O globo, n. 31747, 08/07/2020. País, p. 8

 

Teste positivo

08/07/2020

 

 

Bolsonaro mantem tom e contraria, recomendações

O re­sul­ta­do po­si­ti­vo do tes­te do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro pa­ra a Co­vid-19, di­vul­ga­do on­tem, não mu­dou o po­si­ci­o­na­men­to do pre­si­den­te e de seus prin­ci­pais auxi­li­a­res em re­la­ção à do­en­ça. O pró­prio pre­si­den­te deu a no­tí­cia aos jor­na­lis­tas no iní­cio da tar­de. Na en­tre­vis­ta, Bol­so­na­ro não se­guiu os pro­to­co­los de distanciamen­to­ so­ci­a­l e­ che­gou a ti­rar a más­ca­ra pa­ra mos­trar que es­ta­va bem — du­as ati­tu­des apon­ta­das por es­pe­ci­a­lis­tas co­mo fun­da­men­tais pa­ra evi­tar o con­tá­gio. Se­gun­do o pre­si­den­te, ele vai con­ti­nu­ar des­pa­chan­do por vi­de­o­con­fe­rên­cia. Os com­pro­mis­sos ex­ter­nos que es­ta­vam agen­da­dos pa­ra es­ta se­ma­na serão can­ce­la­dos pa­ra evi­tar o “con­tá­gio em ter­cei­ros”.

Con­tu­do, vá­ri­os mi­nis­tros que es­ti­ve­ram com Bol­so­na­ro na úl­ti­ma se­ma­na não se­gui­ram as re­co­men­da­ções de iso­la­men­to. Após re­a­li­za­rem tes­tes rá­pi­dos e recebe­rem re­sul­ta­dos ne­ga­ti­vos, três mi­nis­tros que des­pa­cham no Pa­lá­cio do Pla­nal­to —Wal­ter Bra­ga Net­to (Ca­sa Ci­vil), Luiz Eduardo Ramos (Se­cre­ta­ria de Gover­no) e Jor­ge Oli­vei­ra (Se­cre­ta­ria-Ge­ral da Pre­si­dên­cia) — de­ci­di­ram man­ter as agen­das de aten­di­men­to em seus ga­bi­ne­tes. Os tes­tes rá­pi­dos, fei­to pe­los au­xi­li­a­res do pre­si­den­te, não são os mais in­di­ca­dos pa­ra di­ag­nós­ti­co e têm bai­xa pre­ci­são, com ris­co de dar fal­sos ne­ga­ti­vos. As­sim, os mi­nis­tros po­dem es­pa­lhar a do­en­ça sem sa­ber.

Ao anun­ci­ar o re­sul­ta­do po­si­ti­vo, Bol­so­na­ro afir­mou que co­me­çou a sen­tir os sin­to­mas no do­min­go e que, na se­gun­da-fei­ra, sen­tiu dores mus­cu­la­res e can­sa­ço. On­tem, ele afir­mou que es­tá se sen­tin­do me­lhor e sem fe­bre. O pre­si­den­te dis­se que fa­rá iso­la­men­to no Pa­lá­cio do Al­vo­ra­da. Ele ti­nha pe­lo me­nos du­as vi­a­gens pro­gra­ma­das, uma à Bahia e ou­tra a Pa­ra­ca­tu (MG), mas am­bas fo­ram sus­pen­sas. A apoi­a­do­res, ele mais uma vez mi­ni­mi­zou os ris­cos da do­en­ça.

—O que eu pos­so fa­lar pa­ra to­do mun­do aqui? Es­se ví­rus é qua­se co­mo, eu já di­zia no pas­sa­do e era mui­to cri­ti­ca­do, era co­mo uma chu­va. Vai atin­gir vo­cê, né? Al­guns, não. Al­guns tem que to­mar um mai­or cui­da­do com es­se fenô­me­no, por as­sim di­zer —afir­mou.

Es­sa não é a pri­mei­ra vez que o pre­si­den­te re­a­li­za exa­mes pa­ra iden­ti­fi­car o co­ro­na­ví­rus. Em mar­ço, Bol­so­na­ro fez três tes­tes de Co­vid-19 após vá­ri­os mem­bros de sua de­le­ga­ção con­traí­rem a do­en­ça nu­ma vi­a­gem ofi­ci­al aos Es­ta­dos Uni­dos —na oca­sião, o mi­nis­tro Au­gus­to He­le­no (Ga­bi­ne­te de Se­gu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal) e o se­cre­tá­rio de Co­mu­ni­ca­ção Fabio Wajn­gar­ten tes­ta­ram po­si­ti­vo. O pre­si­den­te, por sua vez, se ne­gou a di­vul­gar os re­sul­ta­dos. Eles só vi­e­ram a pú­bli­co em um pro­ces­so ju­di­ci­al que ter­mi­nou no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF). Fo­ram uti­li­za­dos no­mes fic­tí­ci­os pa­ra ocul­tar que os exa­mes eram do pre­si­den­te.

Bol­so­na­ro de­ve fa­zer um no­vo exa­me pa­ra a Co­vid-19 na pró­xi­ma se­gun­da-fei­ra. Mé­di­cos que acom­pa­nham o es­ta­do de saú­de do pre­si­den­te in­di­cam que o tes­te de­ve ser re­fei­to após se­te di­as do re­sul­ta­do do pri­mei­ro exa­me. A no­va che­ca­gem vai con­fir­mar se o pre­si­den­te con­ti­nua tes­tan­do po­si­ti­vo e se pre­ci­sa­rá permane­cer em iso­la­men­to no Al­vo­ra­da. Em ví­deo, di­vul­ga­do on­tem, Bol­so­na­ro co­me­mo­rou seu tratamento com­bi­na­do de hi­dro­xi­clo­ro­qui­na e azi­tro­mi­ci­na, mesmo saben­do que os me­di­ca­men­tos não têm efi­cá­cia ci­en­ti­fi­ca­men­te com­pro­va­da Au­to­ri­da­des de saú­de tam­bém con­de­nam o uso da me­di­ca­ção.

—Bem, es­tou to­man­do aqui a ter­cei­ra do­se da hi­dro­xo­clo­ro­qui­na (sic) — de­cla­ra o pre­si­den­te no ví­deo, dan­do ri­sa­da.

— Tô me sen­tin­do mui­to bem. Ta­va mais ou me­nos do­min­go, mal se­gun­da-fei­ra, ho­je, ter­ça, tô mui­to me­lhor do que sá­ba­do. En­tão, com to­da a cer­te­za, tá dan­do cer­to.

RE­A­ÇÕES

Em­pre­sá­ri­os, di­ri­gen­tes de clu­bes de futebol, po­lí­ti­cos e mi­nis­tros op­ta­ram por se­guir um ca­mi­nho di­fe­ren­te do pre­si­den­te. O CEO da lo­ca­do­ra de veí­cu­los Localiza, Eugênio Mat­tar, de­ci­diu fa­zer o tes­te pa­ra a Co­vid-19 e fi­car em iso­la­men­to após ter par­ti­ci­pa­do de um en­con­tro jun­to com al­guns dos prin­ci­pais executivos do país com Bol­so­na­ro na sex­ta-fei­ra. Fran­cis­co Go­mes Ne­to, CEO da Em­bra­er, tam­bém pre­sen­te, op­tou por fa­zer uma quarentena. O pre­si­den­te da Fiesp, Pau­lo Skaf, aguar­da re­sul­ta­do do exa­me. O mi­nis­tro da Eco­no­mia, Pau­lo Gu­e­des, é ou­tro que es­tá em iso­la­men­to.

Au­to­ri­da­des en­vi­a­ram men­sa­gens de me­lho­ras. O pre­si­den­te da Ar­gen­ti­na, Al­ber­to Fer­nán­dez, de­se­jou uma rá­pi­da re­cu­pe­ra­ção. O pre­si­den­te do Su­pre­mo Tribunal Fe­de­ral, Di­as Tof­fo­li, de­se­jou pron­to res­ta­be­le­ci­men­to.