O globo, n. 31743, 04/07/2020. Economia, p. 25

 

Guedes quer criar auxílio-creche de R$ 250 no renda Brasil

Marcello Corrêa

04/07/2020

 

 

Me­di­da, ain­da em es­tu­do, cus­ta­ria R$ 6 bi por ano e se­ria fi­nan­ci­a­da por meio de cor­tes em ou­tras des­pe­sas. Pla­no é um dos pi­la­res do pro­gra­ma que subs­ti­tui­rá Bol­sa Fa­mí­lia

  A es­ti­ma­ti­va dos téc­ni­cos é que o dé­fi­cit de va­gas pa­ra cri­an­ças de 0 a 3 anos den­tro da fai­xa a ser aten­di­da pe­lo Ren­da Bra­sil é de dois mi­lhões, já des­con­ta­das as fa­mí­li­as des­se uni­ver­so cu­jos fi­lhos não es­tão em cre­che por op­ção. De acor­do com uma fon­te, o pla­no faz par­te de um dos qua­tro pi­la­res que es­tão sus­ten­tan­do o Ren­da Bra­sil. A me­di­da vi­a­bi­li­za, por exem­plo, que mães de fa­mí­li­as po­bres não se­jam pre­ju­di­ca­das no mer­ca­do de tra­ba­lho. A ideia não en­vol­ve­ria a cons­tru­ção de cre­ches pú­bli­cas. Na vi­são da equi­pe, a con­ces­são de vou­chers se­ria mais efi­ci­en­te por­que per­mi­ti­ria que as fa­mí­li­as es­co­lhes­sem os es­ta­be­le­ci­men­tos em que que­rem ma­tri­cu­lar as cri­an­ças. As­sim, se­ria pos­sí­vel apro­vei­tar a estrutura de ins­ti­tui­ções já es­ta­be­le­ci­das, co­mo cre­ches pri­va­das e até igre­jas.

Os R$ 6 bi­lhões pa­ra os vou­chers se­ri­am uma des­pe­sa além dos R$ 51,7 bi­lhões pre­vis­tos pa­ra a trans­fe­rên­cia de re­cur­sos no Ren­da Bra­sil. O im­pac­to dos re­pas­ses foi pu­bli­ca­do pe­lo jor­nal O Es­ta­do de S. Pau­lo e con­fir­ma­do pe­lo GLO­BO com fon­tes da equi­pe econô­mi­ca.

 RAM­PA DE SAÍ­DA

O mo­de­lo abran­ge­ria um uni­ver­so de 57,3 mi­lhões de pes­so­as, que re­ce­be­ri­am, em mé­dia, R$ 232. Ho­je, o Bol­sa Fa­mí­lia aten­de a 41 mi­lhões de pes­so­as, que re­ce­bem, em mé­dia, R$ 190, a um cus­to de pou­co mais de R$ 30 bi­lhões. O va­lor do re­pas­se se­ria for­ma­do por dois ti­pos de be­ne­fí­ci­os prin­ci­pais: um de R$ 100 de su­pe­ra­ção da po­bre­za e ou­tro, tam­bém de R$ 100, pa­go por cri­an­ça (de 0 a 15 anos). O pú­bli­co ele­gí­vel a re­ce­ber o va­lor com­ple­to do be­ne­fí­cio

Se­ria o de fa­mí­li­as com ren­da de até R$ 250 por pes­soa. Es­sa fai­xa, no en­tan­to, se­ria fle­xí­vel. Do­mi­cí­li­os com ren­da de até R$ 450 te­ri­am aces­so ao be­ne­fí­cio, mas com des­con­to. O pla­no, por en­quan­to, é que a ca­da R$ 1 aci­ma da ba­se de R$ 250 ha­ve­ria des­con­to de R$ 0,50 no va­lor do be­ne­fí­cio. Es­sa ram­pa de saí­da foi pen­sa­da­pa­ra­pre­en­che­ru­ma­la­cu­na que ho­je exis­te no Bol­sa Fa­mí­lia, vol­ta­do a fa­mí­li­as com ren­da de R$ 178 por pes­soa. — Da mes­ma for­ma que o Bol­sa Fa­mí­lia foi uma jun­ção de dois ou três pro­gra­mas so­ci­ais e aqui­lo foi fo­ca­li­za­do pa­ra che­gar nos mais po­bres, nós va­mos fa­zer o mes­mo mo­vi­men­to ago­ra: jun­tar o Bol­sa Fa­mí­lia com dois ou três pro­gra­mas so­ci­ais, mais fo­ca­li­za­dos, e lan­çar o Ren­da Bra­sil, que de­ve ser um va­lor mais al­to que o Bol­sa Fa­mí­lia — co­men­tou o mi­nis­tro da Eco­no­mia, Pau­lo Gu­e­des, on­tem, Em­ con­ver­as ­co­m em­pre­sá­ri­os trans­mi­ti­da ao vi­vo.

 MAR­CA SO­CI­AL

A ideia de uni­fi­car be­ne­fí­ci­os so­ci­ais co­me­çou a ser ela­bo­ra­da no ano pas­sa­do, mas os efei­tos da pan­de­mia so­bre os mais vul­ne­rá­veis fez a equi­pe econô­mi­ca ace­le­rar o pro­ces­so. O pro­je­to tam­bém bus­ca es­ta­be­le­cer uma “mar­ca so­ci­al” pa­ra o go­ver­no, en­quan­to o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro mi­ra as elei­ções de 2022. Oses­tu­dos­pa­ra­o­no­voBol­sa Fa­mí­lia es­tão em aná­li­se e de­vem subs­ti­tuir o au­xí­lio emer­gen­ci­al de R$ 600. O ob­je­ti­vo do go­ver­no é am­pli­ar o pro­gra­ma sem au­men­tar des­pe­sas. As­sim, se­ria pos­sí­vel man­ter o cha­ma­do te­to de gas­tos, que im­pe­de que as des­pe­sas cres­çam­mais­que­ain­fla­ção­do­a­no an­te­ri­or. Pa­ra is­so, a ideia é re­ver be­ne­fí­ci­os co­mo abo­no sa­la­ri­al,sa­lá­rio-fa­mí­li­a­e­de­so­ne­ra­ção da ces­ta bá­si­ca.

De­pois das as­si­na­tu­ras de aca­de­mia de gi­nás­ti­ca da Gym­pass, start-up bra­si­lei­ra que foi ava­li­a­da em US$ 1 bi­lhão, as po­lí­ti­cas de be­ne­fí­cio de RH ago­ra te­rão uma op­ção pa­ra aju­dar os co­la­bo­ra­do­res a cui­dar da saú­de... fi­nan­cei­ra. O Mo­ne­tus pa­ra Em­pre­sas é uma pla­ta­for­ma de as­si­na­tu­ras cor­po­ra­ti­vas pa­ra pla­ne­ja­men­to fi­nan­cei­ro no qual a em­pre­sa sub­si­dia par­te do pa­ga­men­to de um per­so­nal trai­ner fi­nan­cei­ro pa­ra o co­la­bo­ra­dor. O ser­vi­ço é um no­vo fi­lão pa­ra a Mo­ne­tus, cor­re­to­ra de Be­lo Ho­ri­zon­te que usa al­go­rit­mos pa­ra fa­zer a alo­ca­ção de in­ves­ti­men­tos — ho­je são 15 mil cli­en­tes e R$ 150 mi­lhões sob ges­tão.

A Mo­ne­tus faz par­te de uma no­va ge­ra­ção de cor­re­to­ras que tra­ba­lha com um mo­de­lo de re­mu­ne­ra­ção que não é nem o da XP nem o do Itaú: é o cha­ma­do fee ba­sed — uma ta­xa so­bre o pa­trimô­nio do cli­en­te, sem a in­ter­me­di­a­ção de agen­tes autô­no­mos. Fun­da­da em 2016, a Mo­ne­tus fir­mou re­cen­te­men­te uma par­ce­ria com a pla­ta­for­ma da RB Ca­pi­tal, am­pli­an­do a ofer­ta de pro­du­tos fi­nan­cei­ros. A em­pre­sa, que ope­ra no azul, re­ce­beu ca­pi­tal se­men­te da Dis­tri­to Ven­tu­res e da Kai­ros50, fun­da­ção

 DI­VUL­GA­ÇÃO que tem Bill Ga­tes e Bill Clin­ton co­mo pa­tro­nos e apoia start-ups cu­jos fun­da­do­res têm me­nos de 25 anos.

O no­vo ser­vi­ço da Mo­ne­tus já con­ta com 15 em­pre­sas as­si­nan­tes. Vi­ní­cius So­a­res, di­re­tor de pro­du­tos e co-fun­da­dor, con­ta que a ideia par­tiu de pes­qui­sas com cli­en­tes, que de­man­da­vam ori­en­ta­ção de pla­ne­ja­men­to fi­nan­cei­ro. A par­tir de uma men­to­ria da En­de­a­vor e uma en­tre­vis­ta com exe­cu­ti­vos da Gym­pass, sur­giu a ideia de ofe­re­cer o ser­vi­ço tam­bém pa­ra em­pre­sas.

— O uso da Gym­pass ex­plo­diu qu­an­do a co­mu­ni­ca­ção do ser­vi­ço saiu do e-mail cor­po­ra­ti­vo do RH e foi pa­rar nos gru­pos de What­sApp dos co­la­bo­ra­do­res — diz So­a­res, 25 anos, um mi­nei­ro de Piumhi que fez par­te da gra­du­a­ção em en­ge­nha­ria na Uni­ver­si­da­de Co­lum­bia, nos EUA, com bol­sa do Ci­ên­cia Sem Fron­tei­ras.