Título: Reforço do Canadá
Autor: Valadares, João
Fonte: Correio Braziliense, 03/02/2013, Brasil, p. 7

O atendimento aos feridos no incêndio à casa noturna Kiss ganha reforço, hoje, com a chegada ao Brasil deumaequipe daUniversidade de Toronto.Os profissionais canadenses irão avaliar as pessoas que permanecem internadas e iniciar a aplicação de uma técnica de ventilação extracorpórea. A aplicação do método, que é descrito comoumaespécie de diálise pulmonar, é feita com ajuda de uma máquina usada fora do corpo do paciente.

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, a técnica ajuda a promover uma recuperação pulmonar mais rápida. A Universidade deToronto é o maior centro de referência nesse tipo de procedimento nas Américas. Segundo informações doMinistério da Saúde, a equipe que chegará ao Brasil deve ser formada por dois médicos e um enfermeiro. O desembarque em Porto Alegre está previsto para o período da tarde. O trabalho será comandado pelo diretor do programa de suporte pulmonar da instituição canadense, o médicoMarcelo Cypel.

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia, médico do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul e consultor do Ministério da Saúde, Carlos AugustoMello da Silva lembra que as pessoas que estavam na boate na noite da tragédia sofreram um evenenamento químico. De acordo com o diretor do Hospital Regional da Asa Norte, o pneumologista Paulo Feitosa, os sobreviventes correm o risco de ficar com sequelas. A inalação da fumaça pode comprometer permanentemente a capacidade de expansão pulmonar das vítimas ou provocar obstruções dos canais por onde o ar passa durante a respiração, causando cansaço e comprometendo a qualidade de vida das pessoas.