Título: Campanha com o pé na estrada
Autor: Colares, Juliana; Eloi, Ana Cláudia
Fonte: Correio Braziliense, 23/01/2013, Política, p. 3

O favorito Henrique Eduardo Alves e o socialista Júlio Delgado seguem o périplo pelos estados atrás dos votos dos colegas na disputa pela presidência da CâmaraJuliana Colares

A temporada de viagens dos principais candidatos à presidência da Câmara dos Deputados está chegando à reta final. O nome oficial do PMDB ao cargo, Henrique Eduardo Alves (RN), e o escolhido do PSB, Júlio Delgado (MG), continuam a agenda de visitas aos estados nesta semana com um saldo de 10 cidades para Alves e nove para o oponente. Ontem, o peemedebista esteve na terra do cacique político do concorrente. O deputado do Rio Grande do Norte passou o dia no Recife. Teve um longo encontro com o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, passeou por Olinda e jantou com a bancada do estado. Alves encerra o cronograma de viagens amanhã, em Salvador. Julio Delgado, que já havia visitado o Recife, esteve ontem em Fortaleza e em Teresina. A candidata Rose de Freitas (PMDB-ES) passou o dia pendurada ao telefone, mas não descarta a possibilidade de pegar a estrada na última semana de campanha.

No Recife, Henrique Eduardo Alves foi recebido pelo governador Eduardo Campos na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, em Olinda. O encontro a portas fechadas começou às 14h e só terminou às 17h, e contou com a participação de deputados federais pernambucanos Carlos Eduardo Cadoca (PSC), Bruno Araújo (PSDB), Inocêncio Oliveira (PR) e Raul Henry (PMDB). Foi Henry quem convidou Alves a passar pelo Recife e ciceroneou o candidato à presidência da Casa durante a visita. “Nossa expectativa é que ele seja eleito como o nome do consenso”, disse o peemedebista pernambucano.

Alves já sabia que não conseguiria o apoio de Eduardo Campos, mas deixou o encontro afirmando que o governador pernambucano garantiu que não iria se intrometer na disputa, já que “essa é uma questão de parlamento, não de partido”. Nos bastidores, no entanto, Campos ajuda Delgado e o incentiva a manter a candidatura. Mesmo sem o apoio para a campanha, Alves não deixou de afagar o governador de Pernambuco. Disse que o estado tem uma das melhores administrações do país e que é sempre bom ouvi-lo. Os dois conversaram sobre o pacto federativo, o Fundo de Participação dos Estados, os royalties do pré-sal, a segurança pública, a política ambiental e as questões de infraestrutura. No Twitter, Alves escreveu: “Pauta intensa. Dever do parlamento”.

Almoço Quando esteve no Recife, o candidato Júlio Delgado se apresentou como símbolo de renovação e disse que não seria bom para a base governista ter um presidente na Câmara que precise se explicar por conta das denúncias existentes contra ele. Delgado se referia às informações ventiladas nos últimos dias de que emendas parlamentares de Alves teriam beneficiado um assessor. Ontem, o peemedebista respondeu. Disse que não se tratam de denúncias, mas de questionamentos. E que o gesto de Delgado era o de alguém que não está conseguindo convencer seus pares a votar nele. “Eu quero convencer meus pares de que sou o melhor candidato”, afirmou.

De lá, Alves embarcou para Natal, onde passou a noite. Hoje, ele tem almoço marcado com o governador do Ceará, Cid Gomes, e com a bancada cearense, no Palácio da Abolição, sede do governo estadual. Em seguida, o candidato segue para João Pessoa. Na quinta, Henrique Eduardo Alves encerra o cronograma de viagens em Salvador. Ele já visitou Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Campo Grande, São Paulo e Rio de Janeiro. Manaus e Belém acabaram sendo cortadas da lista. “Os parlamentares (dos estados do Amazonas e do Pará) estavam viajando”, justificou a assessoria do deputado.

Júlio Delgado encerrou ontem a agenda de viagens que havia traçado. À tarde, almoçou com o governador do Ceará, Cid Gomes, e com a bancada daquele estado. “Ele avaliou o encontro como muito positivo”, informou a assessoria do candidato. À noite, teve um encontro com o governador do Piauí, o também socialista Wilson Nunes Martins. A previsão é de que Delgado retorne hoje a Brasília, onde não tem agenda confirmada. Segundo a assessoria do parlamentar, não há mais viagens programadas. O candidato mineiro foi a São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Maceió, Fortaleza e Teresina. Fez todas as viagens em avião comercial ou de carro — Henrique Eduardo Alves está viajando em avião do deputado Newton Cardoso (PMDB-MG).

Rose de Freitas (PMDB-ES) não apostou muitas fichas nas viagens aos estados, estratégia comum em período de recesso parlamentar. A deputado montou um QG em casa e chega a ficar grudada ao telefone até de madrugada. Para isso, conta com a ajuda de outros deputados. Ontem, quando o Correio telefonou para Rose de Freitas, a candidata estava em outra ligação. Quem atendeu o celular dela foi o deputado Izalci (PSDB-DF). Segundo a assessoria da deputada, três a quatro parlamentares a ajudam diariamente na tarefa de estabelecer contato com governadores, senadores e, claro, deputados federais. Até agora, ela já teria conseguido contatar mais de 300 possíveis eleitores, mas não descarta a possibilidade de pegar a estrada na próxima semana, a última antes da eleição, marcada para as 10h de 4 de fevereiro.

“Nossa expectativa é que ele (Henrique Eduardo Alves) seja eleito como o nome do consenso” Raul Henry (PMDB-PE), deputado federal