O globo, n. 31746, 07/07/2020. Sociedade, p. 8

 

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscara em presídios

Renato Grandelle

Victor Farias

07/07/2020

 

 

Deslocamento de servidores e superlotação das celas podem contribuir para surtos de Covid -19

O ve­to ao uso obri­ga­tó­rio de más­ca­ras em pre­sí­di­os, me­di­da pu­bli­ca­da on­tem no Diá­rio Ofi­ci­al, po­de­rá dar mar­gem a sur­tos de ca­sos e óbi­tos por Covid-19. Mas ado­en­ça, se­gun­do es­pe­ci­a­lis­tas, não se alas­tra­ria ape­nas den­tro das ins­ta­la­ções pe­ni­ten­ciá­ri­as,já que ser­vi­do­res po­dem le­var o ví­rus do tra­ba­lho pa­ra ou­tros lo­cais, e mes­mo o trá­fe­go de de­ten­tos en­tre uni­da­des car­ce­rá­ri­as se­ria uma ma­no­bra ar­ris­ca­da, do pon­to de vis­ta da saú­de pú­bli­ca.

O De­par­ta­men­to Pe­ni­ten­ciá­rio Na­ci­o­nal re­gis­trou, até on­tem, 5.022 in­fec­ções e 63 óbi­tos por Covid-19 nos pre­sí­di­os do país. Fo­ram apli­ca­dos 17.095 tes­tes pa­ra de­tec­ção do co­ro­na­ví­rus, uma quan­ti­da­de que con­tem­pla ape­nas 2,2% da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra pri­va­da de li­ber­da­de.

Um es­tu­do di­vul­ga­do no mês pas­sa­do pe­la Fun­da­ção Ge­tu­lio Var­gas mos­trou que ape­nas um ter­ço dos cer­ca de 110 mil agen­tes pe­ni­ten­ciá­ri­os do país re­ce­beu equi­pa­men­tos de pro­te­ção in­di­vi­du­al, co­mo lu­vas e más­ca­ras. Pes­qui­sa­do­ra do Ins­ti­tu­to Iga­ra­pé, Dan­da­ra Ti­no­co des­ta­ca que es­ses ser­vi­do­res são po­ten­ci­ais ve­to­res da trans­mis­são do co­ro­na­ví­rus, de­vi­do ao des­lo­ca­men­to que fa­zem, por exem­plo, en­tre o pre­sí­dio, o trans­por­te pú­bli­co e su­as ca­sas.

— O pre­sí­dio não é um uni­ver­so pa­ra­le­lo. A saú­de dos de­ten­tos têm impacto fo­ra des­sas uni­da­des, e a fal­ta de más­ca­ras agra­va­rá pro­ble­mas já co­nhe­ci­dos que con­tri­bu­em pa­ra a pro­pa­ga­ção do co­ro­na­ví­rus, co­mo a su­per­lo­ta­ção das celas e as con­di­ções de in­sa­lu­bri­da­de — ex­pli­ca.

— Uma no­ta téc­ni­ca da Fi­o­cruz mos­trou que, en­tre a po­pu­la­ção li­vre, um in­fec­ta­do que não es­tá pre­so con­ta­mi­na de du­as a três pes­so­as. Na pri­são, um in­di­ví­duo po­de con­ta­mi­nar até cin­co.

Rô­mu­lo Ne­ris, vi­ro­lo­gis­ta pe­la UFRJ e pes­qui­sa­dor vi­si­tan­te da Uni­ver­si­da­de da Ca­li­fór­nia, ava­lia que o ve­to ao uso obri­ga­tó­rio de más­ca­ras em pe­ni­ten­ciá­ri­as é uma “me­di­da ar­ris­ca­da”, já que os de­ten­tos têm di­fi­cul­da­de de aces­so ao sis­te­ma de saú­de bá­si­ca.

— Há uma pos­si­bi­li­da­de con­si­de­rá­vel de sur­tos lo­ca­li­za­dos e uma on­da de óbi­tos por Covid-19 nos pre­sí­di­os — aler­ta.

— A fal­ta de más­ca­ras dei­xa­rá to­dos mais ex­pos­tos ao ví­rus. Evi­tar sua pro­pa­ga­ção exi­gi­rá me­di­das co­mo mu­dar es­que­mas pa­ra vi­si­ta­ções e se­pa­rar alas pa­ra pes­so­as in­fec­ta­das.

Na sex­ta-fei­ra, o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro tam­bém pro­mul­gou uma lei com ve­tos à obri­ga­ção do uso de más­ca­ra em es­ta­be­le­ci­men­tos co­mer­ci­ais, tem­plos re­li­gi­o­sos e ins­ti­tui­ções de en­si­no. A im­po­si­ção de mul­tas pa­ra qu­em des­cum­prir as re­gras e a obri­ga­ção do go­ver­no de dis­tri­buir más­ca­ras pa­ra os mais po­bres fo­ram re­vo­ga­das. Es­ses ve­tos, no en­tan­to, não anu­lam le­gis­la­ções lo­cais que já es­ta­be­le­cem a obri­ga­to­ri­e­da­de do uso da más­ca­ra.