­nas da quan­ti­da­de de ve­zes que o ví­deo foi vi­su­a­li­za­do, e que tem re­gras de uso da pla­ta­for­ma. Diz que busca man­ter o ca­rá­ter aber­to da re­de e, ao mes­mo tem­po, pro­pi­ci­ar am­bi­en­te se­gu­ro e in­for­ma­ti­vo pa­ra os usuá­ri­os. Só no pri­mei­ro tri­mes­tre, oY ou Tu­be removeu 484 mil ví­de­os por vi­o­la­ção de su­as po­lí­ti­cas.