O globo, n. 31742, 03/07/2020. Rio, p. 12

 

A pandemia de pobreza

Rafael Nascimento de Souza

03/07/2020

 

 

Desemprego muda perfil da população de rua

 “A rua não é lu­gar pa­ra ne­nhum ser hu­ma­no vi­ver, mas foi o úni­co que me aco­lheu”. O de­sa­ba­fo do pe­drei­ro Jo­sé Car­los Corrêa, de 54 anos, re­fle­te o dra­ma de quem não tem con­se­gui­do tra­ba­lho du­ran­te a pan­de­mia do no­vo co­ro­na­ví­rus. Sem ter co­mo pa­gar o alu­guel de R$ 300 da qui­ti­ne­te on­de mo­ra­va na Zo­na Nor­te, Jo­sé Car­los pe­ram­bu­la há dois me­ses pe­la ci­da­de e de­pen­de da so­li­da­ri­e­da­de pa­ra so­bre­vi­ver. A ca­da noi­te, ele dor­me sob uma mar­qui­se di­fe­ren­te no Cen­tro do Rio.

—Com os bi­cos que eu con­se­guia, pa­ga­va o meu alu­guel. Sou de São Luís do Ma­ra­nhão, e há mui­to tem­po es­tou no Rio fa­zen­do de tu­do um pou­co. Mas, com a pan­de­mia, a si­tu­a­ção mu­dou. A gen­te pre­ci­sa ter a cabeça no lu­gar pa­ra não fa­zer o pi­or. Eu sem­pre tra­ba­lhei, e ho­je pre­ci­so da aju­da das pes­so­as pa­ra co­mer.

Bas­ta per­cor­rer a ci­da­de pa­ra no­tar o cres­ci­men­to des­sa le­gião que vi­ve ao re­len­to. Au­to­ri­da­des e en­ti­da­des que li­dam com a po­pu­la­ção em si­tu­a­ção de rua não têm qual­quer pes­qui­sa atu­a­li­za­da, mas a pró­pria pre­fei­tu­ra do Rio já iden­ti­fi­cou o au­men­to des­se gru­po. O per­fil de quem pas­sou a en­fren­tar a fal­ta de mo­ra­dia nos úl­ti­mos me­ses tam­bém é di­fe­ren­te. O co­or­de­na­dor do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Di­rei­tos Hu­ma­nos da Po­pu­la­ção de Rua (In­rua), o an­tro­pó­lo­go To­mas Me­lo, dis­se que, em to­das as ca­pi­tais, as ru­as têm si­do o des­ti­no de mui­tos que per­de­ram o em­pre­go du­ran­te a pan­de­mia:

—Num pri­mei­ro mo­men­to, es­sas pes­so­as fi­ca­vam nas ru­as pa­ra con­se­guir co­mi­da e eco­no­mi­zar pa­ra ou­tras des­pe­sas, co­mo alu­guel. Mas, com o agra­va­men­to da cri­se, elas vi­ram su­mir to­das as opor­tu­ni­da­des de tra­ba­lho e ti­ve­ram que fi car­nas ru­as. São pes­so­as que não tê mes­sa vi­vên­cia. Mui­tas es­tão com ma­las, bolsas, al­go mui­to in­co­mum. Agran­de mai­o­ria mo­ra­va em co­mu­ni­da­des.

É oca so­do pin­tor de­ce­ná­ri­os Pau­lo No­guei­ra, de 56 anos. Se­pa­ra­do, pai de qua­tro fi­lhos e ex-mo­ra­dor do Ca­ju, ele per­deu o em­pre­go em 20 de mar­ço e se viu obri­ga­do a vi­ver nas ru­as. Car­re­gan­do du­as bol­sas de vi­a­gem, ele per­cor­re o Cen­tro em busca de tra­ba­lho e da so­li­da­ri­e­da­de das “al­mas bo­as e ca­ri­do­sas”, co­mo cha­ma as pes­so­as que fa­zem do­a­ção de ali­men­tos.

— A sen­sa­ção é a pi­or que exis­te. Ho­je eu mo­ro de­bai­xo das mar­qui­ses. É mui­to hu­mi­lhan­te. Eu­ti­ve­que dei­xa­ro or gu­lho de la­do e re­cor­rer à rua — con­ta Pau­lo, pou­co an­tes de re­ce­ber uma quen­ti­nha dis­tri­buí­da por freis do Con­ven­to de San­to Antô­nio, no Lar­go da Ca­ri­o­ca, na noi­te da úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra.

Com ver­go­nha de con­tar aos pa­ren­tes que es­tá de­sem­pre­ga­do e sem lu­gar pa­ra mo­rar, des­de que te­ve que en­tre­gar o imó­vel que alu­ga­va, Pau­lo diz à fa­mí­lia que vi­ve na ca­sa de um ami­go. Mas, ape­sar do que tem en­fren­ta­do, ele acre­di­ta em di­as me­lho­res:

— Pe­ço a Deus sa­be­do­ria pa­ra li­dar com es­sa si­tu­a­ção. Não es­tou aqui à toa, e es­sa se­rá mais uma su­pe­ra­ção.

O ven­de­dor ambulante Mar­ce­lo Bar­bo­sa, de 53 anos, tam­bém tem re­cor­ri­do à aju­da do con­ven­to pa­ra co­mer. Com a cli­en­te­la lon­ge das ru­as, te­ve que dei­xar o cô­mo­do que alu­ga­va na Fa­ve­la do Ja­ca­re­zi­nho há dois me­ses e foi vi­ver nas ru­as:

— O que mais me dói é não po­der vol­tar a alu­gar um quar­ti­nho, sair da rua, tra­ba­lhar. Es­tou ten­tan­do, mas não con­si­go.

Co­or­de­na­dor do pro­je­to “Ten­da Fran­cis­ca­na”, o frei Di­e­go Me­lo dis­se que é co­mum en­con­trar pes­so­as co­mo Jo­sé, Pau­lo e Mar­ce­lo na fi­la de dis­tri­bui­ção de quenti­nhas no Con­ven­to de San­to Antô­nio. O pro­je­to co­me­çou em São Pau­lo e foi tra­zi­do pa­ra o Rio há um mês de­vi­do à pan­de­mia. Por dia, são en­tre­gues 350 re­fei­ções no al­mo­ço e 150 no jan­tar.

—Sen­ti­mos que era pre­ci­so fa­zer es­se tra­ba­lho no Rio — dis­se o re­li­gi­o­so. — No­ta­mos um au­men­to do nú­me­ro de pes­so­as que per­de­ram o em­pre­go e es­tão nas ru­as pre­ci­san­do de aju­da. Há du­as se­ma­nas, uma mu­lher, de apro­xi­ma­da­men­te 40 anos, veio aqui e pe­diu um co­ber­tor, por­que se­ria sua pri­mei­ra noi­te nas ru­as. Ela tra­ba­lha­va em um res­tau­ran­te que fe­chou. Per­deu o em­pre­go e foi des­pe­ja­da.

NO ES­TA­DO, 60 MIL NAS RU­AS

O Nú­cleo de De­fe­sa dos Di­rei­tos Hu­ma­nos da De­fen­so­ria Pú­bli­ca do Rio es­ti­ma que 60 mil pes­so­as es­te­jam vi­ven­do ho­je nas ru­as do es­ta­do, 17 mil de­las na capi­tal. Ape­sar de não ha­ver uma pes­qui­sa an­te­ri­or, a de­fen­so­ra pú­bli­ca Car­la Beatriz Maia afir­ma que, nos úl­ti­mos me­ses, hou­ve um cres­ci­men­to des­se gru­po, incha­do por pes­so­as que não con­se­guem tra­ba­lho por cau­sa da pan­de­mia. Os no­vos sem-te­to, se­gun­do ela, ti­nham em­pre­go e re­si­dên­cia fi­xa há até bem pou­co tem­po. O pro­ble­ma não se res­trin­ge à ca­pi­tal. Car­la Maia res­sal­ta que as mar­qui­ses de An­gra dos Reis, Vas­sou­ras e Fri­bur­go têm si­do ca­da vez mais ocu­pa­das.

— Au­men­tou mui­to o nú­me­ro de mo­ra­do­res em si­tu­a­ção de rua em to­do o es­ta­do. E na pan­de­mia, pi­o­rou. Es­se cres­ci­men­to ab­sur­do é re­fle­xo da fal­ta de po­lí­ti­cas pú­bli­cas —cri­ti­cou.

Fei­to em 2016, o úl­ti­mo cen­so ofi­ci­al mos­tra­va que a ci­da­de ti­nha 14 mil pes­so­as em si­tu­a­ção de rua. A se­cre­tá­ria mu­ni­ci­pal de As­sis­tên­cia So­ci­al e Di­rei­tos Huma­nos, Ju­ce­lia Oli­vei­ra Frei­tas, a Tia Ju, dis­se que a pre­fei­tu­ra es­ta­va fa­zen­do um no­vo le­van­ta­men­to, que foi in­ter­rom­pi­do com o avan­ço da Co­vid-19.

—Per­ce­be­mos que hou­ve um au­men­to de pes­so­as nas ru­as com um per­fil di­fe­ren­te da­que­le que cos­tu­ma­mos aten­der. São ho­mens, na sua mai­o­ria, e mu­lhe­res que es­tão sem mo­ra­dia por­que per­de­ram ren­da com a pan­de­mia.

A mu­dan­ça no per­fil dos aten­di­men­tos ain­da não se ex­pres­sa em nú­me­ros. Tia Ju ga­ran­te que a Se­cre­ta­ria fez 37 mil aten­di­men­tos, en­tre ja­nei­ro e ju­nho do ano pas­sa­do,mas não in­for­mou quan­tos eram aco­lhi­men­tos. Es­te ano, hou­ve, até ago­ra, 32.47 aten­di­men­tos, sen­do 7.192 aco­lhi­men­tos. Mas ela acre­di­ta que, sem o au­xí­lio emer­gen­ci­al da União, o em­po­bre­ci­men­to se­ria mai­or e mais pes­so­as es­ta­ri­am nas ru­as.