O globo, n. 31747, 08/07/2020. Sociedade, p. 15

 

Universidade brasileira relata ter eliminado HIV de soropositivo

08/07/2020

 

 

Paciente tem 34 anos e passou por tratamento por mais de um ano; especialista afirma ser difícil replicar resultado

 O pri­mei­ro ca­so de um ho­mem so­ro­po­si­ti­vo que en­trou em re­mis­são de lon­go pra­zo de­pois de ser tra­ta­do du­ran­te me­nos de um ano com um co­que­tel in­ten­si­fi­ca­do de vá­ri­os re­mé­di­os con­tra Aids au­men­tou a es­pe­ran­ça de uma cu­ra fu­tu­ra.

Os re­sul­ta­dos fo­ram di­vul­ga­dos na úl­ti­ma se­ma­na por pes­qui­sa­do­res da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de São Pau­lo (Unifesp) na Aids 2020, uma con­fe­rên­cia mé­di­ca anu­al, re­a­li­za­da re­mo­ta­men­te em fun­ção da pan­de­mia da Co­vid-19.

O bra­si­lei­ro de 34 anos, que foi di­ag­nos­ti­ca­do com HIV em ou­tu­bro de 2012, foi tra­ta­do a par­tir de 2016 com uma ba­se de te­ra­pia an­tir­re­tro­vi­ral re­for­ça­da com ou­tros an­tir­re­tro­vi­rais e ain­da um medicamento cha­ma­do ni­co­ti­na­mi­da, uma for­ma de vi­ta­mi­na B3.

O tratamento in­ten­si­fi­ca­do foi in­ter­rom­pi­do de­pois de 48 se­ma­nas e, 57 se­ma­nas de­pois, o DNA de HIV em su­as cé­lu­las e seu exa­me de an­ti­cor­pos de HIV con­ti­nu­a­vam ne­ga­ti­vos. Des­de en­tão, seu san­gue é co­lhi­do a ca­da três se­ma­nas. As amos­tras não trou­xe­ram qual­quer in­dí­cio de in­fec­ção.

— Es­se ca­so é ex­tre­ma­men­te in­te­res­san­te, e re­al­men­te es­pe­ro que pos­sa im­pul­si­o­nar pes­qui­sas adi­ci­o­nais pa­ra uma cu­ra do HIV — dis­se An­drea Sa­va­ri­no, mé­di­co do Ins­ti­tu­to de Saú­de da Itá­lia que co­li­de­rou o tes­te, em uma en­tre­vis­ta à ins­ti­tui­ção de ca­ri­da­de bri­tâ­ni­ca NAM Aids­map.

Ele aler­tou, po­rém, que qua­tro ou­tros pa­ci­en­tes so­ro­po­si­ti­vos tra­ta­dos com o mes­mo co­que­tel não vi­ram efei­tos po­si­ti­vos con­tra o ví­rus cau­sa­dor da Aids:

— Es­se re­sul­ta­do mui­to pro­va­vel­men­te não po­de ser re­pro­du­zi­do. É um pri­mei­ro ex­pe­ri­men­to (pre­li­mi­nar), e eu não fa­ria pre­vi­sões pa­ra além dis­so — afir­ma Sa­va­ri­no.

PES­QUI­SAS CON­TI­NU­AM

En­quan­to ci­en­tis­tas cor­rem pa­ra de­sen­vol­ver va­ci­nas e tra­ta­men­tos con­tra a Co­vid-19, se­gue em cur­so a lu­ta pa­ra en­con­trar uma cu­ra pa­ra o HIV, que já in­fec­tou mais de 75 mi­lhões de pes­so­as e ma­tou qua­se 33 mi­lhões ao re­dor do mun­do des­de que a epi­de­mia de Aids co­me­çou, nos anos 1980.