Valor econômico, v. 21, n. 5069, 20/08/2020. Política, p. A14

 

Presidente confraterniza com Centrão

Raphael Di Cunto

 Marcelo Ribeiro

20/08/2020

 

 

Almoço reuniu ministros, parlamentares e apoiadores em uma confraternização para estreitar laços

O presidente Jair Bolsonaro reuniu ontem cerca de 30 ministros, parlamentares e apoiadores num almoço de confraternização para estreitar os laços entre o governo e os congressistas. O encontro, que desrespeitou as recomendações de isolamento social por causa da covid-19, ocorreu em meio a pandemia e o crescente número de mortes no Brasil.

O almoço foi organizado pelo deputado Fabio Ramalho (MDB-MG), aliado do presidente que costuma realizar banquetes com farta comida mineira para agradar políticos - tática que já o levou à vice-presidência da Câmara. Ele já vinha realizando encontros de grupos menores com Bolsonaro e afirmou que organizará outro almoço em 30 dias.

Bolsonaro também era esperado para um jantar na casa de Ramalho em homenagem ao deputado Vitor Hugo (PSL-GO), que na terça-feira deixou o cargo de líder do governo na Câmara. Os encontros, afirmou o emedebista, são para ampliar o diálogo com as bancadas. Foi a primeira vez que Bolsonaro reuniu os líderes dos principais partidos que compõe desde abril a base aliada do governo na Câmara.

No almoço, o tom foi descontraído, sem discussão de projetos, segundo os presentes. Bolsonaro não discursou e apenas posou para fotos com os parlamentares, depois divulgadas nas redes sociais deles. O clima era de empolgação com as recentes pesquisas mostrando a popularidade do presidente em alta.

“O governo está decolando. Nas cidades de grande porte só vamos saber com mais precisão em 60 dias, mas nas de pequeno e médio porte ele vai ser o principal cabo eleitoral destas eleições”, afirmou o deputado João Carlos Bacelar (PL-BA). “Existe uma melhora no clima político, nas ações do governo, na comunicação. Todos estão muito confiantes”, comentou o deputado Laércio Oliveira (PP-SE).

Um dos presentes mostrou a ministros a foto do outdoor colocado numa cidade que fez referência ao diagnóstico de covid-19 do presidente há algumas semanas e atestava: “Bolsonaro testou positivo para a reeleição”.

Segundo o novo líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), o almoço não teve pauta definida. “Foi bom que consegui despachar com vários ministros de uma vez. Resolvi muita coisa, se tivesse que ir em cada ministério demoraria bem mais”, disse.

Entre os ministros presentes estavam Luiz Eduardo Ramos (Governo), Braga Netto (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações), Tereza Cristina (Agricultura), Augusto Heleno (GSI) e Tarcísio Freitas (Infraestrutura). Já os deputados e senadores eram de partidos como PP, PL, PSD, PTB, MDB, PSL e DEM - o presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), que no dia anterior estava afastado por covid-19, disse que se recuperou e foi ao encontro. O ator Thiago Gagliasso, apoiador do presidente, participou acompanhado do deputado Carlos Jordy (PSL-RJ) e dos filhos de Bolsonaro.