O globo, n. 31747, 08/07/2020. País, p. 9

 

Protocolo individual

08/07/2020

 

 

Governo não fixa normas, e ministros tem agendas

No dia em que o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro anun­ci­ou ter con­traí­do o no­vo co­ro­na­ví­rus, a Se­cre­ta­ria-Ge­ral da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca in­for­mou que o go­ver­no não re­co­men­da me­di­da de iso­la­men­to pa­ra quem te­ve con­ta­to com ca­sos po­si­ti­vos por não ha­ver pro­to­co­lo do Mi­nis­té­rio da Saú­de ou da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS) nes­ta di­re­ção. As­sim, al­guns mi­nis­tros e au­xi­li­a­res que es­ti­ve­ram com o pre­si­den­te fi­ca­ram re­clu­sos, en­quan­to ou­tros se­gui­ram su­as agen­das, in­clu­si­ve sem usar más­ca­ras.

Se­gun­do a Se­cre­ta­ria-Ge­ral, a ori­en­ta­ção aos ser­vi­do­res é que a as­sis­tên­cia mé­di­ca se­ja pro­cu­ra­da se eles apre­sen­ta­rem sin­to­mas da do­en­ça. Já com re­la­ção aos ca­sos con­si­de­ra­dos sus­pei­tos, os fun­ci­o­ná­ri­os da Pre­si­dên­cia de­vem fi­car em ca­sa até o re­sul­ta­do do exa­me. Se­gun­do a pas­ta, fo­ram re­gis­tra­dos até ago­ra 108 ca­sos en­tre os qua­se 3,4 mil ser­vi­do­res da pre­si­dên­cia. Não hou­ve ne­nhum óbi­to.

A OMS in­for­ma que o “pe­río­do de in­cu­ba­ção” do ví­rus va­ria em um in­ter­va­lo de 1 a 14 di­as, ge­ral­men­te fi­can­do em tor­no de 5 di­as. Se­gun­do os es­pe­ci­a­lis­tas, o pe­río­do em que o no­vo co­ro­na­ví­rus tem mai­or po­ten­ci­al de trans­mis­são é an­tes do sur­gi­men­to dos pri­mei­ros sin­to­mas da do­en­ça.

— A mai­or trans­mis­são (do no­vo co­ro­na­ví­rus) acon­te­ce de dois a três di­as an­tes do apa­re­ci­men­to dos sin­to­mas. Os cha­ma­dos pa­ci­en­tes pré-sin­to­má­ti­cos têm o mai­or po­ten­ci­al de con­tá­gio — ex­pli­ca a mi­cro­bi­o­lo­gis­ta Na­ta­lia Pas­ter­nak, pesquisadora do Ins­ti­tu­to de Ci­ên­ci­as Bi­o­mé­di­cas da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo (USP).

Di­ver­sos in­te­gran­tes da cú­pu­la do go­ver­no re­cor­re­ram a tes­tes rá­pi­dos pa­ra ve­ri­fi­car se es­tão com a do­en­ça. Foi o ca­so de três mi­nis­tros que des­pa­cham no Pa­lá­cio do Pla­nal­to: Wal­ter Bra­ga Net­to (Ca­sa Ci­vil), Luiz Eduardo Ramos (Se­cre­ta­ria de Go­ver­no) e Jor­ge de Oli­vei­ra (Se­cre­ta­ria Ge­ral da Pre­si­dên­cia).

Após re­sul­ta­do ne­ga­ti­vo eles man­ti­ve­ram su­as agen­das. Ramos in­clu­si­ve re­ce­beu três de­pu­ta­dos, Dr. João (PROS/BA), JHC (PSB-AL) e Wil­son San­ti­a­go (PTBPB). Fotos pu­bli­ca­das por sua as­ses­so­ria mos­tram que o mi­nis­tro des­pa­chou com os par­la­men­ta­res sem usar más­ca­ra.

O tes­te rá­pi­do, po­rém, não é o mais in­di­ca­do pa­ra di­ag­nós­ti­co e tem bai­xa pre­ci­são, com ris­co de dar fal­sos ne­ga­ti­vos. Is­so por­que ele iden­ti­fi­ca an­ti­cor­pos pro­du­zi­dos pe­lo corpo após a ex­po­si­ção ao ví­rus. As­sim, de­ve ser fei­to de­pois do 8º dia de sin­to­mas. An­tes dis­so, sua sen­si­bi­li­da­de é bai­xa. O exa­me usa­do pa­ra fe­char di­ag­nós­ti­cos é o do ti­po mo­le­cu­lar (RT-PCR), fei­to em la­bo­ra­tó­rio a par­tir da co­le­ta de se­cre­ções do apa­re­lho res­pi­ra­tó­rio do pa­ci­en­te, con­for­me di­re­tri­zes in­ter­na­ci­o­nais ado­ta­das no Brasil.

Além dos mi­nis­tros do Pla­nal­to, ou­tros mi­nis­tros re­cor­re­ram a tes­tes rá­pi­dos e man­ti­ve­ram sua agen­da in­tac­ta di­an­te de re­sul­ta­dos ne­ga­ti­vos. É o ca­so do mi­nis­tro do Turismo, Mar­ce­lo Ál­va­ro Antô­nio, que des­pa­chou com a de­pu­ta­da Luí­sa Can­zi­a­ni (PTB-PR), tam­bém sem usar más­ca­ra.

Al­guns dos in­te­gran­tes do go­ver­no que es­ti­ve­ram com o pre­si­den­te re­cen­te­men­te nem se sub­me­te­ram a tes­tes, co­mo o vi­ce-pre­si­den­te Ha­mil­ton Mou­rão. Sua úl­ti­ma agen­da com Bol­so­na­ro foi no dia 30 de ju­nho e ele ava­li­ou não ser ne­ces­sá­rio fa­zer o exa­me nem res­pei­tar o iso­la­men­to. Mou­rão, in­clu­si­ve, cum­pri­rá agen­da ho­je em Be­lém (PA).

— Ti­ve con­ta­to com o pre­si­den­te na ter­ça pas­sa­da, por­tan­to fo­ra do pra­zo de ma­ni­fes­ta­ção da do­en­ça. Es­ta­va com más­ca­ra — afir­mou Mou­rão ao GLO­BO.

Ou­tros mi­nis­tros, co­mo Pau­lo Gu­e­des (Eco­no­mia), Er­nes­to Araú­jo (Re­la­ções Ex­te­ri­o­res), An­dré Men­don­ça (Jus­ti­ça) e José Le­vi (Ad­vo­ca­cia-Ge­ral da União), op­ta­ram por cum­prir me­di­das de iso­la­men­to en­quan­to aguar­dam o re­sul­ta­do do tes­te mo­le­cu­lar.

Par­la­men­ta­res que ti­ve­ram con­ta­to com o pre­si­den­te tam­bém pre­ten­dem se sub­me­ter ao tes­te. O lí­der do go­ver­no na Câ­ma­ra, Vitor Hu­go (PSL-GO), es­tá em iso­la­men­to e fa­rá o exa­me ho­je. Os se­na­do­res Es­pi­ri­dião Amin (PP-SC) e Da­rio Ber­ger (MDB-SC) tam­bém can­ce­la­ram su­as agen­das e fa­rão o tes­te ama­nhã.

No Pla­nal­to, o go­ver­no des­ta­cou me­di­das to­ma­das des­de o iní­cio da pan­de­mia, co­mo ori­en­ta­ções so­bre a hi­gi­e­ni­za­ção das mãos, uso cor­re­to de más­ca­ras e dis­tan­ci­a­men­to so­ci­al, a im­ple­men­ta­ção do tra­ba­lho re­mo­to — em es­pe­ci­al, pa­ra quem in­te­gra gru­pos de ris­cos —e do ro­dí­zio de fun­ci­o­ná­ri­os, além da in­ten­si­fi­ca­ção da lim­pe­za de ins­ta­la­ções e equi­pa­men­tos. Fo­ram ins­ta­la­dos 494 uni­da­des de dis­pen­ser pa­ra ál­co­ol em gel pa­ra to­das as de­pen­dên­ci­as do Pa­lá­cio do Pla­nal­to.

“A Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca es­tá se­guin­do as ori­en­ta­ções do Ór­gão Cen­tral do Si­pec (Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia) con­ti­das na Ins­tru­ção Nor­ma­ti­va nº 19, de 12 de mar­ço de 2020, e al­te­ra­ções, no que se re­fe­re ao tra­ba­lho re­mo­to. Nes­se sen­ti­do, não há ain­da pre­vi­são ou ori­en­ta­ção de re­tor­no dos ser­vi­do­res que es­tão em tra­ba­lho re­mo­to pa­ra o tra­ba­lho pre­sen­ci­al”, in­for­mou a Se­cre­ta­ri­aGe­ral, que dis­se ga­ran­tir o am­bi­en­te de tra­ba­lho “sem­pre o mais se­gu­ro pos­sí­vel pa­ra to­dos os ser­vi­do­res”.

‘Ti­ve con­ta­to com o pre­si­den­te na ter­ça pas­sa­da, por­tan­to fo­ra do pra­zo de ma­ni­fes­ta­ção da do­en­ça. Es­ta­va  com más­ca­ra”

Ha­mil­ton Mou­rão, vi­ce-pre­si­den­te, so­bre o con­ta­to com Bol­so­na­ro