Correio braziliense, n. 20906, 19/08/2020. Mundo, p. 10

 

Ironia na resposta a Michelle Obama

19/08/2020

 

 

O presidente Donald Trump parece ter sentido as críticas de Michelle Obama. Tanto que, poucas horas depois do discurso da ex-primeira-dama na abertura da Convenção Nacional Democrata, ele resolveu responder aos ataques virtual e presencialemente. Estrela da primeira noite do evento, na segunda-feira, Michelle responsabilizou o republicano pelo caos, pela divisão e por uma “total e absoluta falta de empatia”. “Trump é o presidente errado para o nosso país”, destacou, durante mensagem transmitida por vídeo. O magnata adotou a ironia na primeira reação ao pronunciamento de Michelle, esposa de Barack Obama. “Alguém, por favor, explique a Michelle Obama que Donald J. Trump não estaria aqui, na linda Casa Branca, se não fosse pelo trabalho feito pelo marido dela. Barack Obama. (Joe) Biden foi apenas uma reflexão tardia, um bom motivo para esse endosso tardio e sem entusiasmo”, escreveu Trump no Twitter.

“O governo ‘ObamaBiden’ foi o mais corrupto da história, incluindo o fato de terem sido flagrados espionando minha campanha. (…) Isso se chama traição e muito mais. Obrigado por suas palavras muito gentis, Michelle”, prosseguiu o presidente, em seu perfil na rede social. Em declarações a repórteres, na Casa Branca, Trump tornou a assegurar que, se não fosse por Barack Obama, ele nem estaria no poder. “Eu estaria em outro lugar construindo edíficios”, brincou. No evento alusivo ao centenário do sufrágio feminino, o presidente também tentou desacreditar Michelle. “Bem, ela está perdendo a cabeça, e, francamente, deveria ter feito o discurso ao vivo, o que ela não fez”, afirmou. Trump classificou o discurso de Michelle como “extremamente divisivo”.

O segundo dia da Convenção Nacional Democrata, em Milwaukee, teve como atrações a ex-procuradora-geral Sally Yates; os ex-presidentes Jimmy Carter e Bill Clinton; o ex-secretário de Estado John Kerry; o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer; e a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, uma das principais revelações do Partido Democrata. Hoje, será a vez do ex-presidente Barack Obama; da senadora Kamala Harris, vice na chapa com Biden; da ex-secretária de Estado Hillary Clinton; e da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi. O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, encerrará a convenção na noite desta quinta-feira.

O formato virtual do evento confere um tom estranho, em contraste com as últimas campanhas, quando uma multidão sinalizava unidade e entusiasmo. Na segunda-feira, o primeiro dos quatro dias de convenção no Wisnsconsin Center, a apresentação de duas horas com produção impecável foi transmitida nas redes sociais e canais de televisão. Porém, a maioria dos discursos foi gravado e os segundos de silêncio entre uma fala e outra marcaram um abismo em relação aos tradicionais aplausos.