O globo, n. 31749, 10/07/2020. País, p. 4

 

Queiroz em casa

Juliana Dal Piva

10/07/2020

 

 

STJ manda ex-assessor de Flávio e sua mulher, foragida, para prisão domiciliar

 O pre­si­den­te do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ), mi­nis­tro João Otá­vio de No­ro­nha, de­ter­mi­nou on­tem que Fa­brí­cio Qu­ei­roz, ex-as­ses­sor do se­na­dor Flá­vio Bol­so­na­ro (Re­pu­bli­ca­nos-RJ), dei­xe o Com­ple­xo Pe­ni­ten­ciá­rio de Ge­ri­ci­nó, em Ban­gu, e pas­se a cum­prir em ca­sa a prisão pre­ven­ti­va de­ci­di­da no âm­bi­to da in­ves­ti­ga­ção da “ra­cha­di­nha”. O ha­be­as cor­pus, em ca­rá­ter li­mi­nar, pre­vê a ex­ten­são da prisão do­mi­ci­li­ar pa­ra a mu­lher de Qu­ei­roz, Már­cia Agui­ar, al­vo da mes­ma ope­ra­ção em que seu ma­ri­do foi de­ti­do e fo­ra­gi­da há três se­ma­nas. O ca­sal se­rá mo­ni­to­ra­do via tor­no­ze­lei­ra ele­trô­ni­ca. Na de­ci­são, No­ro­nha afir­mou que Már­cia tam­bém de­ve re­ce­ber o be­ne­fí­cio por­que, co­mo Qu­ei­roz es­tá proi­bi­do de ter con­ta­to com ou­tras pes­so­as, é “re­co­men­dá­vel” que ela lhe dis­pen­se “as aten­ções ne­ces­sá­ri­as”. Qu­ei­roz tem um cân­cer de có­lon, e tam­bém po­de­rá re­ce­ber mé­di­cos.

O pre­si­den­te do STJ le­vou em con­si­de­ra­ção a saú­de de Qu­ei­roz. De acor­do com o ad­vo­ga­do Emí­lio Cat­ta Pret­ta, a prisão tra­zia ris­cos ao ex-as­ses­sor par­la­men­tar, em fun­ção da pan­de­mia de co­ro­na­ví­rus. O de­fen­sor ale­gou que a mu­lher de Qu­ei­roz tam­bém en­fren­ta pro­ble­mas de saú­de e, por is­so, a prisão se­ria ina­de­qua­da. No­ro­nha con­cor­dou com os ar­gu­men­tos.

“O mes­mo (prisão do­mi­ci­li­ar) va­le pa­ra sua com­pa­nhei­ra, Már­cia Agui­ar, por se pre­su­mir que sua pre­sen­ça ao la­do de­le (Qu­ei­roz) se­ja re­co­men­dá­vel pa­ra lhe dis­pen­sar as aten­ções ne­ces­sá­ri­as, vis­to que, en­quan­to es­ti­ver sob prisão do­mi­ci­li­ar, es­ta­rá pri­va­do do con­ta­to de quais­quer ou­tras pes­so­as (sal­vo de pro­fis­si­o­nais da saú­de que lhe pres­tem as­sis­tên­cia e de seus ad­vo­ga­dos)”, diz a de­ci­são de No­ro­nha.

O pe­di­do de prisão do­mi­ci­li­ar já ha­via si­do apre­sen­ta­do à Jus­ti­ça do Rio, mas foi ne­ga­do pe­la de­sem­bar­ga­do­ra Sui­mei Ca­va­li­e­ri, da 3ª Câ­ma­ra Cri­mi­nal do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça. Cat­ta Pret­ta ar­gu­men­tou que a de­ci­são do STJ se­gue os pa­râ­me­tros es­ta­be­le­ci­dos pe­lo Po­der Ju­di­ciá­rio du­ran­te a pan­de­mia:

— Ele (Qu­ei­roz) com­põe o gru­po de ris­co da Co­vid-19. Con­for­me as pró­pri­as re­co­men­da­ções do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça (CNJ), as pes­so­as des­se gru­po pre­ci­sam ter um tra­ta­men­to di­fe­ren­te.

O ad­vo­ga­do fez re­fe­rên­cia a uma re­co­men­da­ção em que o pre­si­den­te do CNJ, mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li, su­ge­re a subs­ti­tui­ção do re­gi­me fe­cha­do por me­di­das al­ter­na­ti­vas no ca­so de pre­sos mais pro­pen­sos a de­sen­vol­ve­rem qua­dros gra­ves da do­en­ça.

Qu­ei­roz foi pre­so em Ati­baia, em um imó­vel do ad­vo­ga­do Fre­de­rick Was­sef, que de­fen­dia o se­na­dor Flá­vio Bol­so­na­ro na in­ves­ti­ga­ção so­bre as sus­pei­tas de ra­cha­di­nha no an­ti­go ga­bi­ne­te na Alerj. Ago­ra, ele vai cum­prir a prisão do­mi­ci­li­ar em um de seus imó­veis na Ta­qua­ra, Zo­na Oes­te do Rio.

O ex-as­ses­sor de Flá­vio tem três pro­pri­e­da­des no bair­ro. Már­cia pre­ci­sa­rá se en­tre­gar pa­ra pas­sar ao re­gi­me de prisão do­mi­ci­li­ar.

O en­de­re­ço em que Qu­ei­roz e Már­cia vão cum­prir a prisão se­rá fis­ca­li­za­do pa­ra con­fir­mar que não há meio de con­ta­to ex­te­ri­or. O pre­si­den­te do STJ ain­da de­ter­mi­nou que as au­to­ri­da­des po­li­ci­ais te­rão per­mis­são pa­ra aces­sar o lo­cal sem­pre que ne­ces­sá­rio e que fa­rão vi­gi­lân­cia per­ma­nen­te pa­ra im­pe­dir a en­tra­da de pes­so­as não au­to­ri­za­das. Qu­ei­roz e Már­cia não po­de­rão ter con­ta­to com ter­cei­ros — sal­vo ad­vo­ga­dos, pro­fis­si­o­nais da saú­de e fa­mi­li­a­res pró­xi­mos — nem aces­so à in­ter­net, te­le­fo­ne, com­pu­ta­dor e ta­blet.

Qu­ei­roz não ha­via dei­xa­do a ca­deia até o fim da noi­te de on­tem. Em uma pu­bli­ca­ção no Ins­ta­gram, a per­so­nal trai­ner Nathá­lia Qu­ei­roz, fi­lha do ex-as­ses­sor, es­cre­veu no iní­cio da noi­te que es­ta­va in­do bus­car o pai. “Vo­cê (Qu­ei­roz) vai ter o abra­ço de to­dos os seus fi­lhos, que es­tão chei­os de sau­da­des, tan­to te amam e sa­bem o ho­mem in­crí­vel que vo­cê é”, es­cre­veu Nathá­lia, ex-fun­ci­o­ná­ria do ga­bi­ne­te de Flá­vio Bol­so­na­ro e tam­bém in­ves­ti­ga­da.

JUL­GA­MEN­TO EM AGOS­TO

As prisões de Qu­ei­roz e Már­cia fo­ram de­ter­mi­na­das pe­lo juiz Flá­vio Ita­bai­a­na, pos­te­ri­or­men­te re­ti­ra­do do ca­so . De­sem­bar­ga­do­res do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Rio re­co­nhe­ce­ram a va­li­da­de das de­ci­sões do ma­gis­tra­do, mas en­vi­a­ram o pro­ce­di­men­to pa­ra o Ór­gão Es­pe­ci­al, por en­ten­de­rem que Flá­vio Bol­so­na­ro tem di­rei­to a fo­ro pri­vi­le­gi­a­do.

O mi­nis­tro res­pon­sá­vel pe­lo ca­so da “ra­cha­di­nha” no STJ é Fé­lix Fis­cher, mas, co­mo a Jus­ti­ça es­tá em re­ces­so, o pe­di­do foi dis­tri­buí­do pa­ra No­ro­nha, res­pon­sá­vel pe­lo plan­tão. O mé­ri­to do ha­be­as cor­pus, no en­tan­to, se­gue com Fis­cher, que se­rá o re­la­tor na Quin­ta Tur­ma do tri­bu­nal. A ex­pec­ta­ti­va é que o jul­ga­men­to no co­le­gi­a­do ocor­ra em agos­to.