Correio braziliense, n. 20901, 14/08/2020. Política, p. 4

 

Ministro recompõe equipe econômica

Vicente Nunes

Rosana Hessel 

14/08/2020

 

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, preencheu, ontem, as vagas abertas pelas saídas de Salim Mattar e Paulo Uebel do governo, no que ele classificou como debandada da equipe econômica. Ele indicou Diogo Mac Cord para a Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, e Caio Andrade para a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

Mac Cord é secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia. Já Andrade é o atual presidente do Serpro. A presidência do Serpro, por sua vez, será ocupada por Gileno Barreto, atual diretor Jurídico e de Governança e Gestão da empresa.

E, apesar de Jair Bolsonaro declarar publicamente que apoia Guedes e sua agenda econômica liberal, o ministro e sua equipe –– agora novamente completa –– estão inquietos. Não têm muita certeza se o compromisso que o presidente assumiu em manter o teto de gastos é para valer.

As opiniões estão divididas dentro e fora do governo. “Claro que o Guedes não pode levar a sério (o compromisso). Bolsonaro finge que apoia, mas não está falando sério”, afirmou um interlocutor da equipe econômica. “O ministro tinha opção de não acreditar? Se o presidente declara, em ato solene e publicamente, que vai seguir Guedes, como duvidar? Agora é ver para crer”, disse outra fonte próxima do ministro.

Álvaro Frasson, economista do BTG Pactual digital, assegurou que o mercado não acreditou no presidente. “Esperava mais e ficou bem frustrado ao ver apenas uma breve declaração de Bolsonaro e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. Faltam medidas concretas”, apontou.

O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, reforçou que o governo precisa mostrar uma estratégia mais clara para o enfrentamento dos riscos fiscais do Orçamento de 2021. Posar para sinalizar melhora nas relações com o Legislativo não é suficiente. “No fundo, o comprometimento público precisa ser acompanhado de resultados práticos”, frisou.