O globo, n. 31742, 03/07/2020. País, p. 7

 

Bolsonaristas migram para aplicativos ultrasseguros

Juliana Dal Piva

João Paulo Saconi

03/07/2020

 

 

Após ope­ra­ções con­tra mi­li­tan­tes e Qu­ei­roz, ali­a­dos pre­si­den­ci­ais bus­cam ‘apps’ al­ter­na­ti­vos

 Co­nhe­ci­dos co­mo al­ter­na­ti­vas ul­tras­se­gu­ras ao WhatsApp, os apli­ca­ti­vos Con­fi­de e Sig­nal já fo­ram bai­xa­dos mais de 10,5 mi­lhões de ve­zes no Go­o­gle Play. O mé­to­do de crip­to­gra­fia do pri­mei­ro atraiu a pre­fe­rên­cia até da Ca­sa Bran­ca. En­tre os di­fe­ren­ci­ais mais atra­en­tes de am­bos, es­tá a pos­si­bi­li­da­de de des­truir men­sa­gens au­to­ma­ti­ca­men­te após a lei­tu­ra.

Nas du­as úl­ti­mas se­ma­nas, o su­ces­so e as fer­ra­men­tas do Con­fi­de e do Sig­nal atraí­ram três no­vos usuá­ri­os pró­xi­mos à fa­mí­lia do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro. To­dos in­gres­sa­ram nas pla­ta­for­mas du­ran­te a úl­ti­ma quin­ze­na de ju­nho, após a pri­são de Fa­brí­cio Qu­ei­roz e de mi­li­tan­tes bol­so­na­ris­tas.

No­vo do­no de uma con­ta no Con­fi­de, Gus­ta­vo Bot­to Maia é ad­vo­ga­do do se­na­dor Flá­vio Bol­so­na­ro e pas­sou a uti­li­zar o apli­ca­ti­vo de­pois de ter si­do al­vo de busca e apreensão na mes­ma ope­ra­ção que pren­deu Qu­ei­roz.

Bot­to Maia é al­vo da in­ves­ti­ga­ção do es­que­ma de “ra­cha­di­nha” no ga­bi­ne­te de Flá­vio na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Rio (Alerj). Ele es­te­ve reu­ni­do em de­zem­bro pas­sa­do com Már­cia de Oli­vei­ra Agui­ar, mu­lher de Qu­ei­roz, em Mi­nas Ge­rais. O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co (MP) do Rio vê in­dí­ci­os de que o en­con­tro te­ria co­mo ob­je­ti­vo dis­cu­tir um pla­no de fu­ga pa­ra a fa­mí­lia de Qu­ei­roz jun­to com Rai­mun­da Ve­ras Ma­ga­lhães, mãe do ex-ca­pi­tão do Bo­pe Adriano da Nó­bre­ga.

No Sig­nal, in­gres­sou re­cen­te­men­te Ro­gé­ria Bol­so­na­ro, ex-mu­lher do pre­si­den­te e mãe de Flá­vio, Edu­ar­do e Car­los Bol­so­na­ro. Ela é co­ta­da pa­ra in­te­grar a cha­pa de Mar­ce­lo Cri­vel­la (Re­pu­bli­ca­nos) na dis­pu­ta pe­la Pre­fei­tu­ra ca­ri­o­ca.

Tam­bém en­trou pa­ra o Sig­nal Mateus Ma­tos Di­niz, lo­ta­do em um car­go da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca. Ele é en­ge­nhei­ro, ex-alu­no do escritor Ola­vo de Car­va­lho e foi um dos re­cru­ta­dos pe­lo ve­re­a­dor Car­los Bol­so­na­ro (Re­pu­bli­ca­nosRJ) pa­ra o apa­re­lho di­gi­tal do go­ver­no, cha­ma­do por opo­si­to­res de “Ga­bi­ne­te do Ódio”. Ata­ques on­li­ne fei­tos por bol­so­na­ris­tas es­tão na mi­ra do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) des­de maio.

RE­DE ‘SEM CEN­SU­RA’

As­sim co­mo os ali­a­dos, Bol­so­na­ro e os fi­lhos tam­bém es­tão ex­pan­din­do ho­ri­zon­tes na in­ter­net. Eles cri­a­ram con­tas no Par­ler, uma re­de so­ci­al ame­ri­ca­na que se diz “li­vre de cen­su­ra” e cu­ja mai­o­ria dos usuá­ri­os é de di­rei­ta —o pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, Do­nald Trump, é um de­les. A mo­vi­men­ta­ção dos Bol­so­na­ro ocor­re após o Fa­ce­bo­ok e o Twit­ter agi­rem con­tra pu­bli­ca­ções da fa­mí­lia que vi­o­la­vam re­gras de uso.