Título: PMDB no comando e cada vez mais rachado
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 03/02/2013, Política, p. 3

Partido garante a Presidência do Senado e deve levar a da Câmara amanhã, mas disputas internas comprometem as alianças nos estados e a permanência na base governista

O PMDB sai das disputas pelas presidências da Câmara e do Senado hegemônico, mas rachado por dentro. Renan Calheiros (AL) elegeu-se presidente do Senado, e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), muito provavelmente, será consagrado amanhã como comandante da Câmara. Em suas entranhas, contudo, as disputas públicas e secretas geraram fissuras que terão de ser curadas para que a água não mine o dique governista no ano que vem. “As divisões serão muito maiores do que foram em 2010”, disse ao Correio o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima.

Geddel é um dos que compraram briga com a cúpula federal, mais especificamente com o grupo comandado pelo vice-presidente Michel Temer e pelo próprio Henrique Alves. Bancou a candidatura de Eduardo Cunha (RJ) para a liderança do partido na Câmara de olho no tensionamento das relações internas no partido no ano que vem. Há quem diga que ele poderá até concorrer à presidência do PMDB. Os planos, por enquanto, são mais paroquiais. “Quero ser governador da Bahia”, disse ele, que ajudou a eleger ACM Neto para a prefeitura de Salvador.

Não foi apenas o apoio de Geddel que Cunha angariou. Depois de alguns entreveros políticos, o deputado fluminense resgatou a aliança com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e com o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes. Ele tenta justificar que fez campanhas para ambos nas eleições de 2006, 2008, 2010 e 2012. Mas todos no partido sabem que as intenções são outras. Cabral queria estar no lugar de Michel Temer, acomodado no Palácio do Jaburu como vice-presidente da República.

Cunha disputará hoje à tarde com Sandro Mabel (GO) e Osmar Terra (RS) a liderança do partido, uma eleição que poderá embaçar a vitória de Henrique Alves amanhã. Se o embate pela liderança for para o segundo turno, e Cunha acabar derrotado, o grupo dele poderá, por vingança, despejar votos em Rose de Freitas (PMDB-ES), candidata dissidente à presidência da Câmara, e forçar um segundo turno entre Júlio Delgado (PSB-MG) e Henrique Alves. “Como diria Magalhães Pinto, política é como nuvem: você olha é uma coisa. Olha de novo, já se transformou. Vamos ver como estará a nuvem na segunda-feira”, ameaçou.

Embora diga que o único interesse é que a bancada seja fiel ao governo, Temer torce por Mabel. Mesmo sendo cristão novo, considera que o peemedebista goiano tende a ser mais afinado com o Planalto do que Cunha. Convocou inclusive um staff para ajudar o deputado recém-migrado do PR para as hostes do PMDB. No cálculo de Temer, quanto menos explicações ele tiver que dar à presidente Dilma Rousseff sobre o comportamento de seus comandados, melhor.

Embate discreto Henrique Alves e Renan travam uma disputa pessoal. Embora de maneira discreta, ele comemorou quando o companheiro do Senado começou a ser alvejado por denúncias. O receio dele era que o questionamento ético envolvesse apenas a presidência da Câmara. Estando na linha de tiro, Renan não sai tão maior que Henrique na disputa pelo comando do Congresso. O novo presidente do Senado também foi obrigado a administrar uma pressão interna, ao escolher Eunício Oliveira (PMDB-CE) para a liderança da bancada no lugar de Romero Jucá (RR). “A divisão é explícita. Todos esses nomes que disputam entre si foram aliados em um passado recente”, lembrou o senador Jarbas Vasconcelos (PE), dissidente de longa data.