O globo, n. 31749, 10/07/2020. País, p. 5

 

"Sobrou pra quem me apoia", critica Bolsonaro

Carolina Brígido

10/07/2020

 

 

Presidente reclamou de decisão do Facebook, que retirou do ar uma rede de páginas ligadas a assessores seus e de seus filhos que promoveriam desinformação; contaminado pela Covid—19, presidente fez live sem máscara

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro dis­se on­tem que é al­vo de per­se­gui­ção e re­cla­mou da de­ci­são do Fa­ce­bo­ok de ti­rar do ar uma re­de de pá­gi­nas li­ga­das a as­ses­so­res seus e de seus fi­lhos. O pre­si­den­te, em sua li­ve se­ma­nal que é vei­cu­la­da na sua pá­gi­na na re­de, re­cla­mou de pu­bli­ca­ções fei­tas con­tra ele na in­ter­net e afir­mou que “so­brou” pa­ra quem o apoia.

Con­ta­mi­na­do pe­la Co­vid-19, Bol­so­na­ro fez a trans­mis­são so­zi­nho nu­ma me­sa, di­zen­do man­ter dis­tân­cia de as­ses­so­res, tos­siu al­gu­mas ve­zes e dei­xou em des­ta­que na ima­gem uma cai­xa de hi­dro­xi­clo­ro­qui­na, re­mé­dio sem com­pro­va­ção ci­en­tí­fi­ca no com­ba­te a do­en­ça. O pre­si­den­te es­tá to­man­do o me­di­ca­men­to, mas tem pas­sa­do di­a­ri­a­men­te por exa­mes car­día­cos pa­ra mo­ni­to­rar pos­sí­veis efei­tos co­la­te­rais, co­mo re­ve­lou o GLO­BO. O Pa­lá­cio do Al­vo­ra­da tam­bém pas­sou por de­sin­fec­ção pa­ra evi­tar con­ta­mi­na­ções.

Na li­ve, o pre­si­den­te mos­trou tex­tos e ima­gens pu­bli­ca­das por opo­si­to­res o as­so­ci­an­do ao fas­cis­mo e ao na­zis­mo co­mo ar­gu­men­to de que ha­ve­ria per­se­gui­ção con­tra ele.

— Ve­mos que o Fa­ce­bo­ok der­ru­bou pá­gi­nas em to­do o mun­do. No Bra­sil, so­brou pra quem es­tá do meu la­do, pra quem és im­pá ti­coàm inha pes­soa. A es­quer­da fi­ca po­san­do­de mo­ra­lis­ta, ma so­lha aqui, blog me as­so­ci­an­do ao na­zis­mo. Bol­so­na­ro de­cap­ta­do. Nin­guém fa­la em der­ru­bar es­sas pá­gi­nas —re­cla­mou.

Ape­sar da fa­la do pre­si­den­te, ou­tra me­di­da to­ma­da pe­lo gru­po em­pre­sa­ri­al te­ve co­mo al­vo jus­ta­men­te o prin­ci­pal par­ti­do da opo­si­ção. O What­sapp sus­pen­deu dez con­tas do PT na pla­ta­for­ma por vi­o­la­rem os ter­mos de ser­vi­ço do apli­ca­ti­vo e es­ta­rem ope­ran­do de for­ma au­to­ma­ti­za­da. O blo­queio acon­te­ceu no dia 25 de ju­nho e até ago­ra elas se­guem ino­pe­ran­tes.

Bol­so­na­ro dis­se que, na cam­pa­nha, não men­tiu so­bre ad­ver­sá­ri­os. Ele ata­cou a opo­si­ção ao lem­brar da La­va-Ja­to e de ou­tros es­cân­da­los em go­ver­nos an­te­ri­o­res. Ele ne­gou que que seus ali­a­dos te­nham um “ga­bi­ne­te do ódio”.

— A on­da ago­ra é di­zer que as pá­gi­nas da fa­mí­lia Bol­so­na­ro e de as­ses­so­res pro­mo­vem o ódio. Eu de­sa­fio a im­pren­sa que fi­ca dan­do es­pa­ço pra is­so me apon­tar um tex­to meu de ódio, uma ima­gem, no meu Fa­ce­bo­ok e dos meus fi­lhos. O que eu ga­nha­ria ago­ra acu­sado­ quem quer que seja ­no Bra­sil de qual­quer coi­sa? Não exis­te na­da so­bre is­so. Por que es­sa per­se­gui­ção? É la­men­tá­vel o que vem acon­te­cen­do.

Bol­so­na­ro afir­mou que a opo­si­ção ten­ta ga­nhar “no ta­pe­tão” com pro­ces­sos no Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE) pe­din­do a cas­sa­ção da sua cha­pa, elei­ta em 2018. Uma das ações é jus­ta­men­te so­bre a sus­pei­ta de uso de uma re­de pa­ra dis­se­mi­nar in­for­ma­ções fal­sas con­tra ad­ver­sá­ri­os. Bol­so­na­ro diz não ter fei­to im­pul­si­o­na­men­to de mí­dia na cam­pa­nha por­que cus­ta ca­ro.

— Im­pul­si­o­na­men­to cus­ta ca­ro, eu não pe­guei di­nhei­ro do fun­do par­ti­dá­rio, fi­ze­mos uma va­qui­nha. Ten­tam no ta­pe­tão o tem­po to­do ten­tar der­ru­ba­ra cha­pa Bol­so­na­roMou­rão, ou des­qua­li­fi­car o go­ver­no, ou des­gas­tar o go­ver­no, mas não apre­sen­tam uma pro­va se­quer —de­cla­rou.

Par­ti­dos de opo­si­ção en­tra­ram com pe­di­do no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), on­tem, pe­din­do que a Cor­te re­qui­si­te ao Fa­ce­bo­ok in­for­ma­ções so­bre a re­de der­ru­ba­da. A CPI das Fa­ke News tam­bém re­qui­si­tou à em­pre­sa os da­dos.

Na trans­mis­são, Bol­so­na­ro não usou más­ca­ra e lem­brou que apre­sen­ta­do­res de TV tam­bém não usam o equi­pa­men­to nos es­tú­di­os. O pre­si­den­te jus­ti­fi­cou ter ve­ta­do tre­chos do pro­je­to so­bre obri­ga­to­ri­e­da­de de más­ca­ra e ar­gu­men­tan­do que ha­via pre­vi­são de mul­ta pa­ra quem não usas­se o equi­pa­men­to em am­bi­en­tes fe­cha­dos.