O globo, n. 31742, 03/07/2020. País, p. 5

 

MP intima Flávio a depor sobre "rachadinha"

Juliana Dal Piva

03/07/2020

 

 

A mulher do senador, Fernanda, também foi convocada a prestar esclarecimentos sobre a investigação na próxima semana; advogados do parlamentar questionam competência de promotores que atuam no caso

 O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Rio (MP-RJ) in­ti­mou on­tem o se­na­dor Flá­vio Bol­so­na­ro (Re­pu­bli­ca­nos-RJ) e sua mu­lher, Fer­nan­da, pa­ra pres­ta­rem de­poi­men­to na próxima se­ma­na na in­ves­ti­ga­ção so­bre “ra­cha­di­nha”, co­mo fi­cou co­nhe­ci­da a prá­ti­ca de de­vo­lu­ção de sa­lá­ri­os no an­ti­go ga­bi­ne­te de­le na Alerj. Fer­nan­da de­ve ser ouvi­da na se­gun­da-fei­ra, e Flá­vio na se­gun­da ou na ter­ça, con­for­me sua es­co­lha.

A in­ti­ma­ção foi cri­ti­ca­da pe­la de­fe­sa do se­na­dor. Os ad­vo­ga­dos ques­ti­o­nam a par­ti­ci­pa­ção de pro­mo­to­res do Gru­po de Atu­a­ção Es­pe­ci­a­li­za­da no Com­ba­te à Corrup­ção (Ga­ecc), que co­or­de­na as in­ves­ti­ga­ções so­bre pe­cu­la­to, la­va­gem de di­nhei­ro e or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa no ga­bi­ne­te de Flá­vio des­de mar­ço do ano passa­do. Na se­ma­na pas­sa­da, o Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Rio (TJ-RJ) con­ce­deu fo­ro es­pe­ci­al ao se­na­dor, en­vi­an­do o ca­so pa­ra a se­gun­da ins­tân­cia da Jus­ti­ça flumi­nen­se. Com is­so, o ti­tu­lar da in­ves­ti­ga­ção no MP-RJ se tor­nou o pro­cu­ra­dor-ge­ral de Jus­ti­ça, Edu­ar­do Gus­sem. Pa­ra que os prom­to­res do Ga­ecc pu­des­sem con­ti­nu­ar nas in­ves­ti­ga­ções, a pro­cu­ra­do­ri­age­ral de Jus­ti­ça for­ma­li­zou um ter­mo de co­o­pe­ra­ção do gru­po com o pro­cu­ra­dor-ge­ral. A de­fe­sa de Flá­vio ques­ti­o­nou a convocação, ci­tan­do que a atri­bui­ção se­ria ape­nas de Gus­sem.

Em no­ta, o MP-RJ re­ba­teu a te­se da de­fe­sa do se­na­dor e afir­mou que a co­o­pe­ra­ção dos pro­mo­to­res do Ga­ecc não des­cum­pre a de­ci­são do TJ que de­ter­mi­nou a mu­dan­ça de fo­ro. “O GA­ECC/MPRJ atua em au­xí­lio ao Pro­mo­tor Na­tu­ral que, no ca­so, por con­ta do de­ci­di­do pe­lo TJ, pas­sou a ser o Pro­cu­ra­dor Ge­ral de Jus­ti­ça. Di­an­te dis­so, as in­ves­ti­ga­ções se­guem seu cur­so nor­mal, sem pa­ra­li­sa­ções des­ne­ces­sá­ri­as por con­ta de mu­dan­ças de com­pe­tên­cia ju­ris­di­ci­o­nal.”

Na se­gun­da-fei­ra da se­ma­na pas­sa­da, po­rém, an­tes da mu­dan­ça de fo­ro, os ad­vo­ga­dos Lu­ci­a­na Pi­res e Ro­dri­go Ro­ca, que de­fen­dem Flá­vio Bol­so­na­ro, ha­vi­am se po­si­ci­o­na­do a fa­vor do de­poi­men­to do se­na­dor ao MPRJ. Eles pe­di­ram que Flá­vio pres­tas­se es­cla­re­ci­men­tos. Pi­res e Ro­ca as­su­mi­ram a de­fe­sa do se­na­dor após Fre­de­rick Was­sef se afas­tar do ca­so, de­pois da prião de Fa­brí­cio Qu­ei­roz em seu sí­tio em Ati­baia (SP), na ope­ra­ção An­jo, do MP-RJ.