O globo, n. 31749, 10/07/2020. Economia, p. 15

 

Sem Guedes, Maia quer iniciar reforma tributária

Bruno Góes

Gustavo Schimitt

10/07/2020

 

 

Presidente da Câmara mostra distanciamento do ministro e diz que discussão será feita mesmo sem iniciativa do governo

 O pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), dis­se on­tem que "não tem con­ver­sa­do" com o mi­nis­tro da Eco­no­mia, Pau­lo Gu­e­des, e que seu diá­lo­go com a equi­pe econô­mi­ca es­tá res­tri­to aos téc­ni­cos. Ele pro­me­teu ini­ci­ar a dis­cus­são da re­for­ma tri­bu­tá­ria na pró­xi­ma se­ma­na "in­de­pen­den­te­men­te" de ini­ci­a­ti­va do go­ver­no.

Ao par­ti­ci­par de uma con­ver­sa com in­ves­ti­do­res pro­mo­vi­da por um ban­co de in­ves­ti­men­tos, Maia afir­mou que, mes­mo ten­do to­ma­do a ini­ci­a­ti­va de uma re­a­pro­xi­ma­ção, não con­ver­sa com Gu­e­des des­de a tra­mi­ta­ção do pro­je­to de so­cor­ro a es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os por cau­sa da crise do no­vo co­ro­na­ví­rus.

— Eu te­nho con­ver­sa­do com os téc­ni­cos, não te­nho con­ver­sa­do com o mi­nis­tro Pau­lo Gu­e­des. In­clu­si­ve, a pe­di­do de al­guns, há um tem­po fiz um gesto, mas o mi­nis­tro não te­ve in­te­res­se. En­tão, pa­ra mim, não faz a me­nor di­fe­ren­ça con­ver­sar ou não com Pau­lo Gu­e­des.

Se­gun­do o par­la­men­tar, o que faz “di­fe­ren­ça” é con­ver­sar com os téc­ni­cos da equi­pe econô­mi­ca: — ba­se­a­do nos da­dos con­cre­tos pos­so aju­dar o Con­gres­so e a Câ­ma­ra a to­mar as me­lho­res de­ci­sões em re­la­ção aos pro­je­tos, prin­ci­pal­men­te aque­les com im­pac­to fis­cal.

Na se­ma­na pas­sa­da, Gu­e­des dis­se que a pro­pos­ta de re­for­ma tri­bu­tá­ria do go­ver­no es­tá "ab­so­lu­ta­men­te pron­ta", mas o tex­to não foi en­vi­a­do ao Con­gres­so.

Ao ser per­gun­ta­do so­bre o re­la­ci­o­na­men­to com o mi­nis­tro, Maia ar­gu­men­tou que Gu­e­des foi "agres­si­vo" com a Câ­ma­ra e in­di­cou que o che­fe da equi­pe econô­mi­ca não quis es­ten­der a mão pa­ra uma re­a­pro­xi­ma­ção.

Maia ain­da cri­ti­cou a fal­ta de ini­ci­a­ti­va do go­ver­no na agen­da de re­for­mas e clas­si­fi­cou co­mo di­fí­cil de se re­a­li­zar a pro­mes­sa de Gu­e­des de pri­va­ti­zar qua­tro es­ta­tais em 90 di­as.

O pre­si­den­te da Câ­ma­ra ar­gu­men­tou que o fim da me­di­da ago­ra po­de­ria agra­var ain­da mais o de­sem­pre­go num mo­men­to em que a eco­no­mia ten­ta re­a­gir. Ele cri­ti­cou os ar­gu­men­tos do go­ver­no e dis­se que o cus­to de R$ 10 bi­lhões se­rá alo­ca­do no Or­ça­men­to de 2021.