O globo, n. 31777, 07/08/2020. Economia, p. 16

 

“Vocês desmataram suas florestas”, diz Guedes a americanos

Manoel Ventura

07/08/2020

 

 

Ao rebater críticas a politica ambiental brasileira, ministro disse ainda que EUA “mataram seus índios, não miscigenaram'

 Em evento on-line, com plateia americana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, subiu o tom ontem ao rebater críticas feitas ao Brasil por causa do desmatamento na Amazônia e de outras questões ambientais. O assunto veio à tona durante o Aspen Security Forum, organizado pelo Aspen Institute, um centro de estudos de Washington fundado em 1949.

—Entendemos a preocupação de vocês (americanos), porque vocês desmataram suas florestas. Vocês querem nos poupar de desmatara floresta, como vocês desmataram as suas. Sabemos que vocês tiveram guerras civis, também tiveram escravidão, e só pedimos a vocês que sejam amáveis como somos amáveis. Vocês mataram seus índios, não miscigenaram — afirmou Guedes, falando em inglês.

O ministro afirmou ainda que os militares brasileiros não são “como o general Custer, que matou os índios”:

— Os nossos militares são pessoas gentis.

George Armstrong Custer foi um oficial do Exército dos Estados Unidos, que, no século XIX, liderou tropas em guerras contra indígenas para a conquista de terras.

Guedes argumentou que o país é soberano, ao dizer que a Amazônia é um assunto que diz respeito ao Brasil:

— Nós estamos no acordo de Paris, temos crédito de carbono. Vamos taxar o carbono no Brasil, vamos preservar nossas florestas. Não precisamos ir à Amazônia para produzir bens agrícolas. Isso não vai acontecer.

O evento reuniu autoridades dos Estados Unidos, empresários, diplomatas e representantes de organismos multilaterais. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, foi um dos palestrantes.

O Brasil vem sendo pressionado por investidores internacionais e nacionais, e por grandes empresas, a tocar uma agenda ambiental e enfrentar o desmatamento na Amazônia. A demanda também vem de movimentos sociais e de consumidores, cada vez mais conscientes da questão ambiental.