O globo, n. 31748, 09/07/2020. País, p. 7

 

Ex-funcionários do Ibama denunciam diminuição da fiscalização ambiental

Aguirre Talento

09/07/2020

 

 

De acordo com relatos, órgão vem sofrendo pressões de Bolsonaro e de Salles; ministro é investigado por improbidade administrativa

 As pres­sões pú­bli­cas do pre­si­den­te Jair Bolsonaro e do ministro do Meio Am­bi­en­te, Ricardo Sal­les, so­bre a fis­ca­li­za­ção am­bi­en­tal do Iba­ma pro­vo­ca­ram a re­du­ção das ati­vi­da­des de con­tro­le, de acordo com o de­poi­men­to de ex-co­or­de­na­dor de­mi­ti­do após os atri­tos com o governo fe­de­ral.

Re­ne Luiz de Oli­vei­ra, que co­man­da­va a Co­or­de­na­ção Geral de Fis­ca­li­za­ção Am­bi­en­tal do Iba­ma, pres­tou de­poi­men­to ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral em investigação por im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va con­tra Sal­les, que ge­rou o pe­di­do de afas­ta­men­to do ministro en­vi­a­do à Jus­ti­ça Fe­de­ral nes­ta se­ma­na. Seu su­bor­di­na­do no ór­gão, Hugo Loss, que foi co­or­de­na­dor de ope­ra­ção e fis­ca­li­za­ção, também foi ou­vi­do pe­los in­ves­ti­ga­do­res.

As 13 pá­gi­nas do de­poi­men­to con­jun­to, env adas à Justiça Fe­de­ral e ob­ti­das pe­lo GLO­BO, des­cre­vem com de­ta­lhes as pres­sões do governo Bolso­naro pa­ra des­mon­ta­r a fis­ca­li­za­ção am­bi­en­tal. Tra­ta-se­de mais uma área com in­dí­ci­os de in­ter­fe­rên­ci­as in­de­vi­das do pre­si­den­te — já há um inqué­ri­to em tra­mi­ta­ção no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) so­bre in­ter­fe­rên­ci­as na Polícia Fe­de­ral e uma investigação na pri­mei­ra ins­tân­cia so­bre pres­sões pa­ra mu­dar uma por­ta­ria do Exército de compra de ar­mas e mu­ni­ções.

De acordo com o re­la­to de Re­ne, a ges­tão Sal­les no­me­ou pes­so­as sem perfil de fis­ca­li­za­ção pa­ra atu­ar nas di­vi­sões téc­ni­co-am­bi­en­tais das su­pe­rin­ten­dên­ci­as es­ta­du­ais do Iba­ma e dei­xou car­gos em aber­to, ape­nas com no­mes in­te­ri­nos, o que foi su­ca­te­an­do a ati­vi­da­de ao lon­go do ano de 2019. Ele também afir­ma que hou­ve cor­tes no or­ça­men­to e di­mi­nui­ção do efetivo de fis­cais am­bi­en­tais do ór­gão. Tu­do is­so te­ria con­tri­buí­do pa­ra uma que­da no nú­me­ro de au­tos de in­fra­ção no ano pas­sa­do e uma di­mi­nui­ção da ati­vi­da­de de fis­ca­li­za­ção.

No de­poi­men­to, os ex-co­or­de­na­do­res ci­tam um epi­só­dio de abril de 2019 co­mo sim­bó­li­co pe­la pres­são pú­bli­ca exer­ci­da por Bolsonaro na ati­vi­da­de de fis­ca­li­za­ção do ór­gão e que pro­vo­cou re­ceio pa­ra que os fis­cais re­a­li­zas­sem seus tra­ba­lhos. Na oca­sião, o pre­si­den­te gra­vou um ví­deo com o senador Mar­cos Ro­gé­rio (PDT-RO) fa­zen­do crí­ti­cas a uma ação de fis­ca­li­za­ção do Iba­ma em Rondô­nia que des­truiu ma­qui­ná­rio usa­do no des­ma­ta­men­to, prá­ti­ca pre­vis­ta em lei. No re­gis­tro, Bolsonaro afir­ma que Sal­les de­ter­mi­nou a aber­tu­ra de pro­ces­so ad­mi­nis­tra­ti­vo pa­ra apu­rar o as­sun­to e dis­se que a ori­en­ta­ção do governo não era des­truir ma­qui­ná­rio.

PRES­SÃO E RE­CEIO

Se­gun­do Hugo Loss ,a pres­são exer­ci­da por Bol­so na ro­no epi­só­dio pro­vo­cou “re­ceio” nos fun­ci­o­ná­ri­os do Iba­ma e eles pa­ra­li­sa­ram ações de des­trui­ção de ma­qui­ná­rio nos meses se­guin­tes, te­men­do re­pre­sá­lia das au­to­ri­da­des.

“Te­ve até ser­vi­dor nos­so que por pou­co te­ve que se de­fen­der ad­mi­nis­tra­ti­va­men­te por ter apli­ca­do alei e des­truí­do ma­qui­ná­rio. Em 2019, a Di­pro (Di­re­to­ria de Pro­te­ção Am­bi­en­tal) che­gou até a di­zer pra gen­te que não era pra des­truir. Te­ve também de­cla­ra­ções em ví­deo do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca que não po­día­mos des­truir, que a des­trui­ção iria ser apu­ra­da. Aí agen­te fi­cou re­ce­o­so. Tan­to que a des­trui­ção pra­ti­ca­men­te pa­rou em abril e só vol­tou ao nor­mal em agos­to de 2019, com acri­se de­fla­gra­da co­mo‘ dia do fogo’ na Amazô­nia”, afir­mou Loss no de­poi­men­to.

Re­ne res­sal­va que a or­dem pa­ra não des­truir ma­qui­ná­rio foi da­da de ma­nei­ra in­for­mal, sem ne­nhum do­cu­men­to ofi­ci­a­li­zan­do a ori­en­ta­ção.

De acordo com Re­ne, as de­cla­ra­ções pú­bli­cas de Bolsonaro e de Sal­les re­per­cu­ti­ram mui­to den­tro do Iba­ma: “Exis­tem três for­mas de uma força ser ani­qui­la­da. A pri­mei­ra é ti­rar di­nhei­ro. A se­gun­da é de­ses­tru­tu­rar de alguma for­ma, co­mo não no­me­ar car­gos es­tra­té­gi­cos ou no­me­ar gen­te sem afi­ni­da­de com a causa. A ter­cei­ra é ge­rar cons­tran­gi­men­to, fa­zer bai­xar a gu­ar­da de qu­em tá na li­nha de fren­te, no ca­so os fis­cais. As de­cla­ra­ções das au­to­ri­da­des cri­a­ram uma força an­tagô­ni­ca que causa medo ou in­sa­tis­fa­ção, le­van­do a um es­tá­gio de bai­xa autoestima e con­se­quen­te bai­xa na pro­du­ti­vi­da­de”.

Res­pon­sá­vel na pon­ta por co­man­dar ope­ra­ções, Hugo Loss ci­ta que re­a­li­za­vam, em abril des­te ano, uma ação de combate ao des­ma­ta­men­to nas ter­ras in­dí­ge­nas Itu­na-Ita­tá, Apy­te­rewa e Trin­chei­ra Ba­ca­já, lo­ca­li­za­das no Pa­rá, quando hou­ve mo­vi­men­ta­ção de per­so­na­gens in­ves­ti­ga­dos por en­vol­vi­men­to nes­se des­ma­ta­men­to jun­to à Presidência da Re­pú­bli­ca e te­ve iní­cio uma pres­são contrária à ação.

Loss afir­ma que a equi­pe en­vol­vi­da na ope­ra­ção “co­me­çou a re­ce­ber ques­ti­o­na­men­tos”, sem ci­tar de qu­em par­tia es­sa pres­são. Se­gun­do ele, a Fu­nai e a Força Na­ci­o­nal, por exem­plo, fo­ram ques­ti­o­na­das so­bre as ações.

Por causa des­sa ação, de acordo com o de­poi­men­to, o governo aca­bou exo­ne­ran­do o diretor de Pro­te­ção Am­bi­en­tal do Iba­ma, Oli­val­di Aze­ve­do. O epi­só­dio foi re­la­ta­do por R ene :“Na­se gun­da-fei­raà tar­de, ime­di­a­ta­men­te de­pois da re­por­ta­gem do ‘Fan­tás­ti­co’, o Oli­val­di en­trou em con­ta­to co­mi­go pa­ra avi­sar que ti­nha si­do cha­ma­do no mi­nis­té­rio e que, de­pen­den­do da si­tu­a­ção, de­pois gos­ta­ria de fa­lar co­mi­go. Aí ele me li­gou por vol­ta das 17h30, 18h, e pe­diu pa­ra nos en­con­trar­mos. Fo­mos lá no Iba­ma e ele dis­se ‘a coi­sa fi­cou in­sus­ten­tá­vel, es­tou sain­do, fui exo­ne­ra­do’”. Re­ne e Loss con­tam que também saí­ram do ór­gão após o epi­só­dio.

SAL­LES REBATE AÇÃO

Na se­gun­da-feira, após a ação do MPF de im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va que pe­diu seu afas­ta­men­to, Salles­ se pro­nun­ci­ou em nota por­ meio ­da sua as­ses­so­ria de co­mu­ni­ca­ção: “A ação de um gru­po de pro­cu­ra­do­res traz po­si­ções com evi­den­te viés po­lí­ti­co-ide­o­ló­gi­co em cla­ra ten­ta­ti­va de in­ter­fe­rir em po­lí­ti­cas pú­bli­cas do Governo Fe­de­ral. As ale­ga­ções são um apanhado de di­ver­sos ou­tros processos já apre­ci­a­dos e ne­ga­dos pe­lo Po­der Ju­di­ciá­rio, uma vez que seus ar­gu­men­tos são im­pro­ce­den­tes”.

Pro­cu­ra­do pa­ra co­men­tar o te­or dos depoimentos, o Mi­nis­té­rio do Meio Am­bi­en­te não se manifestou.