O globo, n. 31747, 08/07/2020. País, p. 11

 

Comportamento sem regras

08/07/2020

 

 

Bolsonaro ignora medidas de proteção e minimiza coronavirus

 Na en­tre­vis­ta em que anun­ci­ou es­tar in­fec­ta­do com Co­vid-19, on­tem, o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro con­tra­ri­ou vá­ri­as re­co­men­da­ções mé­di­cas e pes­qui­sas ci­en­tí­fi­cas: ti­rou a más­ca­ra, não man­te­ve o dis­tan­ci­a­men­to e me­xeu num mi­cro­fo­ne sem la­var as mãos. O com­por­ta­men­to se re­pe­te des­de o iní­cio da pan­de­mia há cer­ca de qua­tro me­ses.

Ao lon­go des­te pe­río­do, Bol­so­na­ro tem tra­ta­do a do­en­ça sem aca­tar o que pre­ga a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS). Em al­gu­mas oca­siões, par­ti­ci­pou de atos em apoio ao go­ver­no, abra­çan­do e aper­ta­men­to a mão de seus se­gui­do­res. Ora, sem más­ca­ra. Ora, usan­do-a de for­ma in­de­vi­da, pre­sa ao quei­xo.

Em seus dis­cur­sos, o pre­si­den­te tra­tou por vá­ri­as ve­zes a pan­de­mia do no­vo co­ro­na­ví­rus com o que ele cha­mou, em re­de na­ci­o­nal de rá­dio e TV, de “gri­pe­zi­nha ou res­fri­a­di­nho”.

Al­gu­mas de su­as de­cla­ra­ções po­lê­mi­cas a res­pei­to do com­ba­te à do­en­ça acon­te­ce­ram di­an­te de apoi­a­do­res.

— Es­sa é uma re­a­li­da­de, o ví­rus tá aí. Va­mos ter que en­fren­tá-lo, mas en­fren­tar co­mo ho­mem, por­ra. Não co­mo um mo­le­que. Va­mos en­fren­tar o ví­rus com a re­a­li­da­de. É a vi­da. To­mos nós ire­mos mor­rer um dia — afir­mou Bol­so­na­ro.

Ao ser in­da­ga­do so­bre o avan­ço da do­en­ça, o pre­si­den­te che­gou a afir­mar:

— E daí? La­men­to. Quer que eu fa­ça o quê? Eu sou Mes­si­as, mas não fa­ço mi­la­gre —jus­ti­fi­cou.

Ain­da em meio à pan­de­mia pro­vo­ca­da pe­lo no­vo co­ro­na­ví­rus, po­la­ri­zou o as­sun­to po­li­ti­ca­men­te nu­ma li­ve. “Quem é de di­rei­ta, to­ma clo­ro­qui­na. Quem é de es­quer­da, tu­baí­na”, dis­se, re­fe­rin­do­se a um re­fri­ge­ran­te.

“Va­mos ter que en­fren­tá-lo, mas en­fren­tar co­mo ho­mem, por­ra. Não co­mo um mo­le­que. Va­mos en­fren­tar o ví­rus com a re­a­li­da­de. É a vi­da. To­dos nós ire­mos mor­rer um dia”

Bol­so­na­ro, so­bre a pan­de­mia