Correio braziliense, n. 20912, 25/08/2020. Mundo, p. 10

 

Violência racial da polícia reacende ira

25/08/2020

 

 

Sete tiros disparados por um policial contra as costas de Jacob Blake, um homem negro de 29 anos, reacenderam os protestos contra o racismo e a violência policial. A tentativa de assassinato ocorreu na presença dos três filhos pequenos da vítima, que presenciaram tudo. Autoridades da cidade de Kenosha, no estado de Wisconsin, declararam estado de emergência e impuseram toque de recolher, depois de uma madrugada de vandalismo, com carros e lojas queimados. Dois policiais foram suspensos e uma investigação foi aberta. Blake passou por uma cirurgia de emergência e foi hospitalizado em uma unidade de terapia intensiva na cidade de Milwaukee, cerca de 40km ao norte de onde ocorreram os fatos na tarde de domingo.

O incidente, ocorrido três meses depois de o afro-americano George Floyd ser sufocado por um policial branco em Minneapolis, no estado vizinho de Minnesota, foi fortemente condenado pelo candidato democrata à presidência Joe Biden. “Ontem (domingo), Jacob Blake foi baleado sete vezes nas costas pela polícia. Seus filhos assistiram, no carro. E esta manhã, a nação acorda mais uma vez com dor e indignação por outro americano negro vítima da força excessiva. Precisamos de uma investigação completa e transparente”, cobrou, ao publicar no Twitter a palavra “Basta” sobre um fundo de cor escura. O Departamento de Justiça de Wisconsin informou que sua divisão de investigação criminal apurava o caso.

Um vídeo do incidente gravado com um celular mostra que o homem negro é seguido por dois policiais armados enquanto se dirige a um veículo cinza. Quando ele abre a porta e tenta sentar no banco do motorista, um dos policiais o agarra pela camisa e atira várias vezes em suas costas. As autoridades não informaram se o outro policial também atirou.

Ben Crump, advogado dos direitos civis que representa a família de Floyd e assumiu a defesa de Blake, disse que os três filhos da vítima estavam no carro e que o homem apenas tentava “acalmar” um incidente doméstico. “Quando ele foi ver como seus filhos estavam, a polícia atirou nele várias vezes nas costas à queima-roupa”, disse, em comunicado. “Eles ficarão traumatizados para sempre. Não podemos permitir que os policiais violem seu dever de nos proteger. Nossos filhos merecem coisa melhor!”, tuitou mais cedo.

A polícia informou que os disparos foram registrados durante o atendimento de um incidente doméstico por volta das 17h11 (locais) de domingo. O governador de Wisconsin, o democrata Tony Evers, instou o Legislativo estadual, controlado pelos republicanos, a debater um pacote de projetos de lei relacionado à polícia que apresentou no começo deste ano. “Devemos começar a longa, mas importante, jornada para garantir que nosso Estado e nosso país comecem a cumprir nossas promessas de igualdade e justiça”, afirmou, em uma mensagem de vídeo.

A poderosa American Civil Liberties Union (ACLU) denunciou o que ocorreu a Blake como “mais um ato nojento de brutalidade policial”. “O fato de que uma violência policial como essa — os assassinatos de Breonna Taylor, George Floyd, Eric Garner e muitos outros — tenha se tornado algo comum mostra que a própria instituição policial americana está podre em sua essência”, observou a entidade.