O globo, n. 31747, 08/07/2020. País, p. 12

 

Presidente usa cloroquina

Elisa Martins

Gustavo Maia

08/07/2020

 

 

 Medicos descartam tratamento: "é uma decisão pessoal"

Ho­ras de­pois de in­for­mar que con­traiu a Co­vid-19, o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro di­vul­gou um ví­deo, on­tem, no qual apa­re­ce to­man­do um com­pri­mi­do de hi­dro­xi­clo­qui­na con­tra a do­en­ça. O tratamento, que o pre­si­den­te diz ter ini­ci­a­do mes­mo an­tes do di­ag­nós­ti­co, é vis­to com re­ser­va por vá­ri­os es­pe­ci­a­lis­tas, e foi de­sa­con­se­lha­do pe­la Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS).

Na gra­va­ção, Bol­so­na­ro diz sa­ber que ne­nhum remédio “tem a sua efi­cá­cia ci­en­ti­fi­ca­men­te com­pro­va­da”, mas se apon­ta co­mo um exem­plo do su­ces­so da subs­tân­cia.

— Tô me sen­tin­do mui­to bem. Ta­va mais ou me­nos do­min­go, mal se­gun­da-fei­ra, ho­je, ter­ça, tô mui­to me­lhor do que sá­ba­do. En­tão, com to­da a cer­te­za, tá dan­do cer­to —afir­mou, to­man­do o remédio e be­ben­do um co­po de água. — Eu con­fio na hi­dro­xi­clo­ro­qui­na. E vo­cê? —diz o pre­si­den­te.

Mes­mo an­tes do di­ag­nós­ti­co po­si­ti­vo, Bol­so­na­ro afir­mou que es­ta­va to­man­do clo­ro­qui­na, o que ge­rou crí­ti­cas.

— É uma de­ci­são pes­so­al de­le. Mas as me­lho­res re­co­men­da­ções in­ter­na­ci­o­nais e das so­ci­e­da­des mé­di­cas bra­si­lei­ras não in­di­cam hi­dro­xi­clo­ro­qui­na nem clo­ro­qui­na pa­ra tra­tar ne­nhu­ma for­ma da Co­vid-19 — diz a pneu­mo­lo­gis­ta Mar­ga­reth Dal­col­mo, da Fi­o­cruz. — (Bol­so­na­ro) é um pa­ci­en­te que tem to­das as con­di­ções de ser acom­pa­nha­do da me­lhor for­ma pos­sí­vel e evo­luir bem. E me­lho­ran­do, que é o es­pe­ra­do, pro­va­vel­men­te não te­rá ne­nhu­ma re­la­ção com a clo­ro­qui­na.

O mé­di­co in­ten­si­vis­ta Eder­lon Re­zen­de faz co­ro:

—Não há evi­dên­ci­as ci­en­tí­fi­cas que su­por­tem es­se uso. Quem usa a dro­ga acre­di­ta que ela tra­ga be­ne­fí­ci­os uma vez fei­to o di­ag­nós­ti­co. O uso pro­fi­lá­ti­co, de quem ain­da não tem o di­ag­nós­ti­co, faz me­nos sen­ti­do ain­da.

Os pró­xi­mos di­as se­rão de­ci­si­vos pa­ra o qua­dro clí­ni­co do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, di­ag­nos­ti­ca­do com Co­vid-19. O pe­río­do ini­ci­al da do­en­ça é con­si­de­ra­do cru­ci­al pa­ra de­ter­mi­nar a gra­vi­da­de de um ca­so. Bol­so­na­ro, de 65 anos e com his­tó­ri­co de ci­rur­gi­as, é par­te do gru­po de ris­co. Mas mé­di­cos ou­vi­dos pe­lo GLO­BO di­zem que o perfil apa­ren­te­men­te es­tá­vel de saú­de e a au­sên­cia de fa­to­res que po­de­ri­am agra­var o qua­dro, co­mo ta­ba­gis­mo e di­a­be­tes, de acor­do com as in­for­ma­ções dos mé­di­cos que acom­pa­nham o pre­si­den­te, con­ta­ri­am a fa­vor pa­ra uma evo­lu­ção sem complicações.

— O pe­río­do de mai­or in­ten­si­da­de da in­fla­ma­ção pro­vo­ca­da pe­la do­en­ça gi­ra em tor­no de oi­to a do­ze di­as. É a ja­ne­la de mai­or ex­pec­ta­ti­va, de mai­or ris­co, e tam­bém quan­do se es­pe­ra que o pa­ci­en­te pas­se bem e res­pi­re ali­vi­a­do. A com­pli­ca­ção mais gra­ve é a pneu­mo­nia, que po­de ser mo­de­ra­da ou crí­ti­ca — ex­pli­ca Eder­lon Re­zen­de.

Se­gun­do o es­pe­ci­a­lis­ta, a evo­lu­ção do qua­dro de Bol­so­na­ro é “ab­so­lu­ta­men­te im­pre­vi­sí­vel”. É fa­to, po­rém, que pes­so­as do cha­ma­do gru­po de ris­co de­vem ter mais cau­te­la. A ida­de do pre­si­den­te, 65 anos, exi­ge aten­ção.

A fa­vor da re­cu­pe­ra­ção do pre­si­den­te con­tam um perfil apa­ren­te­men­te es­tá­vel de saú­de, ape­sar das in­ter­ven­ções ci­rúr­gi­cas que ele pas­sou após a agres­são a fa­ca na cam­pa­nha em 2018, e a fal­ta de co­mor­bi­da­des, co­mo diz Dal­col­mo.

— Em­bo­ra per­ten­ça a um gru­po que de­ve ser olha­do com aten­ção, pe­la ida­de e pe­las in­ter­ven­ções ci­rúr­gi­cas an­te­ri­o­res, até on­de sa­be­mos o pre­si­den­te não é fu­man­te, não é di­a­bé­ti­co, nem tem do­en­ças de imu­ni­da­de ce­lu­lar. Is­so au­men­ta as chan­ces de que evo­lua bem— diz a mé­di­ca e pesquisadora da Fi­o­cruz.